Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/10/2013
Musculação para todas as idades!

As academias de ginástica tornaram-se espaços seguros de lazer, onde milhares de jovens buscam o ideal do corpo bem torneado.



Mas a terceira idade descobriu na musculação uma outra faceta: ela é uma grande aliada na prevenção de problemas cardíacos e ósseos, também nesta fase da vida.

Para o Colégio Americano de Ciências do Esporte e para a Organização Mundial de Saúde, a musculação na terceira idade além de promover o desenvolvimento cardiovascular e regular o colesterol, é uma grande inimiga da osteoporose - doença que leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os vulneráveis aos pequenos traumas.

Pessoas que sofrem de obesidade também se beneficiam com a musculação.

Os de baixa intensidade são praticados com carga inferior ou igual a 70% do peso da pessoa e de longa duração (30 min a 1h). Estes exercícios promovem a queima das células de gordura, que levam aproximadamente esse tempo para entrarem no organismo.

Novas práticas de exercícios, como aulas de ginástica aeróbica sublinhadas pelo som ao vivo de dois ou três músicos, são novas fórmulas para atrair a "moçada", mas a musculação continua sendo o carro-chefe de qualquer academia.



Quando o risco de se torna lesão?

Erros comuns em aparelhos de academias tornam a musculação ineficaz e, ainda por cima, podem provocar lesões sérias capazes de comprometer futuras atividades físicas.

Musculação não é exercício para praticantes afoitos. Basta um leve descuido ao usar os aparelhos que o caminho para as lesões está aberto. E isso ocorre com uma frequência maior do que a gente imagina.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo com 247 alunos mostrou que 23,7% deles apresentaram problemas de coluna, 21,1% sofreram dores nos ombros e 13,9% machucaram os punhos. Motivos: sobrecarga nessas regiões e falta de alongamento.

Os equipamentos ajudam a centralizar atividades em músculos específicos. Mas, quando as regras de uso dessas máquinas são desrespeitadas, o esportista não obtém o resultado pretendido.

Portanto, não deixe de solicitar orientações, procure seu professor, realize os movimentos concentrando-se no que está fazendo, analise sua respiração e de vez enquando olhe-se no espelho (se tiver) para verificar se a postura está adequada.

Se você está animado em iniciar uma atividade física, maravilha! Porém alguns detalhes têm que ser observados. Ainda mais no verão que perdemos líquidos numa maior quantidade e ficamos expostos ao sol. Primeira regra:* pratique com segurança . Não existe uma fórmula mágica adequada à todos. Cada pessoa tem seu ritmo, seus objetivos e suas limitações, que devem ser averiguadas e respeitadas.



Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas