Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/07/2014
Conheça os mitos e verdades da fruta sensação das dietas: Goji Berry



Quando a Goji Berry ficou conhecida como a fruta sensação das dietas, muito foi dito sobre seus benefícios e a promessa de ajudar no emagrecimento. Fruto da planta Lycium barbarum ela é utilizada pela medicina tradicional chinesa há mais de 600 anos e até suas folhas são empregadas em chás para aumentar a imunidade. Original do Sul da Índia, a tão famosa goji berry é uma fruta utilizada pela medicina chinesa e cultivada há 600 anos e chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já conquistou o mercado e as celebridades. A fruta melhora os órgãos excretores de toxinas, melhora a função do fígado e dos rins e com isso ajuda a combater a retenção hídrica do organismo. Além disso, a fruta é rica em proteínas e ácidos graxos que ajudam a equilibrar os níveis hormonais e aceleram o metabolismo. Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, revelou que quando o corpo atinge o nível certo de vitamina C (entre 4,6 e 15 mg), passa a queimar gordura mais rápido e uma colher de goji berry tem 375 mg.

Para esclarecer as duvidas a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi desvenda os mitos e verdades dessa fruta originária do sul da Ásia.



Um estudo internacional publicado em 2008 relatou que o consumo regular da fruta está associado ao aumento de energia e do desempenho físico, qualidade do sono e concentração, “Essas são funções importantes para quem deseja emagrecer, por isso, além do valor calórico favorável, a fruta pode auxiliar no emagrecimento, quando aliada a alimentação equilibrada e atividade física. Além disso, os aminoácidos da fruta auxiliam no enrijecimento muscular e combate à flacidez e celulite”. A nutricionista explica porque a Goji Berry foi associada como auxiliar de dietas, “Estudos científicos não relacionaram até então, o consumo da fruta ao emagrecimento, mas sim ao aumento na disposição e fatores que podem colaborar para tal. Nesse caso, indica-se o consumo da fruta pela manhã, ou antes, do exercício físico. Porém, apenas o consumo da fruta sem mudanças dos hábitos inadequados, não garante o emagrecimento”.

A fruta também se tornou famosa devido ao seu rico valor nutricional, a Goji Berry possui aminoácidos, magnésio, vitamina C, cálcio, ferro e zinco, e moderado valor calórico. É por seus benefícios que ela também é chamada de superalimento. A nutricionista explica, “A Goji Berry possui muitas propriedades que direta ou indiretamente auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Ela possui vitamina C, que além de ser responsável pela ação antioxidante, fortalece as defesas do organismo. Também tem zinco, selênio e vitaminas do complexo B que auxiliam o equilíbrio hormonal e também fortalecem o sistema imunológico”. A frutinha é novidade no Brasil, mas faz cada vez mais sucesso. Além de contribuir para o emagrecimento, é uma excelente opção para quem quer fugir de resfriados. “Estima-se que 100 gramas tenham 50 vezes mais vitamina C que uma laranja. Por isso, age como um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção de doenças, como a gripe”, diz a farmacêutica Lucinéia Rocha. Também possui vitamina E e algumas vitaminas do complexo B, como B1, B3 e B6.

Os polissacarídeos também presentes na Goji Berry ajudam na manutenção da glicemia e aminoácidos, que estimulam a produção de hormônios do crescimento, a manutenção da saúde do fígado reforçando a imunidade. “Já as substâncias ricas em antioxidantes, como flavonoides, combatem o envelhecimento; beta-sisterol que auxilia no equilíbrio do colesterol sanguíneo; luteína, zeaxantina e vitamina A, que atuam na proteção da visão e combatem problemas de pele, são presentes na fruta”, diz Cintya.

Com todos esses benefícios é natural que as pessoas queiram consumir a fruta em grande quantidade, “Uma colher de sopa da fruta, oferece cerca de 50 calorias e 100 gramas da fruta desidratada possui cerca de 250 calorias. Tente consumi-las diariamente em um lanchinho ou em uma vitamina”. Por ter um sabor levemente amargo, ela pode ser incluída em saladas de folhas ou de frutas, iogurtes e sucos, “O consumo diário recomendado para obter os benefícios, é de 15 a 45 gramas da fruta, ou 120 ml do suco. É importante evitar a adição de açúcar, especialmente se a intenção for emagrecer”, diz a nutricionista.

“Estudos foram realizados para comprovar a eficácia da fruta como antioxidante e os resultados foram impressionantes. Na escala Orac, uma escala que mede a Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio feita pela Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, a goji berry alcança o índice de 25.300 unidades. Comparado com a amora e o mirtilo - que são potentes antioxidantes e que têm índices, respectivamente, de 2.036 e 2.400, é impressionante”, comenta Fernanda Sanches, farmacêutica e presidente das marcas Biomarine e Cosmobeauty.


Mas lembre-se, por mais que seja uma fruta muito completa, tudo o que comemos em excesso faz mal para a nossa saúde. Além disso, nenhum alimento sozinho consegue beneficiar a saúde como um todo, você tem que ter acompanhamento médico e um planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades.


Um estudo recente publicado na revista Ann Allergy Asthma Imunology, demonstrou que o consumo da Goji Berry pode provocar reações alérgicas em indivíduos que possuem alergia ao látex, “Recomenda-se que indivíduos que apresentem alergias alimentares, tenham cautela na introdução da fruta na dieta. Além disso, pessoas em uso de medicamento anticoagulante também tem o consumo contraindicado, já que estudos americanos apontaram que o consumo está associado à inibição da ação do medicamento”, finaliza a nutricionista.


Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

2) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

3) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

4 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

5) Nutrição com Dra. Rosana Farah

6) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

7) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

8) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

9) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas