Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/05/2009
Pilates: três benefícios em uma atividade

O Mat Pilates já era praticado nos EUA logo após a primeira guerra mundial, principalmente por bailarinos e atores da Broadway e do cinema americano. Eles escolheram o Pilates porque a modalidade desenvolvida pelo fisiatra Joseph Pilates oferecia benefícios extras, se comparado a outros tipos de prática esportiva, pois auxiliava na manutenção do peso, oferecia tonicidade muscular rápida – principalmente na área abdominal, que é sempre uma região complicada para enrijecer – elasticidade de movimentos, controle da respiração e correção postural.

A explicação para todos esses benefícios no Pilates é simples; todos os movimentos da modalidade se desenvolvem exigindo um emprego de força física diferenciada, fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo, sem gerar tensões e/ou desequilíbrios musculares.

Com muita responsabilidade e bom-senso, sabemos que devemos iniciar atividades físicas e treinamentos com a preparação muscular, fortalecendo e alongando a musculatura, retomando o condicionamento gradualmente para evitar lesões.

Uma excelente maneira de iniciar o treinamento é a prática de Pilates. Toda a prática é baseada em sete princípios que devem estar presentes a cada execução de movimento: a respiração, a concentração, o controle, o relaxamento, o centro de força, a fluidez de movimentos e a precisão.

A prática é baseada na qualidade da execução e não na quantidade de repetições do mesmo movimento. E a maioria de nós, acostumada a treinos repetitivos e extenuantes, pode se perguntar como é possível adquirir condicionamento físico com poucas repetições, mantendo ao mesmo tempo o relaxamento, o controle e a precisão. Como é possível fortalecer a musculatura e ao mesmo tempo alongá-la?

Os equipamentos de Pilates, com seu sistema de molas e polias, oferecem resistência a musculatura de forma equilibrada. Trabalha-se com o peso do próprio corpo em bases estáveis e instáveis, que desafiam o equilíbrio, o controle e principalmente exigem da musculatura abdominal uma contração dos músculos profundos do abdome que nos proporciona o centro forte, que estabiliza e permite que os movimentos dos membros superiores e inferiores aconteçam de forma fluida.

Os equipamentos foram desenvolvidos de maneira a impedir que nos movimentemos utilizando o corpo de forma assimétrica para fazer que o músculo inicie sua contração contra a resistência, partido de seu alongamento máximo, sempre respeitando as articulações.

“O que parece fraco e fácil se transforma num grande desafio, já que os mais simples movimentos devem ser executados com consciência e concentração, inspirando e expirando no momento certo, com a contração da musculatura abdominal profunda a cada respiração, sem movimentos acessórios com a musculatura que não está envolvida diretamente na ação principal”, explica Cristina Abrami que é fundadora e diretora técnica do CGPA Pilates, instituição de certificação e treinamento em Pilates, professora de Educação Física pela EEFUSP, certificada no método Pilates pelo Physicalmind Institute e é Certified Pilates Teacher pela Pilates Method Alliance (PMA) T.

O limitado número de repetições de cada exercício favorece a consciência do movimento preciso, evitando movimentos automáticos o que reduz a quase zero a possibilidade de lesões.

Principalmente no início da temporada de corrida, a importância do fortalecimento e alongamento muscular é indiscutível na preparação da rotina de treinamento. É o trabalho de base no qual nos apoiaremos para atingir novamente nosso mais alto grau de performance com segurança.

“Além de fortalecer e definir a musculatura e afinar a cintura (com a recuperação do tônus muscular do abdome, distendido após a aquisição daqueles quilinhos...), os exercícios de Pilates executados nos equipamentos simulam com segurança e correção os movimentos da corrida, trabalhando também o equilíbrio e a mobilidade de todas as articulações, especialmente da região do tronco e coluna”, conclui a professora Cristina Abrami.

No Brasil, grande parte das academias já adotou o Mat Pilates, já que ele virou o queridinho das modalidades esportivas nos últimos anos. Algumas academias possuem, inclusive, estúdios de Pilates completos, equipados com os aparelhos adequados para o desempenho da modalidade, enquanto outras oferecem aulas mais simples, com a bola especifica para Pilates e anéis flexores.

A Professora Meire Ramos, da Academia Lembu-Kan Sports, desenvolveu um modelo de aula de Mat Pilates, voltado para o emagrecimento e tonicidade dos músculos, e desde que foi apresentada aos alunos, se tornou a aula “campeã de audiência” na academia.

Segundo a professora, os alunos têm escolhido o Pilates porque além desta modalidade auxiliar efetivamente no processo de emagrecimento - por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico –, além de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates, oferecem ainda algumas bonificações, é o que explica Meire: “além de oferecer os benefícios de uma atividade física comum, o Mat Pilates auxilia ainda na correção da postura, elasticidade (alongamento), alivia o estresse e melhora consideravelmente a resistência física”.

O Programa de Pilates desenvolvido pela professora Meire, tem duração de aproximadamente uma hora e o gasto calórico pode chegar em 400kcal, por aula, dependendo do esforço do aluno.

“Toda aula de Mat Pilates deve iniciar com aquecimento e respiração. A respiração do Pilates funciona da seguinte maneira: inspiração pelo nariz – expandindo a caixa torácica na porção lateral e posterior – e expiração pela boca – fechando a caixa torácica, projetando as últimas costelas em direção à pélvis”, salienta a Professora Meire.

Acompanhe abaixo o programa da aula elaborada pela professora para a Academia Lembu-Kan Sports.

Fase Inicial

Aquecimento

RESPIRAÇÃO - BREATHING

Posição inicial: Deitada de barriga para cima e joelhos flexionados, coloque as mãos sobre a caixa torácica e faça cinco repetições para sentir a conexão da caixa torácica com a pélvis.

CIRCUNDUÇÃO DOS BRAÇOS – ARM CIRCLES

Posição inicial: Deitada de barriga para cima, joelhos flexionados, pés afastados na distância do quadril. Braços ao lado do corpo com as palmas das mãos para baixo.

Inspire eleve os braços para o alto por cima da cabeça, contraindo os músculos abdominais.

Expire circule os braços por fora para os lados em volta do quadril, repita 5 vezes e inverta a direção.

ELEVAÇÃO DO QUADRIL – HIP ROLLS

Posição inicial: Deitada de barriga para cima, joelhos flexionados, pés afastados na distância do quadril. Braços ao lado do corpo com as palmas das mãos para baixo.

Inspire para iniciar.

Expire eleve o quadril para cima contraindo os músculos abdominais.

Inspire novamente em cima.

Expire para retornar ao chão, repita cinco vezes.

ALONGAMENTO DO GATO – CAT STRETCH

Posição inicial: Em 4 apoios, braços alinhados com o ombro e joelhos alinhados com o quadril.

Inspire mantendo a posição para iniciar o movimento

Expire inicie articulando as vértebras para cima em direção ao teto mantendo os músculos abdominais contraídos, 5 repetições.

EXERCÍCIOS:

Cem – Hundred

Posição inicial: Deitada de barriga para cima, pernas elevadas e flexionadas, com o anel flexor entre os tornozelos. Braços ao lado do corpo com as palmas das mãos para baixo.

Inspire para iniciar.

Expire flexione a coluna elevando os braços fora do colchonete na altura dos ombros, contraia os músculos abdominais e mantenha a posição.

Depois...

Inspire contando até 5, mantendo a flexão da coluna, execute pequenos círculos com os braços.

Expire contando até 5 estendendo as pernas, continue com os movimentos dos braços.

Inspire flexione as pernas novamente.

Expire retornando o tronco para o chão.

Repita 10 séries para chegar a 100.

Músculos Principais: Retos abdominais, oblíquos, adutores e quadríceps isometricamente.

Rolando Para Cima – Roll Up

Posição inicial: Deitada de barriga para cima, pernas estendidas, afastadas na linha do quadril, pés em dorso flexão. Segure o anel flexor, braços em cima da cabeça.

Inspire eleve os braços até a linha do peito.

Expire flexione a coluna, uma vértebra de cada vez, cresça o braço paralelo ao solo e cabeça em direção aos dedos.

Inspire mantendo a flexão da coluna crescendo para longe.

Expire continue desenrolando a coluna em flexão, uma vértebra de cada vez até chegar a cabeça e depois eleve os braços por cima da cabeça novamente.

De 5 a 10 repetições.

Músculos Principais: Músculos transversos do abdômen para estabilizar a região lombo-pélvico, reto abdominal e oblíquo.

Aperto do Calcanhar em Pronação – Heel Squeeze Prone

Posição inicial: Deitada de barriga para baixo, joelhos flexionados, pernas afastadas na distância do quadril, anel flexor entre os tornozelos e pés em ponta.

Mão embaixo da testa com as palmas das mãos para baixo.

Inspire para preparar.

Expire mantendo a posição, aperte os calcanhares pressionando o anel, ao mesmo tempo contraia os glúteos.

De 8 a 10 repetições.

Músculos Principais: Posteriores da perna e glúteo máximo.

Elevação Lateral de Pernas – Side Leg Lift

Posição inicial: Deitada de lado, pernas unidas, estendidas, alinhadas ao tronco. Anel flexor entre os tornozelos, pés em ponta. O braço de baixo estendido apoiando a cabeça, com a palma da mão para baixo. A mão de cima apoiada a frente do peito no colchonete para manter a estabilidade.

Inspire eleve as duas pernas para cima e ao mesmo tempo aperte o anel flexor.

Expire continue apertando o anel e retorne para o chão.

Faça 10 repetições e troque de lado.

Músculos Principais: Músculos abdutores da perna de cima e adutores da perna de baixo para elevar as pernas para cima e os adutores das duas pernas para abaixar. Músculos oblíquos externos.

Torção da Coluna – Spine Twist

Posição Inicial: Sentada com a coluna reta, pernas estendidas e afastadas um pouco mais que à distância do quadril e os tornozelos em dorsiflexão. Abrace o anel flexor apoiando abaixo do peito. Mantenha o olhar para frente.

Inspire para preparar.

Expire contando em três, executando uma rotação lateral da coluna. Gire o que conseguir.

Inspire retornado a centro.

Expire trocando o lado.

Faça cinco repetições para cada lado.

Músculos Principais: Oblíquos contralateral interno e externo executando a rotação da coluna e transversos do abdômen.

Alongamento com uma perna – Single Leg Stretch

Posição inicial: Deita de barriga para cima, tronco flexionado. Pernas em posição de banquinho, braços estendidos segurando o anel flexor sobre os joelhos.

Inspire para preparar o movimento.

Expire estendendo uma perna na diagonal, e a outra flexionada, mãos segurando o anel flexor com os braços estendidos acima das pernas, sempre alternando as pernas sem perder a estabilidade dos ombros e braços.

Inspirando e expirando.

Faça 10 repetições.

Músculos Principais: Reto abdominal, oblíquos internos.

Rolando Por Cima – Roll Over

Posição inicial: Deitada de barriga para cima, as pernas na diagonal, braços ao lado corpo, palma das mãos para baixo, anel flexor entre os tornozelos.

Inspire flexionando o quadril e elevando as duas pernas na direção do tronco.

Expire articule a coluna desencostando do colchonete uma vértebra de cada vez, passando as pernas por cima da cabeça paralela ao solo, deixando o peso sobre as escápulas.

Inspire voltando as pernas pressionando o anel, fazendo uma extensão nas pernas com os pés dorsiflexão.

Expire e articule a coluna para baixo retornando para o colchonete.

Faça 10 repetições.

Músculos Principais: Músculos transversos, reto, oblíquo e adutores.

Rolando Para Trás Oblíquos – Oblíques Roll Back

Posição inicial: Sentada com a coluna reta, pernas afastadas e flexionadas, anel flexor entre os joelhos e os pés apoiados no chão. Braços flexionados e palma das mãos atrás da nuca.

Inspire prepare o movimento.

Expire role para trás, flexionando a coluna lombar flexionando o abdômen reto, ao mesmo tempo gire o tronco mantendo os ombros estabilizados.

Inspire retorne para o meio.

Expire trocando para o outro lado.

Faça 5 repetições para cada lado.

Músculos Principais: Transversos, reto, oblíquo contralateral interno e externo, flexores e extensores do quadril e adutores.

Flexão De Braço – Push Up

Posição inicial: De pé no final do colchonete, pernas paralelas, braços ao lado do corpo.

Inspire articule a coluna para frente, flexionando a cabeça, levando os braços em direção ao cochonete.

Expire caminhe andando com as mãos ao longo do colchonete até a posição de flexão de braço, com o peso apoio dos pés e das mãos.

Inspire contando três tempos, desça o peito em direção ao chão, flexionando os cotovelos, mantendo o corpo bem alinhado.

Expire e retorne para a extensão dos braços.

Repita três flexões de braço.

Inspire retorne caminhando as mãos para trás.

Expire articulando a coluna para a posição de inicio.

Repita três vezes

Músculos Principais: Extensores e adutores se contraem isometricamente durante a flexão,

Estabilizadores da escápula, serrátil anterior, tríceps e peitoral maior.

ALONGAMENTO

Deitada de barriga para cima, abrace os joelhos, relaxe fazendo algumas respirações, vire para lateral, sente-se nos calcanhares, alongando os braços a frente da cabeça, desenrole de vagar inspirando e expire articulando a coluna para cima, ainda embaixo com as pernas estendidas e o tronco flexionado, inspire novamente e expirando articule de vagar para cima até chegar na posição em pé.


SERVIÇO

1) ACADEMIA LEMBU-KAN SPORTS
TEL: (11) 5041-5141
www.lembukan.com.br

2) Cristina Abrami é fundadora e diretora técnica do CGPA Pilates, instituição de certificação e treinamento em Pilates. Licenciada em Educação Física pela EEFUSP, certificada no método Pilates pelo Physicalmind Institute e é Certified Pilates Teacher pela Pilates Method Alliance (PMA) T - www.cgpapilates.com.br


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Mais um studio de pilates

2) Pilates prepara você para o verão

3) Pilates ajuda diminuir dores e tensões

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas