Novidades
Agüenta coração! Ou os riscos cardíacos da Copa

A Copa do Mundo está aí e os cardiologistas lançam um alerta para os perigos deste período de desenfreada paixão nacional e de superestresse que submete os corações a pressões por vezes insuportáveis. De há muito a literatura cardiológica documenta fatores desencadeadores de eventos cardiovasculares graves como infarto, morte súbita ou arritmias, devido exatamente a uma ativação maior do sistema nervoso simpático.

A cardiologista Cláudia Montenegro Madeira, do Vita Check-up Center (Barra da Tijuca) cita como exemplo concreto o aumento de 25% na incidência de infarto agudo do miocárdio. relacionado ao jogo entre a Inglaterra e Argentina na Copa de 98, decidido em pênaltis, com eliminação da Inglaterra:

- Daí a associação entre partidas de futebol e maior incidência de eventos cardiovasculares, fazendo-se necessário medidas de prevenção, principalmente em pessoas portadoras de maiores fatores de risco, como hipertensão, tabagismo, colesterol alto e outros. Com isso detectamos os indivíduos com maior susceptibilidade para podermos adotar medidas preventivas e de tratamento – adianta a cardiologista.

Segundo Cláudia, um simples exame de sangue pode identificar níveis alterados de glicemia, colesterol e frações elevadas, enquanto os testes ergométricos e de reatividade cardiovascular ao stress sensorial podem detectar fatores de risco para serem corrigidos.

- Portanto – conclui a cardiologista - não perca tempo. Até a Copa do Mundo, agora em junho você pode se prevenir e fazer seu coração agüentar.

Veja mais sobre o assunto na matéria "Inimigos do Coração"




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas