Novidades
Academia se transforma em ambiente hi-tech

Fabricantes de equipamentos acompanham as tendências mundiais e garantem a permanência dos alunos nas aulas

As transformações tecnológicas e inovações do mundo moderno chegam cada vez mais rapidamente nas casas, carros, escritórios, e porque não, nas academias? Se antigamente nestes ambientes os freqüentadores estavam única e exclusivamente preocupados com a estética e a beleza, hoje este conceito mudou. Barras de ferro pesadas e desconfortáveis estão dando lugar a aparelhos confortáveis e seguros, atraentes e democráticos, cheios de recursos.

"Algumas academias já possuem aparelhos que possibilitam simular movimento de tênis e golfe por exemplo", garante a diretora Executiva da Fitness Brasil, Silvia de Féo. "A evolução tecnológica possibilita até simular movimentos de pesca, atraindo um público que há muito estava esquecido. É o caso das mulheres e idosos, hoje mais à vontade nestes ambientes. Esse público se acostuma mais rapidamente aos aparelhos com mudança de peso digital e luzes que indicam a velocidade ideal do movimento do que os antigos pesos e anilhas de ferro", justifica.

Quem estava acostumado com as academias restritas a homens e mulheres musculosos, hoje pode se assustar ao ver a sala repleta de pessoas magras, sem tantos músculos e até mesmo crianças, idosos e grávidas. Nos Estados Unidos, por exemplo, país conhecido pela vanguarda na musculação, a moda agora é a ginástica funcional, uma série de exercícios que visam a prática dos movimentos utilizados no dia-a-dia, com bolas, elásticos e até equipamentos específicos.

Malhação e entretenimento
"A academia está se tornando, cada vez mais, um centro de entretenimento, além de agrupar pessoas preocupadas com a saúde e bem-estar", explica Silvia. "Hoje até a mais simples sala de ginástica tem aparelho de som e televisão", complementa. Os fabricantes de equipamentos buscam na tecnologia uma saída para seduzir os freqüentadores das academias deixando-os mais modernos, como é o caso de elípticos com monitores LCD, esteiras que emitem aromas e bicicletas com ventilador, entre outros acessórios até pouco tempo inimagináveis. Tudo isso para manter o aluno mais tempo na sala.

Segundo Sílvia, "os empresários das academias estão cada vez mais ligados nas necessidades do seu público, alguns já se prepararam para a febre do Ipod, que virou commodity, e estudam formas de utilizar recursos da internet, uma tendência do mercado", complementa. A tendência é o entretenimento: aparelhos com jogos eletrônicos e outros recursos do tipo não devem demorar a chegar ao país.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas