Novidades
5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

26/09/2016

Falar sobre hemorroidas ainda parece um tabu. As pessoas se sentem desconfortáveis, têm vergonha e acabam omitindo o assunto e postergando a procura pela resolução do problema. Mas, antes de qualquer coisa é preciso esclarecer: hemorroidas todas as pessoas nascem com elas, fazem parte da anatomia do ser humano; são vasos que irrigam a região do reto e ânus. Já doença hemorroidária trata-se das veias dilatadas, inchadas que causam ocorrências.

O principais sintomas da doença hemorroidária são prolapso das veias e sangramento, especialmente durante a evacuação. Mas, quais são as principais causas da doença? De acordo com o proctologista Marcos Hyppolito, doença hemorroidária surge quando as veias que ficam dentro do ânus ou do reto se dilatam, provocando prolapso ou saída das hemorroidas para fora do ânus, sangramento, coceira ou prurido, saída de muco e dor. “A principal causa é a hereditariedade ou predisposição familiar ou genética. Pacientes obesos, constipados ou prisão de ventre e gravidas têm maior incidência devido a um aumento da pressão abdominal. Quem tem problemas de constipação, o frequente ato de fazer força demasiada para conseguir ir ao banheiro associado a hereditariedade acaba provocando o surgimento da doença hemorroidária”, elucida o especialista.

O proctologista explica que as hemorroidas podem ser internas ou externas. As primeiras localizam-se no interior do reto e apresentam sintomas quando dilatadas como sangramento e prolapso, enquanto que as externas ficam ao redor do ânus, por isso são mais visíveis e tem aspecto de varizes de coloração escura quando trombosadas devido a conter sangue coagulado em seu interior.

Hyppolito esclarece ainda que a falta de diálogo sobre o assunto acaba por provocar diversos equívocos. “Isso ocorre porque existem práticas e hábitos alimentares que podem agravar o quadro da doença hemorroidária já existente, porém não são capazes de, por si só, desenvolverem o problema. De modo geral, é possível dizer que, a ingestão de condimentos não é capaz de causar o problema. No entanto, em pessoas que já desenvolveram a doença, o fator pode ser agravante.”, diz. Para tentar trazer luz para o tema, o médico elenca alguns fatores que devem ser levados em consideração:

Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o surgimento da doença hemorroidária?
Segundo o especialista, o ato em si não causa o problema. No entanto, o hábito é comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre e ao ficarem muito tempo em uma mesma posição fazendo força para evacuar, acabam aumentando a pressão sobre as veias hemorroidárias. “Se a pessoa tiver bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nesta posição. O problema é imprimir força excessiva durante tempo prolongado", afirma.


Sexo anal pode provocar o surgimento do problema?
Não há estudos que apontam que a prática seja fator desencadeante da doença. o que acontece, de acordo com o proctologista, é que a penetração pode causar microtraumas e fissuras na região, porém isto não significa que seja o fator causador da doença. "por isso é importante usar preservativo – não apenas para prevenção e transmissão de doenças – e tomar os devidos cuidados durante o sexo anal”. Atenção com lubrificantes anestésicos, eles podem diminuir a sensibilidade local e a pessoa acaba não percebendo traumas durante o ato sexual.


Tomar pouca água e dietas pobres em fibras
Pessoas que ingerem pouca água diariamente ou possuem dieta pobre em fibras tendem a apresentar com mais facilidade o problema, pois terão maiores dificuldades na confecção do bolo fecal e posterior evacuação. Por isso, adotar dieta equilibrada e rica em fibras associada à ingestão de água com frequência é a primeira dica para evitar o problema.


Exercícios físicos
Alguns tipos de atividades podem sim agravar o problema. Exemplos são andar de bicicleta ou a cavalo e exercícios intensos de levantamento de peso. “Isto ocorre porque essas ações exercem compressão sobre a região promovendo aumento da pressão nas veias da região anal”, informa Hyppolito.


Doença hemorroidária causa câncer?
Uma doença hemorroidária nunca irá evoluir para um câncer, explica o médico, porém, ele alerta que o sangramento, uma das consequências da doença, é um sintoma similar ao encontrado nos casos de câncer do reto e ânus. Por isso, é importante ir atrás do diagnóstico correto, procurando atendimento médico especializado.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas