27/03/2011
Entre o bem e o mal
Com tantas informações na mídia, muitas vezes ficamos confusos com as mesmas e acabamos fazendo atividades erroneamente e/ou exagerando. Logo abaixo, selecionamos algumas dicas importantes para você, sua saúde e seus exercícios. Fique atento (a):
1. As atividades físicas mais recomendadas para prevenir a osteoporose (enfraquecimento dos ossos) são as de impacto: corrida, ginástica aeróbica e hidroginástica. Natação e hidroginástica, apesar de serem ótimas para manter a forma, não oferecem o impacto necessário.
2. A celulite é causada pelos mais diferentes fatores, como hereditariedade (o que passa de pais para filhos), má alimentação e falta de atividade física. Para combatê-la, adote uma dieta recomendada por um profissional e faça exercícios como agachamento e elevação de perna.
3. Espere um pouco para começar os exercícios depois das refeições – seu corpo precisa de um tempo para fazer a digestão. Refeições leves levam aproximadamente uma hora para serem digeridas. As pesadas podem levar até três horas.
4. Cãimbras são resultado da falta de alguma substância no organismo – normalmente cálcio ou potássio. Logo, para evitar essas dores chatas, consuma bastante leite e seus derivados, que são ricos em cálcio, e banana e água de coco, que são ricas em potássio. Cientificamente ainda não foi nada comprovado.
5. Não caia no conto de que torradas emagrecem ou engordam menos do que pães frescos. O pão torrado só perde água, e a água não tem calorias. Assim, torradas e pão fresco têm o mesmo valor calórico. A diferença é que as torradas fermentam menos e por conseqüência possuem uma absorção mais rápida. Indicada para você comer quando tem pouco tempo (10 a 30 minutos) para comer e ir treinar por exemplo.
Dicas de Saúde
1. Se você pratica esportes como vôlei e futebol, que expõem a região dos joelhos, não esqueça de sempre usar uma boa joelheira. Assim você protege a patela e evita impactos que podem levar a rompimentos de ligamentos e tendões.
2. Não pise descalça em banheiros de academias ou de clubes. O chão úmido é propício para o aparecimento de microorganismos que causam micoses, descamações e frieiras. A dica de nossas mães vale inclusive para o momento do banho.
3. Está com problemas para dormir? Então faça uma caminhada ou uma corrida no final da tarde. De acordo com médicos da Universidade do Arizona (EUA), essas atividades trabalham o sistema cardio-respiratório, aumentam o consumo de oxigênio e proporcionam noites de sono agradáveis.
4. Tomar café moderadamente melhora a atenção. Além disso, diminui os riscos de depressão, protege o corpo de doenças no fígado e de alguns tipos de câncer.
5. Nunca se esqueça de repor os líquidos depois dos exercícios. A falta de líquidos no organismo pode levar à queda de pressão, taquicardia, enjôos e tontura. O ideal é beber pelo menos 500 ml de água depois de uma hora de atividades físicas.
6. Se sua luta é contra os pneuzinhos da cintura, não conte com os abdominais como aliados. Eles fortalecem os músculos que estão embaixo da gordura, mas não a eliminam. A barriga continua do mesmo tamanho, só que mais dura.
|