Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/07/2013
Alimentação pode ajudar em gordura localizada, flacidez e celulite!

Mutirão contra a gordura localizada e celulite



A gordura localizada, mais na região femural, ou seja, bumbum, coxas e culote, é mais uma herança genética do que uma necessidade de dieta especial. Já a gordura localizada no abdome deve ser combatida com uma dieta, sempre.

Porém sempre que perdemos peso, mudamos a forma e isto pode ajudar muito na gordura localizada de qualquer origem.


Os principais vilões:

Alimentos com gorduras são os principais vilões. A gordura não utilizada em forma de energia, vai ser armazenada em certas regiões do corpo, para uma energia de reserva, originando a gordura localizada.

O excesso de açúcar também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura. Este item é especialmente controlado para quem tem gordura localizada no culote já que esta região tem fibras musculares diferentes do resto do corpo e precisam de açúcar para os movimentos e exercícios, pôr isso é mais fácil o armazenamento nesta região, e consequentemente mais difícil de perder com exercícios leves.



A solução:

Aumente a oferta de alimentos protéicos, como carnes, leite e derivados e ovos.

Reduza o consumo de calorias diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, que representam nossa maior fonte concentrada de calorias, apresentando mais de que o dobro de calorias das proteínas e carboidratos.

1) Comece a substituir algumas carnes vermelhas do seu cardápio pelas carnes brancas de peixes ou aves. Prepare-os no vapor, grelhados, cozidos ou assados. Evite sempre as frituras, ricas em gorduras. Procure utilizar pouco óleo nas preparações, inclusive no tempero de saladas. Prefira o azeite ou óleos como o de canola ou girassol

2) Evite os doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate, pois possuem grande quantidade de gorduras e alta concentração de calorias. Prefira as frutas ou se fizer muita questão dos doces, escolhas os feitos a base destas

3) Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples.


Dicas Preciosas
- Procure comer moderadamente, usando o bom senso e pratique exercícios regularmente.

- Utilize pouco sal, pois o excesso deste, é responsável pela retenção de líquidos pelo organismo.

- Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na excreção de excesso de gorduras e colesterol da dieta.

- Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

- Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. O que implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.



Para combater a cellulite

A celulite é um "mal" que deve ser atacado de todas as formas. Podem ser com exercícios, cremes, tratamentos estéticos, mas, a alimentação tem grande contribuição, seja na formação, ou no seu combate.

O consumo de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco pode melhorar o aspecto da pele. Entretanto deve ser evitada a automedicação com a vitamina A, pois seu acúmulo pode ser nocivo a saúde.

1. Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas.

2. Devem ser consumidas de fontes magras de proteína, como clara de ovo , aves, peixes e carnes vermelhas magras.

3. A alta ingestão de água, aproximadamente 2 litros por dia, impede a retenção de líquidos na gordura localizada.

4. Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

5. Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos.

6. Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

7. Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e consequentemente na gordura localizada.

8. Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.

9. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.

10. Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.



Veja nossa AULA CONTRA A FLACIDEZ



Veja mais sobre NUTRIÇÃO em:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas