Colunistas

Dr. Antonio Otero Gil - CRM 60029
Urologia e Saúde
Artigos | Currículo   

Próstata

A próstata é a maior glândula sexual acessória do homem, sendo responsável pela produção de secreção prostática a qual compõe parte do esperma. Localiza-se abaixo da bexiga envolvendo a uretra membranosa e repousando sobre o diafragma urogenital anteriormente ao reto. No adulto jovem a próstata pesa aproximadamente 20 gramas, porém tem a tendência de crescer com o envelhecimento, podendo chegar a 200 gramas de massa ou mais.

Após os 40 anos de idade, o homem está mais exposto a doenças relacionadas com a próstata. Dessa forma a avaliação periódica é fundamental para a detecção precoce de várias patologias.

Quais os problemas que a próstata pode apresentar?

Hiperplasia: crescimento benigno da glândula que pode obstruir o fluxo normal de urina, causando sintomas de dificuldade miccional ou irritação vesical. Aproximadamente 80% dos homens após os 50 anos vai apresentar hiperplasia benigna da próstata (HBP), porém apenas 50% apresentará sintomas relacionados a esse crescimento e 20% dos homens será submetido a algum procedimento cirúrgico desobstrutivo até os 70 anos de idade.

Prostatite: infecção ou inflamação da próstata, causando sintomas urinários e podendo também estar associada a sintomas gerais como febre e mal-estar.

Câncer: crescimento desordenado da glândula com tecido degenerado, podendo apresentar metástases e levar o paciente a morte. No nosso meio cerca de 10% dos homens com mais de 50 anos de idade vai apresentar câncer de próstata. Nos EUA são diagnosticados 130 mil novos casos de câncer a cada ano, que vão causar 34 mil mortes.

Sintomas que a próstata pode apresentar:

Com o crescimento prostático o paciente pode apresentar sintomas urinários irritativos como: urgência miccional, necessidade de urinar a noite (noctúria), ardor miccional, incontinência urinária, ou em fase mais avançada sintomas obstrutivos como jato urinário fraco, hesitação miccional, sensação de não esvaziamento da bexiga e gotejamento terminal.

Após os 50 anos aproximadamente metade dos homens vai apresentar algum tipo de sintoma urinário relacionado à próstata.

Diagnóstico

O diagnóstico de enfermidades da próstata deve ser realizado pela história clínica e exame físico do paciente, que deve incluir a palpação do abdome para a verificação de bexigoma (bexiga com grande resíduo de urina), e dor ou aumento do volume dos rins. O toque retal também deve ser realizado, visando observar o tamanho, consistência, presença de nódulos ou irregularidades e dor.

Os exames laboratoriais incluem a urina Tipo I, urocultura e a dosagem sanguínea do antígeno prostático específico (PSA).

A combinação do exame retal da próstata com a dosagem do PSA é capaz de diagnosticar o câncer em 97% dos casos, indicando com bastante acurácia os pacientes que devam realizar biópsia da próstata para confirmação do diagnóstico.

Tratamento

O tratamento das enfermidades da próstata vai depender dos sintomas e complicações que o paciente apresenta em decorrência do quadro.

Podemos dividir os tratamentos em clínicos (quando são utilizados alguns dos vários medicamentos capazes de aliviar os sintomas), ou cirúrgicos.

O tratamento cirúrgico pode ainda ser dividido em endoscópico ou cirurgia aberta.

Nos casos de câncer da próstata, a avaliação precisa da extensão da doença no momento do diagnóstico e também as condições clínicas do paciente, vão ajudar a determinar o melhor tratamento.


Dr. Antonio Otero Gil - Urologista - CRM 60029








Veja todos os artigos
Robótica
Infecção do trato urinário
Disfunção erétil: um problema que assombra os homens
Cálculos Urinários
Próstata

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas