Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/10/2007
Dicas para emagrecer até o verão

Falta pouco para a chegada da estação mais quente do ano e, com ela, vem uma companheira de longas datas: a balança. Basta o inverno desaparecer para a preocupação com a boa forma ser o foco de homens e mulheres. Prova disso, é a grande procura por spas em todo o país. Na Bahia, por exemplo, o maior spa do Estado, o Salute Bahia, já registra um aumento de 40% comparado com a estação passada.

De acordo com o diretor médico do Salute, Sérgio Braga, isso se deve a vontade de eliminar os quilinhos extras para poder dar as boas-vindas ao verão com uma auto-estima elevada. "O desejo de emagrecer é uma constante no psicológico humano, mas é nesse período que eles percebem que apenas ter vontade não basta. É preciso ir à luta e mudar alguns hábitos. Por isso, muitos recorrem aos spas, já que lá terão uma alimentação saudável, vasta programação de atividades físicas e ar puro", declara o endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

O segredo para reduzir o ponteiro da balança está na reeducação alimentar. Especialistas apostam na substituição dos alimentos como uma boa alternativa para quem quer perder peso e estar em dia com a saúde. Para a nutricionista do Spa Salute Bahia, Renata Sanches, é possível se alimentar de forma saborosa e com baixa caloria trocando apenas alguns ingredientes. "Montamos um cardápio com alimentos menos gordurosos sem alterar o sabor da refeição. No spa oferecemos moqueca de peixe light acompanhada de caruru e vatapá de abóbora, lasanha de palmito e até pizza. Tudo de forma bem elaborada e substituindo os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde", conta Sanches.

Com a alimentação controlada e uma intensa programação de exercícios, como caminhadas, musculação, aula de dança, hidro tai chi chuan e Ioga, muitos hóspedes, principalmente as mulheres, aproveitam para acelerar o emagrecimento com tratamentos estéticos. "Cerca de 90% deles vêm em busca da drenagem linfática e da grande novidade que é o tratamento à base de vinho", conta a Gerente de Estética e fisioterapeuta do Salute, Arlete Castanheira, sobre as técnicas mais utilizadas na preparação para o verão. Ela acrescenta, ainda, que os dois tratamentos são adequados às pernas, abdômen e rosto.

A drenagem é indicada para limpar a pele e retirar as impurezas acumuladas em todo o corpo. Já a vinhoterapia pode ser tanto facial quanto corporal. No rosto, a técnica ajuda no rejuvenescimento e no corpo contribui para a redução de medidas. Uma sessão de drenagem linfática tem duração média de uma hora e de vinhoterapia 40 minutos.

Dicas para emagrecer até o verão

. Comece a praticar exercícios imediatamente. Ter uma alimentação adequada e praticar atividades é uma combinação perfeita. Não deixe de praticar todos os dias, pelo menos, 30 minutos. Mas antes de colocar o tênis, faça uma avaliação física;

. Beba de 2 a 3 litros de água diariamente;

. Faça de cinco a seis refeições por dia. Não fique mais de três horas sem se alimentar;

.Nas refeições intermediárias consuma alimentos leves, como barra de cereais, frutas, suco de fruta e iogurte;

. Coma bastante verduras, legumes e frutas;

. Evite frituras, alimentos gordurosos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

. Diminua a quantidade dos alimentos consumidos;

. Substitua o doce diário por uma fruta.

* 3 PORQUÊS DE TOMAR CAFÉ DA MANHÃ:

1 Tomar café da manhã pode favorecer a perda de peso - uma correta refeição matinal ajuda a diminuir a vontade de comer em excesso;
2 As pessoas que tomam café da manhã normalmente ingerem mais vitaminas e sais minerais, especialmente cálcio, vitamina C e ácido fólico;
3 A refeição matinal ajuda a melhorar a concentração e desempenho, além de reduzir a sensação de cansaço e irritabilidade.

Previna e combata o excesso de peso fazendo exercícios físicos! Comece conosco em nossa caminhada, dia 11/11:

Dia 11/11: Caminhada Sobre a Conscientização do Zumbido
Local: Parque Villa Lobos, em SP
Horário: 9h
Distribuição de camisetas e bonés aos participantes, bem como sorteio de brindes no final: monitores cardíacos, malas, squeezes
Quer participar? Cadastre-se previamente no link abaixo: http://www.sentirbem.com.br/index.php?modulo=zumbido





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas