Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/05/2016
Nutricionista indica alimentos energéticos

A nutricionista clínica Sibele C. Pereira, cita dez alimentos que devem estar no cardápio para manter a disposição por mais tempo.
-Cereais integrais: Por serem fontes de carboidratos, fornecem o combustível ideal para garantir a energia necessária.



-Açaí: É um alimento altamente energético, cheio de vitaminas e minerais. Mas atenção, prefira a combinação do açaí com frutas, descarte leite condensado e açúcares.

-Frutas secas: São obtidas através de um processamento que reduz o teor de água, mas mantém seus nutrientes. Dessa forma, por serem facilmente transportadas, tornam-se excelentes opções para os lanches intermediários, fornecendo diversas vitaminas e minerais, além de energia prolongada. Porém, devem ser ingeridas com moderação, pois são mais calóricas que as frutas in natura, uma vez que seu teor de água é reduzido.

-Frutas Alaranjadas: Para quem ainda quer garantir um belo bronzeado, vale a pena ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como manga, laranja, mexerica, melão, etc. Esta substância é precursora da vitamina A e contribui beneficamente para um bronzeado mais bonito, além de agir como antioxidante.

-Crucíferas: São alimentos como brócolis, couve, couve-flor e repolho. Estes alimentos atuam na desintoxicação do fígado, sendo boa pedida contra a ressaca. Crucíferas são alimentos como brócolis, couve, couve-flor e repolho. Estes alimentos atuam na desintoxicação do fígado, sendo boa pedida contra a ressaca.



-Temperos Naturais: Não somente no carnaval, mas sempre! Use e abuse de temperos naturais, pois além de aromatizarem as preparações, são ricos em substâncias antioxidantes. Ótima opção para substituir temperos industrializados que levam à retenção de líquidos.

-Iogurtes: São ótimas fontes de proteína e contribuem para melhorar ou manter a imunidade intestinal, evitando assim a proliferação de bactérias maléficas ao organismo bem como melhorando o trânsito intestinal. Prefira sempre as opções desnatadas ou semidesnatadas e sem adição de açúcar.

-Melancia: A melancia é uma das frutas que contém maior percentual de água e, por isso, é uma ótima opção para manter o corpo hidratado. Além disso, é rica em licopeno, um carotenoide que age como antioxidante, combatendo assim os radicais livres gerados pela ingestão de bebidas alcoólicas ou devido à alimentação inadequada.

-Água de Coco: uma das melhores opções para hidratar-se além da água mineral, é a água de coco que também contém carboidratos de absorção mais rápida, ideal para quem precisa repor as energias. Porém dentre qualquer bebida, a água mineral ainda é a melhor opção de todas.

-Oleaginosas: Castanhas, nozes e amêndoas são boas fontes de gorduras insaturadas, benéficas ao sistema cardiovascular, além de serem ricas em diversos minerais como selênio, potássio, magnésio etc. Podem ser ingeridas entre as refeições juntamente a frutas ou iogurtes, contribuindo para prolongar a saciedade, evitando assim que você “belisque” diversos alimentos durante todo o dia.

Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente


4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas