Novidades
Mente quieta, espinha ereta e coração tranqüilo

A meditação é uma técnica utilizada milenarmente pelos orientais na manutenção da saúde do corpo e do espírito, mas apenas na década de 60 se tornou popular na América e Europa. Nos últimos anos, a técnica conquistou os médicos do ocidente, que passaram a recomendar a meditação aos seus pacientes como um complemento ao tratamento de suas doenças.

Pesquisas científicas provaram os múltiplos benefícios de meditar: relaxa a musculatura; diminui os ritmos cardíaco e respiratório; reduz a pressão arterial; fortalece o sistema imunológico; estimula a postura positiva diante de doenças, atenuando os sintomas; aumenta o poder de concentração, a criatividade e a auto-estima. Além disso, fortalece a força de vontade na busca da cura.

De acordo com a medicina oriental Ayurveda, a mais antiga do mundo, a causa principal de toda e qualquer doença é o acúmulo de toxinas causado pelo estresse do dia-a-dia. “O estresse causado pelos problemas do dia-a-dia ou pela própria doença aumenta a adrenalina e cortisol no organismo. O estresse é capaz de aumentar o efeito inflamatório das doenças e diminuir o efeito das drogas usadas durante o tratamento”, explica a fundadora do Centro Integrado de Yôga, Meditação e Ayurveda (CIYMA), Márcia de Lucca.

Os seguidores dessa medicina acreditam que a respiração tem uma importante função no combate ao estresse, na revitalização do organismo, no controle emocional e conseqüentemente na prevenção de doenças. “A respiração é uma ferramenta poderosa para eliminar essas toxinas”, explica de Lucca. “Respirar calma e regularmente ajuda a controlar a mente e as emoções. Proporciona tranqüilidade ao paciente e beneficia o processo de cura”.

Para a medicina Ayurveda, a respiração é o grande elo entre o consciente e o inconsciente. “A respiração começa na base do diafragma, em cada lado do corpo, refletindo diretamente no músculo do pescoço, rosto, olhos, ouvidos, nariz, língua e pele, diminuindo assim a tensão do cérebro. A respiração coordena os sentidos e a mente, proporcionando melhor qualidade de vida. Além disso, equilibra o sistema endócrino, emocional, gera entusiasmo e alegria”, explica de Lucca.

A presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui, Silvana Occhialini, acredita que a solução de uma boa saúde passa pelo fortalecimento da energia vital que há em cada ser humano por meio da meditação. “Aconselho as pessoas a meditarem para equilibrar o corpo, a mente e o espírito”, explica Occhialini. Ela cita o livro “Medicina Espiritual”, do cardiologista Herbert Benson, da Universidade de Harvard, um dos maiores pesquisadores do assunto: “Benson afirma que 60% das suas consultas poderiam ser evitadas se as pessoas usassem a técnica da meditação”.

A prática regular da meditação auxilia na liberação das emoções acumuladas, guardadas no inconsciente. “As emoções podem gerar bloqueios que contribuem para o desenvolvimento de doenças. Liberar emoções significa também prevenção contra essas doenças”, explica Occhiliani.

Para a consultora, esse pensamento pode ser empregado para beneficiar o processo de cura doenças simples ou complexas. No caso de pacientes com câncer, por exemplo, uma doença bastante complexa, a meditação pode ajudar o paciente a concentrar sua força de vontade em suas necessidades e no objetivo de se recuperar.

O tema “Meditação e Respiração: Contribuindo para o Equilíbrio Físico e Mental” será abordado em palestra para pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e mielodisplasia no Encontro ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), no dia 23 de junho, às 14 horas, na sede da associação (Rua Pamplona 518, 3º, Jardim Paulista – próximo metrô Trianon-Masp).

“O paciente não deve nunca deixar de fazer o tratamento médico. Nossa intenção é apresentar maneiras complementares em busca da cura. A pessoa que medita adquire auto-conhecimento e passa a ter mais controle sobre suas emoções, seu corpo e sua mente. Isso aumenta a capacidade de enfrentar a doença e o tratamento”, explica a presidente da ABRALE, Merula Stegall.

Meditar Passo a passo

O primeiro passo para meditar é fazer uma reflexão sobre os pensamentos e aliviar a mente de ódios, mágoas e ressentimentos. “O espaço da sua mente é precioso. O que você guarda nele, pensamentos positivos ou negativos?” questiona Márcia de Lucca, que acredita que a mente atrai a mesma energia e a mesma vibração que emana.

O segundo passo é ter a vontade para alterar os padrões mentais: “Acredite de verdade que você pode transformar a sua vida”, aconselha de Lucca. O terceiro passo é aliviar a mente e o coração: “Apenas confie. Libere seus medos e preocupações para que sua mente esteja limpinha para receber a mais pura energia do universo”, ensina a estudiosa.

De acordo com Silvia Occhiliani, existem diferentes formas de meditar: na respiração; na vela; ouvindo música suave; visualização guiada; permanecendo no vazio; mentalizando afirmações positivas; mergulhando no silêncio; meditações do Feng Shui; ou entoando um mantra. “A meditação mais adequada para determinada pessoa é aquela que a faz sentir-se bem”, explica a consultora.

Aprenda a meditar

Para meditar, permaneça em um lugar tranqüilo simplesmente acalmando as ondas mentais. Esvazie a mente. Se os seus pensamentos voltarem, simplesmente visualize que eles estão fluindo para fora da usa mente.

• Encontre um lugar calmo onde você não será incomodado.
• O ideal é meditar de 20 a 30 minutos, duas vezes ao dia.
• Comece fazendo sessões de cinco ou dez minutos. Aumente o tempo de meditação gradativamente.
• Você pode usar incensos e velas (aromaterapia: sândalo, olibano, jasmim, lavanda) ou florais
• Não se preocupe se você não está fazendo certo.
• Mantenha a sua coluna ereta para que o fluxo de energia percorra com facilidade por toda sua coluna e seu corpo.
• Descruze pernas e braços
• Permaneça em uma posição de abertura
• Use sua respiração
• Entoe o mantra: OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM, OM MA NI PAD ME HUM.


Encontro ABRALE 2006

Tema: Meditação e Respiração: Contribuindo para o Equilíbrio Físico e Mental

Palestrante: Vera Fernandes
Quando: 23 de junho de 2006
Local: Rua Pamplona, 518 (metrô Trianon-Masp) - 3º andar - auditório
Inscrições: gratuitas pelo tel.: 0800-773-9973 ou abrale@abrale.org.br
Site: www.abrale.org.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas