Colunistas

Dra. Rosana Farah
Nutrição
Artigos | Currículo   

Como combinar os alimentos?

A combinação dos alimentos faz parte da ciência da nutrição e, portanto e algo novo em prol da saúde. Atualmente já se sabe que alguns micronutrientes interagem com os demais, facilitando ou impedindo a absorção dos mesmos, sendo isso denominado biodisponibilidade de nutrientes. As diversas interações entre eles tem sido um dos temas mais atuais nas áreas de nutrição para avaliação das dietas.

É importante destacar que cada individuo tem a sua individualidade bioquímica, ou seja, uma necessidade especifica de alguns nutrientes. Esta necessidade e determinada por fatores como idade, sexo, atividade física, doenças, etc. Por outro lado, a eficiência na absorção dos nutrientes pelo organismo depende do estágio de vida do indivíduo, na fase de lactação e crescimento ha um aumento nas necessidades . Uma das combinações mais úteis a saúde e fáceis de ser incorporada no nosso cardápio do dia a dia e o caso do arroz e feijão, que na proporção de 2 porções de arroz para 2 porções de feijão, se transforma em uma proteína de origem vegetal de boa qualidade, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). Eles se completam de forma plena, porque os aminoácidos que faltam no feijão (metionina), são encontrados no arroz, e os que são pobres no arroz como a (lisina), tão encontrados em abundância no feijão. Da mesma forma temos que tomar cuidado com alguns alimentos ou bebidas que interferem na absorção de nutrientes como por exemplo:

Chá e café : devido ao alto alto teor de taninos que diminuem a absorção do ferro não heme , e por este motivo não devem ser ingeridos juntamente perto das refeições.

Refrigerantes : deve-se evitar o consumo elevado destas bebidas, pois agem “roubando” cálcio do nosso organismo.

Sucos de frutas ricas em vitamina C (frescas): ingeridos junto às refeições principais favorece a absorção de ferro não heme contido nas leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas, sojas, ervilhas secas ) e nas verduras escuras (rúcula, couve e agrião)

Dicas para aproveitar melhor os nutrientes do seu cardápio :

- Devemos preferir os temperos frescos aos industrializados, a fim de evitar a ingestão de vários produtos químicos desnecessários ao nosso organismo

- Os alimentos industrializados devem fazer parte da nossa alimentação somente em ocasiões especiais, não devem ser regra. Isso porque geralmente alem de uma serie de aditivos químicos, são muito mais calóricos e apresentam um elevado teor de sódio.

- Algumas combinações de alimentos que devem ser evitadas no nosso dia a dia :

a. Cereais integrais com leite (o fitato presente no trigo pode tornar o cálcio menos biodisponível, além de outros minerais como ferro e zinco)

b. Bife a cavalo (gema de ovo tem fosvitina que pode diminuir a absorção do ferro na carne)

c. Hamburguer com queijo (o cálcio do queijo interfere na absorção do ferro da carne)

d. Ricota com espinafre ou molho branco com espinafre (os fitatos do espinafre interferem na absorção do cálcio do leite e derivados)








Veja todos os artigos
Gengibre traz boa saúde!
Afinal, vocês sabem o que é ração humana?
Aprenda a comer fora com qualidade e sem engordar!
Gordura não é sinal de saúde!
Reduza o sal da sua dieta: seu coração agradece
Como combinar os alimentos?
Como cuidar da sua saúde bucal por meio da alimentação
Sucos de frutas naturais x Dietas de emagrecimento
O ciclo da dieta
Porque os suplementos não substituem as frutas e hortaliças?
Alimentos Funcionais
Manteiga ou margarina: você realmente sabe qual a melhor opção?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas