Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/04/2014
Quais os benefícios dos suplementos alimentares e como aplicá-los na dieta?

O nutricionista é o profissional da área da saúde especialista em adequar a Nutrição a todas as fases da vida para o desenvolvimento das funções normais do organismo, para a atividade ótima e eficiente no trabalho e no esporte, para a prevenção e recuperação de doenças.





Através de assistência de um Nutricionista é possível avaliar os hábitos alimentares em conjunto com dados bioquímicos, antropométricos, clínicos e psicossociais, e determinar a sua influência sobre a saúde e , assim, adotar condutas mais saudáveis, através da promoção de uma educação nutricional, e compatíveis com as necessidades individuais.

Uma nutricionista é capaz de adequar a dieta a cada indivíduo, e prescrever suplementos sempre que necessário, a fim de garantir o aporte energético ótimo e completo em todos os nutrientes, seja para um indivíduo enfermo ou sadio.

Para os desportistas profissionais, ou atletas de elite, ao contrário, a alimentação deve ser entendida como parte de um programa de condicionamento físico, e tem características muito especiais, que serão definidas de acordo com as necessidades nutricionais decorrentes da intensidade, frequência e modalidade da prática, igualmente ajustadas para sexo, idade e estágio de preparo. Portanto, o programa alimentar de um atleta jamais deve ser reproduzido, ou "copiado", pois estará inadequado para outros indivíduos.


Como a dieta pode influenciar na atividade física ?

Não há dúvida de que o fornecimento correto de nutrientes e energia são centrais para a obtenção dos resultados esperados, otimizar o rendimento e até mesmo para prevenir lesões. Contudo, a alimentação não é o principal determinante do desempenho, que responde principalmente ao treinamento, e não à dieta. Este é um aspecto relevante se considerarmos a crescente busca por alimentos de composição modificada, na esperança de que este ou aquele composto possa induzir uma melhora na performance física.


Os alimentos desenvolvidos para atletas funcionam ?

São correntes entre praticantes de atividade física muitas informações distorcidas sobre produtos com efeitos diversos, como aumento de massa muscular e diminuição de gordura, por exemplo. Como resposta ao mercado crescente de indivíduos interessados no assunto, houve uma verdadeira explosão na oferta de suplementos nutricionais, apresentados das mais diversas formas, e de acesso facilitado em centros esportivos e academias. É importante informar, para não induzir ao erro, que tais produtos exploram as propriedades ergogênicas de alguns compostos, ou seja, sua capacidade de melhorar a realização do trabalho, e assim contribuir para o desempenho físico. Contudo, o consumo destes produtos resulta em respostas diferentes segundo a modalidade física, as reservas corporais anteriores ao início da ingestão, a qualidade da dieta e as características do condicionamento. O uso incorreto dos ergogênicos nutricionais tem efeitos bastante negativos, como sobrecarga do intestino, dos rins e do fígado.


Quais são os alimentos para praticantes de atividade física ?

O programa alimentar do praticante de atividade física é fundamentado no consumo de alimentos convencionais, cuja natureza, quantidade e horário de consumo são estabelecidos por um nutricionista, após avaliação nutricional. Além dos alimentos convencionais, a dieta poderá conter, caso haja indicação, produtos definidos pela legislação como Alimentos para praticantes de atividade física, que incluem repositores hidroeletrolíticos ou energéticos, alimentos protéicos, compensadores, ou com aminoácidos de cadeia ramificada. Oportunamente, voltaremos a falar sobre a natureza de cada um.

De acordo com a nutricionista do esporte do HCor – Hospital do Coração, Camila Gracia os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. “Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições “comuns” (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam”, afirma Camila.

Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão os repositores de minerais e água, os que são fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos, e os conjugados de carboidratos, proteínas e lipídios, entre outros. Esses produtos possuem inúmeros compostos que podem alterar o metabolismo do atleta, por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente na indicação do suplemento alimentar é primordial. Esse profissional agirá em paralelo com os treinadores e profissionais de educação física e assume um papel muito importante na saúde do atleta.

“Primeiramente o nutricionista deve investigar o hábito alimentar do esportista. Existem vários métodos de avaliação do consumo alimentar. Após este levantamento é feito o cálculo de quanto o atleta consome de nutrientes e qual o gasto estimado diário contando com o exercício. Dessa forma verificamos as deficiências e incluímos os suplementos de acordo com a necessidade de cada um”, completa a nutricionista.

Camila afirma ainda que o uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde do atleta, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que ele necessita diariamente. “O consumo elevado de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver hipertensão. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode ser o propulsor do ganho de peso”.





Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas