Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/11/2012
Musculação é indicada para diabéticos

Estudo aponta musculação como exercício mais indicado para diabéticos

Apesar de ser bastante difundida a ideia de que a prática de exercícios físicos contribui para a prevenção e o controle de doenças como diabetes, um estudo mais recente (de 2011) sugere que o exercício resistido (musculação) traria mais benefícios do que o exercício aeróbico para os portadores de diabetes melitus tipo 2. A pesquisa foi conduzida por especialistas dos departamentos de fisioterapia e endocrinologia do Hospital Geral de Cingapura.

Na pesquisa, ambos os tipos de exercícios promoveram impacto positivo na saúde, que se correlacionou com melhora no controle do diabetes. Entretanto, o grupo que realizou a musculação por oito semanas apresentou resultados positivos em mais aspectos da qualidade de vida, incluindo melhores resultados na avaliação psicológica, supostamente porque (i) o treino seria considerado menos monótono; (ii) porque a musculação auxiliaria na realização de outras atividades do cotidiano; (iii) e porque seria uma novidade para os pacientes.

“Um dos problemas de se recomendar exercícios aeróbicos para diabéticos está nos riscos de bolhas e lesões nos pés durante caminhadas ou corridas” explica a Dra. Janise Lana Leite, geriatra da Academia Estação do Exercício e Saúde – especializada em musculação para idosos. “Diabéticos devem redobrar a atenção com os pés, pois bolhas ou machucados podem levar a um quadro mais grave” avalia. Em idosos, há ainda um risco aumentado de quedas e lesões, “o que nos leva a preferir o exercício resistido com equipamentos ou pesos livres e com supervisão de professores qualificados” afirma Dra. Janise.

Outro cuidado com o diabético que pratica atividade física é o controle glicêmico antes e após o exercício. “Em diabéticos deve-se evitar a prática de exercícios se a glicemia estiver acima de 250 mg/dl em jejum. Se a dosagem estiver abaixo de 100 mg/dl deve-se ingerir algum alimento à base de carboidrato durante ou após o exercício para evitar a hipoglicemia” orienta Dra. Janise. Por este motivo, conhecer a resposta glicêmica de cada aluno para diferentes condições de exercício é fundamental, conclui a especialista.




Referência Bibliográfica: Ng et al.: Health status of older adults with Type 2 diabetes mellitus after aerobic or resistance training: A randomised trial. Health and Quality of Life Outcomes 2011 9:59.



Serviço:
janise@estacaodoexercicio.com.br
www.estacaodoexercicio.com.br





Veja nossas AULAS



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas