Novidades
Centro Médico da FIFA será inaugurado hoje, 01/07/2013! Veja aqui!

CENTRO MÉDICO DE EXCELÊNCIA DA FIFA, COORDENADO PELO DR. MOISÉS COHEN SERÁ INAUGURADO NO DIA 1º DE JULHO


Dia 1º de julho, segunda-feira, será inaugurado, o Centro Médico de Excelência da FIFA, na Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

A cerimônia de abertura contará com a presença do Prof. Dr. Jiri Dvorak, Chefe do Escritório Médico da FIFA e o Presidente do F-MARC, além de atletas e autoridades governamentais e do esporte.



SERVIÇO:
Evento: Inaugurado do Centro Médico de Excelência da FIFA (Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)
Data: 01/07/13
Horário: 10h30
Local: Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino – São Paulo – SP)


(Fonte: FIFA/UNIFESP)


A FIFA quer que cada jogador saiba a quem se dirigir quando o assunto é saúde.

Quando um atleta está lesionado, ele geralmente quer retornar ao esporte o mais cedo possível. Muitas vezes essa não é a melhor solução, e um médico que lhe permite retornar prematuramente nem sempre é o especialista mais adequado.

O melhor médico é aquele que permite ao jogador voltar na hora certa, depois de uma recuperação plena. Isso garante que o jogador continue a praticar o esporte por muitos anos mais.

Então, como se percebe, o melhor tratamento para jogadores de futebol exige muita experiência e precisão não só em diagnósticos e no tratamento das lesões, mas também no pós-tratamento. Além disso, o profissional deve dominar vários quesitos: prevenção de lesões e doenças, treinamento mental, dietas e antidoping.

Portanto, a FIFA credencia centros estabelecidos que tenham demonstrado liderança em medicina do futebol. Nesses centros, o jogador vai encontrar uma equipe de especialistas de diferentes ramos trabalhando juntos para proteger a sua saúde e o seu bem-estar.

Todos os centros têm de passar por um rigoroso processo seletivo. O credenciamento é concedido por um período de cinco anos, durante o qual todos os centros fazem relatórios anuais das suas atividades.

Para alcançar essa acreditação, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar da EPM/UNIFESP, a intensa produção científica e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação.
Em todo o mundo são 34 Centros de Excelência.

No Brasil a EPM/UNIFESP será o terceiro centro de acreditação.



FIFA credencia Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física da EPM/Unifesp


Cerimônia oficial de acreditação será no dia 01 de julho de 2013, às 10h30


A Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física do Departamento de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (EPM/Unifesp) passa a ser acreditada pela FIFA, órgão máximo do futebol mundial, como Centro Médico de Excelência no Brasil para tratamento e acompanhamento de jogadores de futebol. E vem se somar ao já constituído Centro Médico de excelência FIFA do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da USP, para juntos, de forma pioneira, realizarem atividades relacionadas ao ensino, assistência e pesquisa na área do futebol sob a coordenação do Escritório Médico da FIFA. Em todo o mundo são 34 Centros, sendo o FC Barcelona o primeiro clube a receber esta acreditação em 2013.

O objetivo é que cada jogador saiba a quem se dirigir quando o assunto é saúde. Quando um atleta está lesionado, ele geralmente quer retornar ao esporte o mais cedo possível. Muitas vezes essa não é a melhor solução, e um médico que lhe permite retornar prematuramente nem sempre é o especialista mais adequado. “O melhor é o jogador voltar na hora certa, depois de uma recuperação plena. Isso garante que ele continue a praticar o esporte por muitos anos”, ressalta Moisés Cohen, coordenador do Centro FIFA – Unifesp e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp.

Como regra, a FIFA credencia centros estabelecidos que tenham demonstrado liderança em medicina do futebol. Nesses centros, o jogador vai encontrar uma equipe de especialistas de diferentes ramos trabalhando juntos para proteger a sua saúde e o seu bem-estar. Este tratamento exige muita experiência e precisão não só em diagnósticos e no tratamento das lesões, mas também no pós-tratamento. Além disso, o profissional deve dominar vários quesitos: prevenção de lesões e doenças, treinamento mental, dietas e antidoping.

Todos os centros têm de passar por um rigoroso processo seletivo. O credenciamento é concedido por um período de cinco anos, durante o qual todos os centros fazem relatórios anuais das suas atividades.

Para alcançar essa acreditação, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar da EPM/Unifesp, a intensa produção científica e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. “A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação”, comemora Cohen.

A cerimônia oficial de acreditação da Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp será no dia 01 de julho de 2013, às 10h30 no anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 740). Confirmada a presença do Prof. Jiri Dworak, chefe do escritório médico da FIFA e Presidente do F-Marc, bem como atletas, autoridades governamentais e esportivas.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas