Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

16/05/2016
10 motivos para cuidar de seus pés

Cuidar dos pés é algo que vai muito além do simples cortar unhas, lixar e passar esmalte. Além de bonitos, os pés precisam estar saudáveis para evitar doenças, bactérias e até mesmo calos. O uso excessivo de sapatos fechados e saltos altos podem trazer alguns problemas como frieiras, calosidade e rachaduras. Por isso, cuidar dos pés com um profissional pode trazer benefícios para eles e para a vida.



Segundo a podóloga do salão Monde K, Cleide Trindade, quando bem cuidados os pés ficam macios e apresentam sinais de saudáveis. “Além de evitar doenças decorrentes do dia a dia, a podologia relaxa e trás benefícios até para a autoestima”, comenta Cleide. Abaixo, a profissional do Monde K indica 10 motivos para você cuidar de seus pés:

1 – Corte correto das unhas: o corte correto é fundamental e merece cuidado. “O ideal é deixar as unhas em formato quadrado, assim evitamos que ela corte os cantos dos dedos e encrave”, explica a profissional do salão Mondek

2 – Cuidar das fissuras dos calcanhares: elas devem ser desbastadas e lixadas para evitar dor ou até mesmo sangramento.

3 – Cuidado com micose de unhas: as unhas merecem atenção especial, pois podem acumular bactérias e gerar micose. ”As micoses podem ser tratadas com limpeza e medicamentos apropriados para que não se proliferem e se espalhem paras as outras unhas”, comenta Cleide.

4 - Evitar fungos entre os dedos: a podóloga dá como dica secar bem os pés diariamente após o banho, para evitar fungos causadores de mau cheiro e odor.

5 – Evitar calos e calosidades: os calos devem ser desbastados e lixados, pois, além de causar dor, podem interferir no caminhar.

6 – Cuidar de unhas encravadas para evitar infecções: unhas encravadas podem infeccionar, trazendo muito incomodo e dor forte. “Elas devem ser cortadas e tratadas para evitar uma piora do quadro e demais complicações”, orienta Cleide.

7 - Prevenção, recuperação e reabilitações dos problemas dos pés: elas são necessárias para manter os pés saudáveis e livres de desconforto. Certifique-se de procurar o profissional mais apropriado com frequência de acordo com o seu problema para manter uma vigilância dos pés.

8 – Ativar a circulação: massagens como a reflexologia, massagem que utiliza pressão em determinados pontos dos pés, e outras são sempre indicadas para estimular pontos que trazem conforto e tranquilidade.

9 – Relaxar: com os cuidados corretos e atenção, cuidar dos pés pode ser uma atividade relaxante e agradável que não pode ficar de fora das atividades diárias.

10 – Melhora da autoestima: pés bem cuidados, bonitos e saudáveis podem melhorar a autoestima e o bem estar.







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas