Novidades
Novos estudos demonstram como o princípio ativo para o tratamento da esclerose múltipla

Pesquisadores brasileiros já testaram com sucesso a ação anti-inflamatória do euphol em ratos para encefalomielite autoimune experimental; descoberta pode revolucionar tratamento em humanos

A esclerose múltipla (EM) é uma grave e crônica doença inflamatória autoimune mediada por células do sistema nervoso central (CNS). A terapia existente hoje para tratamento dessa doença é parcialmente eficaz, mas está associada a efeitos secundários indesejáveis. A fim de acabar com os efeitos colaterais indesejados, os pesquisadores do laboratório KYolab, de Campinas, SP, estudaram alternativas para o combate à doença. Após pesquisas específicas, os profissionais descobriram que o princípio ativo natural Euphol, um álcool triterpeno tetracíclico encontrado na planta brasileira Aveloz, cujas propriedades farmacológicas incluem ação anti-inflamatória, pode representar uma molécula de interesse potencial para o tratamento de esclerose múltipla e outras TH17 medias por células de doenças inflamatórias.

A conclusão ocorreu após a equipe de pesquisadores realizar exaustivos testes em ratos, cujos resultados resultados mostraram que a administração oral de euphol reduz consistentemente e limita a gravidade e desenvolvimento de EAE.

Respostas imunológicas e inflamatórias foram avaliadas por PCR em tempo real, Western blot e ensaios de citometria de fluxo. Os dados mostram que o euphol atenua significativamente os sinais neurológicos da EAE. Estes efeitos benéficos do euphol parecem estar associados com a regulação negativa do mRNA e expressão de proteína de cerca de mediadores pró-inflamatórios, tais como TNF-a, óxido nítrico sintase indutível (iNOS) e ciclo-oxigenase-2 (COX-2) no SNC . Além disso, in vitro, o euphol inibiu consistentemente a resposta mediada por células T imune incluindo a produção de citocinas Th1 e TH17 em células de baço de animais não tratados na EAE. Da mesma forma, o tratamento por via oral euphol inibiu a infiltração de TH17 mielina células específicas para o SNC através da molécula de adesão, o antígeno associado à função de linfócitos 1 (LFA-1).




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas