Colunistas

Dra. Rosana Farah
Nutrição
Artigos | Currículo   

Reduza o sal da sua dieta: seu coração agradece

Como todos sabem, o excesso de sal na dieta aumenta a pressão arterial, enquanto que reduzir a ingestão do sal a diminui. Porém, existem vários fatores que podem influenciar na sua pressão, como por exemplo: o quanto de sal você ingere, como anda funcionamento dos seus rins, sua raça e tipo genético, o clima em que vive e inúmeros outros fatores conhecidos e desconhecidos.



Assim não há como prever exatamente o quanto você deve reduzir o sal, mas uma coisa é certa: independentemente de quanto sal você esteja consumindo, tente sempre que possível ingerir um pouco a menos. Observe constantemente a sua pressão arterial e além de diminuir a ingestão de sódio, procure adotar práticas alimentares saudáveis, como por exemplo, iniciar alguma prática de atividade física.

Às vezes parece muito difícil pensar em retirar o sal da dieta, mas vou lhes dar uma boa noticia : o paladar após um curto espaço de tempo se adapta , desta forma as mudanças quando realizadas de maneira gradual no conteúdo de sal da dieta tem maior probabilidade de sucesso. Embora o sabor salgado seja um dos 4 sabores básicos (salgado, azedo, amargo, doce, etc), se você reduzir aos poucos a sua ingestão de sal, a principio o alimento poderá parecer sem graça, mas após uma ou 2 semanas tenderá a ter um sabor mais agradável. Daí, você começara a perceber quando for almoçar e/ou jantar fora, que talvez o seu prato favorito esteja salgado demais, e a partir de então começará a preferir alimentos onde os sabores naturais são mais evidentes.

Um dos fatores que também pode contribuir muito para a diminuição da pressão é o controle de peso. Para indivíduos que estão acima do peso, uma perda de 5% trará muitos benefícios (mesmo se o seu peso da juventude estiver ainda muito longe de ser atingido!)

Exagerar no sal, não traz nenhum beneficio a saúde. O limite maximo para a população em geral é de 6 g/dia, mas no caso dos hipertensos essa quantidade deve ser reduzida pela metade. Você não precisa calcular a quantidade de sódio de todos os alimentos, mas é importante que você conheça as principais fontes de sal para poder modificá-las ou reduzi-las, já que há muito sal escondido nos alimentos processados e industrializados.

As frutas e hortaliças são uma fonte importante de potássio, o que ajuda a manter a pressão sob controle, por isso aumente o consumo diário, lembrando que o recomendado é de 3 a 5 porções/dia.

Por fim, o controle da pressão por meio da dieta e medicamentos é extremamente importante, assim é fundamental o acompanhamento regular com o seu médico e nutricionista.








Veja todos os artigos
Gengibre traz boa saúde!
Afinal, vocês sabem o que é ração humana?
Aprenda a comer fora com qualidade e sem engordar!
Gordura não é sinal de saúde!
Reduza o sal da sua dieta: seu coração agradece
Como combinar os alimentos?
Como cuidar da sua saúde bucal por meio da alimentação
Sucos de frutas naturais x Dietas de emagrecimento
O ciclo da dieta
Porque os suplementos não substituem as frutas e hortaliças?
Alimentos Funcionais
Manteiga ou margarina: você realmente sabe qual a melhor opção?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas