Novidades
O novo avanço das próteses e órteses

11/02/2016

Tecnologia 3D está sendo desenvolvida

As pessoas mutiladas que perderam algum membro, órgão ou parte dele, podem obter um instrumento artificial para substituir a parte do corpo. Esse instrumento é conhecido como prótese. Segundo cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, a primeira prótese encontrada foi no corpo de uma mulher egípcia de 2400 anos, que teve seu dedão do pé direito amputado. Assim, foi produzido uma prótese de madeira e couro, encontrada junto ao seu corpo.

Com o avanço tecnológico cada vez maior, esses dispositivos ganham novas maneiras de serem construídos e utilizados. A 3D Protos, empresa de Porto Alegre, por exemplo, vem desenvolvendo testes em relação a impressão de próteses 3D que visam atender os pacientes que sofreram algum tipo de amputação em suas vidas. “Estamos pesquisando e testando as próteses e agora também as órteses. Temos quatro pacientes usando e vamos produzir mais umas três ou quatro nas próximas semanas. Assim, vamos ficar monitorando esses pacientes para ver como que será o uso desses produtos”, afirma Fernando Flores, diretor da 3D.

A órtese se difere da prótese por ser um aparelho externo de auxílio na função da parte do corpo. Já a prótese é o dispositivo de substituição ao membro do corpo perdido. Assim, os projetos desenvolvidos pela 3D precisam de estudos completos que exigem grande atenção nas diversas etapas. “Notamos que tínhamos um grande potencial na mão: um material adequado e diferente que poderia ser utilizado para esse fim, um método de produção que permite fazer produtos mais baratos e conhecimento técnico para desenvolver esses produtos. Então a gente conta com pessoas da área da saúde que sabem quais são os melhores formatos e maneiras de produzir e conceber os produtos”, conta Fernando, que também valoriza as pesquisas à respeito de interface, posicionamento e a modelagem 3D elaboradas, tendo em vista suprir a necessidade específica de cada paciente.

Mas as próteses nem sempre foram confortáveis. Pelo contrário, ao longo da história, muitos sofreram até mesmo com feridas causadas pela ferramenta. Por isso, o desenvolvimento da área é importante para que não existam abandonos. “Observamos que existe essa lacuna aberta para esse serviço, pois o índice de abandono das próteses pode chegar a até 70%, como nos casos de tratamento para membros superiores. Assim, com esse projeto em desenvolvimento, pretendemos criar próteses impressas em três dimensões realmente ajustados ao paciente, para que eles se adaptem da melhor maneira possível e não abandonem as próteses, episódio recorrente em muitos casos”, explica Flores.

Assim, a 3D Protos pretende lançar sua linha de produtos aos poucos a partir de março, depois do encerramento da fase de testes. “Tivemos o cuidado de examinar cada passo para ver se temos o potencial que imaginamos. Assim, testamos e vamos certificar os produtos antes de lança-los”, conclui.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas