Novidades
Medicamento para osteoporose reduz risco DE FRATURAS NÃO-VERTEBRAIS

Nova análise mostra que o ibandronato de sódio reduz significativamente o risco deste tipo de fratura

Um novo estudo apresentado no final do mês durante o 7º Simpósio Internacional da National Osteoporosis Foundation (NOF), realizado em Washington DC, EUA, mostra que a substância ibandronato de sódio, comercializada no Brasil com o nome de Bonviva®, pela farmacêutica Roche, reduz de forma significativa o risco de fraturas não-vertebrais nas doses clinicamente utilizadas (150 mg uma vez por mês e 3 mg intravenoso trimestralmente). Os locais avaliados nessa análise foram o quadril, o fêmur, a clavícula, o úmero, o punho e a perna. O estudo mostra como o tratamento pode melhorar a qualidade de vida dos portadores de osteoporose.

Segundo Mirela Yunes, gerente médica da Roche, a prevenção de fraturas é o principal objetivo no tratamento de pacientes mulheres com osteoporose pós-menopausa. Mas além de eficaz na redução de fraturas, o principal diferencial do ibandronato é a facilidade de administração. “Bonviva® (ibandronato de sódio) facilita a adesão à terapia, já que as pacientes passaram a utilizar apenas um comprimido por mês, isto é, 12 comprimidos ao ano, ao invés dos 52 exigidos pelos tratamentos convencionais”, analisa. Bonviva® (ibandronato de sódio) é o único medicamento para tratamento da osteoporose pós-menopausa que pode ser administrado uma única vez por mês.

O resultado provém de uma análise conjunta de quatro estudos principais realizados com ibandronato, que envolveram 8.710 pacientes no total. “Esta análise comprova que Bonviva® (ibandronato de sódio) reduz efetivamente o risco de fraturas tanto vertebrais quanto não-vertebrais com apenas um comprimido ao mês”, explica o Dr. João Lindolfo Borges, endocrinologista da Universidade Católica de Brasília.

Por se tratar de uma doença silenciosa, o paciente só descobre ser portador quando o problema já está muito avançado. O grande desafio para os especialistas é o diagnóstico precoce. “Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores chances o paciente terá de recuperar a massa óssea danificada”, conclui Mirela. Os estudos demonstram que 9 em cada 10 pacientes que fizeram o tratamento corretamente responderam com ganhos de massa óssea ao Bonviva® (ibandronato de sódio), maximizando as chances de sucesso de tratamento.

Sobre Bonviva® (ibandronato de sódio)

Bonviva® (ibandronato de sódio) é um bisfosfonato potente e altamente efetivo para tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa, por reduzir a perda óssea, aumentar a densidade mineral óssea e reduzir a chance de fraturas. O medicamento já foi avaliado em estudos clínicos que envolveram mais de 13 mil pacientes. Bonviva® (ibandronato de sódio) mostrou redução de 62% no risco de fraturas vertebrais. A redução no risco de fraturas não-vertebrais foi de 69% em um subgrupo de pacientes de alto risco para faturas e, nesse estudo recentemente apresentado, a redução no risco de fraturas não-vertebrais na população total do estudo foi de 34,4% (p = 0,032).




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas