Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/12/2010
Alimentação e ansiedade

A alimentação exerce um papel fundamental no combate ao estresse, que rapidamente esgota o suprimento de glicose, principal combustível do corpo. Tão logo isso ocorra, o organismo começa a desgastar as proteínas existentes no músculo, fonte de energia mais rápida do que a gordura do corpo.

Assim é recomendado um aumento de açúcares (ou carboidratos), tanto simples como os complexos, além de uma quantidade extra de proteínas na dieta para impedir o desgaste muscular.

A alimentação equilibrada composta por uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais, compensa as vitaminas e minerais perdidos devido ao estresse, suprindo as carências do corpo pelas vitaminas A e C, tiamina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.

O ideal é fazer refeições regulares e saudáveis, desde o café da manhã. Os alimentos com alto teor de gordura, de difícil digestão, podem ser evitados. Evite o álcool, bebidas com cafeína, chás verdes e cigarros, substâncias estimulantes que podem aumentara sensação de nervosismo. Em vez delas, experimente chá de ervas, leite desnatado, suco de frutas ou refrigerante sem cafeína.

Além disso, diminuição dos níveis de glicose no sangue devido ao estresse pode desencadear o desejo da ingestão de alimentos ricos em açúcar, como o chocolate. Isso eleva os níveis de triptofano no cérebro, onde ele é transformado em serotonina, o neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante".

ALIMENTOS CALMANTES

MARACUJÁ:
O maracujá é o fruto de uma planta originária do Brasil. é uma fonte de carboidratos, de minerais como cálcio, ferro e fósforo, e ainda de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.
Este fruto tem propriedades depurativas, sedativas e adstringentes. Suas folhas, assim como o fruto, também apresentam importante ação calmante.

CAMOMILA:
O chá de camomila é usado como um calmante leve.

FLOR DE ALFAZEMA:
O chá preparado com flores secas de alfazema, é considerado calmante.

ERVA DOCE:
A Erva doce ou Anis é uma planta originária do Egito, é atualmente cultivada e consumida em forma de chá em todo mundo. Tem efeito calmante, diurético e digestivo

RAIZ DE VALERIANA:
A raiz da valeriana ( Valeriana officinalis) é usada popularmente como remédio para insônia, histeria, palpitações e nervosismo. Seu efeito calmante é atribuído a algumas substâncias químicas denominadas "valepotriatos". Muitos estudos já foram realizados para comprovar as propriedades antiansiedade e sedativas, e, apesar de ser bastante usada popularmente e apresentar resultados positivos, deve-se buscar mais pesquisas para garantir seus benefícios e sua segurança.

ESCUTELÁRIA:
A escutelária é uma planta usada nos Estados Unidos e China como sedativo para estados de nervosismo. Os benefícios atribuídos a escutelária ainda não são comprovados cientificamente, mas uso moderado desta erva parece ser seguro.

ACTÉIA AZUL:
É uma raiz que contém cálcio, goma, inositol, ferro, leontina, magnésio, metilcistina, ácido fosfórico, fósforo, potássio, silício, vitaminas do complexo B e vitamina E. É utilizada para amenizar de distúrbios nervosos e menstruais, entres outros.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas