Beleza
Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes

26/09/2016

Dra. Edith Horibe explica que existem vários tratamentos estéticos para minimizar as estrias, mas o ideal é fazer o quanto antes a prevenção

Não é só a celulite a inimiga das mulheres, as estrias incomodam bastante e atingem também os homens. Em mulheres é mais comum aparecer nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e seios. Nos homens, nos ombros, braços e costas.

O estiramento excessivo da pele que causa o rompimento das fibras de colágeno, geralmente acontece por conta do ganho de peso, alimentação com excesso de açúcar, sal e gordura saturada, fase de crescimento, predisposição genética, gravidez, aumento da massa muscular e uso de hormônios. As peles claras são menos resistentes e por isso são mais propensas dos que as negras.

As estrias vermelhas ou arroxeadas são as adquiridas recentes, mais fáceis de tratar, porque o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local, tanto que se tratadas logo após o seu surgimento podem desaparecer completamente.

Já as brancas são antigas e mais difíceis de tratar, ao toque são percebidas como depressões lineares, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até ficarem esbranquiçadas e profundas, mas dá para amenizá-las e melhorar bem o aspecto e dependendo do caso, podem ficar imperceptíveis.

Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Cosmiatria e Envelhecimento bem-sucedido, quando os tratamentos estéticos são realizados na fase inicial, o resultado é mais gratificante. “As estrias são rompimentos de fibras elásticas e de colágeno da derme, a camada mais profunda da pele e aparecem principalmente devido a uma alimentação pobre em nutrientes que ajudam a produzir os aminoácidos do colágeno, além do zinco e da vitamina C”, afirma.

Os adolescentes também sofrem com as estrias devido ao crescimento rápido ou pelo aumento demasiado do peso. Nas meninas, a partir dos 10 anos de idade, por causa do aumento das mamas e áreas laterais das coxas e bumbum, nos meninos, a partir dos 14 anos, as estrias estão geralmente relacionadas ao crescimento dorsal e lombar.

Por isso, é bom apostar nos tratamentos estéticos logo que as estrias surgem, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, pois a maioria dos procedimentos não pode ser realizada em peles bronzeadas e a área tratada não deve ser exposta ao sol.

Entre os cuidados estão o controle de peso e a hidratação diária da pele com cremes à base de ureia, óleo de semente de uva e vitamina E. Para a Dra. Edith Horibe, o tratamento mais eficaz para atenuar as estrias é a Dermoabrasão Superficial, um procedimento não invasivo, com o objetivo de remover a camada mais superficial da pele, ocasionando uma abrasão que estimula a produção de colágeno e elastina.

“Na fase inicial da estria, que é aquela avermelhada, o tratamento tem resultados mais positivos, há também a fase tardia onde a estria tem aparência esbranquiçada ou da tonalidade da pele, nessa fase o processo é mais demorado, mas também pode ser bastante satisfatório, em razão da técnica utilizada”, afirma a cirurgiã.

Durante o tratamento nas áreas tratadas, o estímulo no crescimento de uma pele mais saudável e com tônus é constante, deste modo, as estrias, as rugas e as cicatrizes moderadas têm sua visibilidade consideravelmente diminuídas. “São indicadas várias aplicações para um tratamento efetivo, geralmente de cinco a doze sessões. Claro, que depende muito da avaliação do paciente, por isso é importante uma consulta prévia”, ressalta a médica.

A Dermoabrasão Superficial também é ideal para tratamentos de cicatrizes superficiais, fotoenvelhecimento e rugas finas. A Dra. Edith Horibe esclarece que em nenhuma das etapas desse processo é necessário interferir na rotina do paciente, mantendo as suas atividades normais.

Outro método de tratamento estético indicado pela Dra Edith Horibe para as incômodas estrias é o Laser Fracionado de CO2, que provoca microfuros na pele para estimular a produção de colágeno que preenche as fibras rompidas. É necessário aplicar um anestésico de uso tópico antes da aplicação, e é normal que a região fique vermelha e a pele mais elevada. Esse sintoma desaparece em até três dias. O número de aplicações depende da extensão da área tratada e deve ser realizada uma vez ao mês, para que haja a recuperação da pele.

A Radiofrequência também é ideal para reorganizar as células de fibras elásticas e de colágeno. A pele fica lisa, firme sem flacidez, com melhoras já na primeira sessão.

Além dos tratamentos estéticos é necessário praticar exercícios físicos adequados, ter uma dieta equilibrada e cuidar da hidratação da pele, para que as estrias não voltem.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas