Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/03/2016
Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


Definição, emagrecimento, equilíbrio e condicionamento físico são apenas alguns dos benefícios propostos pelo treinamento em circuito.
Com o objetivo de manter a frequência cardíaca elevada e gerar um melhor desempenho, tanto muscular quanto sistêmico, o treinamento em circuito, consiste na realização de exercícios em sequência com o menor descanso possível entre eles.

César Ribeiro, preparador físico da ProAction Sports, marca de acessórios esportivos, elaborou um treino de 40 minutos, com nove exercícios, que trabalha o corpo inteiro e gasta em média, 300 a 450 calorias.


Intercalando atividades aeróbicas e de força muscular, os exercícios propostos devem ser feitos em três séries de 15 repetições cada um, levando em conta que cada série conta com nove exercícios.


Para o surgimento dos primeiros resultados é necessário um período de seis semanas de treinamento.

Aquecimento - Na esteira, o aluno deve, durante aproximadamente 3 minutos, fazer um TROTE (corrida mais lenta e leve, onde os pés ficam milésimos de segundos suspensos no ar). Velocidade: 7,5 Km/h.

Exercício 1 – Agachamento simples sobre o bosu
De pé sobre o bosu, com as pernas semiflexionadas e os braços estendidos para frente para dar equilíbrio, flexione bem os joelhos, sem deixar que ultrapassem a linha dos dedos dos pés. Empurre o quadril para trás. Retorne devagar à posição inicial. Este treino trabalha pernas e glúteo.




Exercício 2 – Agachamento unilateral com uso da fita de suspensão
Em pé, segurando a fita de suspensão com as duas mãos, apoie uma perna no solo e estenda a outra à frente. Flexione o joelho da perna apoiada, fazendo um agachamento, e volte à posição inicial. Repita o movimento com a outra perna. Quanto mais inclinado e suspenso estiver o corpo, maior será o esforço. Este treino trabalha pernas e glúteo.



Exercício 3 - Flexão no bosu ball

Coloque o bosu ball no chão, de forma que a meia bola fique voltada para baixo. Coloque-se em posição de flexão, com suas mãos nas laterais da bola. Mantenha o tronco e os glúteos firmes e encaixados. Baixe o corpo até que seu tórax quase toque a bola. Tome impulso e volte à posição inicial. Este treino trabalha peito.



Exercício 4 – Apoio frontal na fita de suspensão

De modo perpendicular ao solo, segurando com as duas mãos as alças da fita de suspensão, o aluno deve manter os braços em uma abertura maior que o ombro, em um movimento semelhante ao da flexão de solo. É importante que a lombar e o abdômen estejam estabilizados, já que este é um exercício de equilíbrio. Este treino trabalha peito.



Exercício 5 - Flexão fechada com o acessório apoio de flexão giratório

Com as mãos na mesma linha dos ombros e apoiadas sobre o acessório de flexão giratória, mantenha os ombros em flexão horizontal, cotovelos estendidos e punhos em flexão. Desça o movimento até uma flexão de cotovelo em 90º e retorne ao movimento inicial. Na flexão fechada, a ênfase fica na porção medial e posterior do deltoide e em maior grau no tríceps.



Exercício 6 - Remada com uso da fita de suspensão
Posicione-se de frente para as fitas com o corpo inclinado para trás, os braços estendidos e as costas retas. O apoio dos pés varia conforme a inclinação do corpo, podendo ficar apenas apoiado nos calcanhares. Puxe o peso do corpo para frente, com os braços, apertando bem as omoplatas e não mexendo as pernas. Quanto maior for a inclinação do corpo, maior a dificuldade do exercício. Este treino ajuda a trabalhar a zona da lombar e costas.



Exercício 7 - Extensão de serrátil com o auxílio do rolo de exercícios abdominal
De bruços e com os joelhos encostados no chão, apoie as mãos sobre o acessório e o deslize para frente e para trás. Mantenha o abdômen contraído, a lombar e o quadril encaixados. Este treino trabalha a lombar e o abdômen.




Exercício 8 – Flexão para bíceps com a fita de suspensão
Prenda a fita de suspensão firmemente. Segure as alças com uma pegada pronada e coloque-se em posição de flexão no alto, de forma que seu corpo forme uma linha reta dos ombros até os tornozelos. Mantenha o tronco firme e abaixe-se lentamente em direção ao chão. Mantenha os cotovelos juntos às laterais do corpo para que formem um ângulo de 45º com o tronco. Este treino trabalha o bíceps.



Exercício 9 - Abdominal reto com medicine ball rebounder
Deite de costas no colchonete, de frente para o medicine rebounder, com os pés apoiados no chão. Inspire e levante o tronco, segurando o medicine ball de 5 kg nas mãos. A cada subida, arremesse a bola no medicine rebounder e contraia o abdômen.





Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas