Novidades
RN 259: Após um mês em vigor, balanço da Unimed-Rio é positivo. Sabe do que se trata? Veja aqui!

RN 259: Após um mês em vigor, balanço da Unimed-Rio é positivo

Em 19 de dezembro, entrou em vigor a Resolução Normativa 259/268 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estipula prazos para atendimento de beneficiários de planos de saúde em todo o território nacional. Um mês depois do início da exigência, o balanço da Unimed-Rio é bastante positivo.

Dos quase 850 mil clientes, apenas 71 (0,008%) entraram em contato com a cooperativa para solicitar agendamento de consulta ou exame. Um dos itens mais bem-sucedidos foi o de autorização para procedimentos e internação, que não registrou qualquer reclamação nesse período.

"Os cooperados estão mantendo suas agendas. Caso o cliente entre em contato com a Unimed-Rio informando que está com dificuldade de agendamento por falta de horário, tentamos localizar a especialidade que tenha agenda disponível", diz Vagner Lins, gerente executivo da Área de Relacionamento com Cooperado.

As especialidades e exames mais afetados por falta de horário foram o Teste Ergométrico (Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia - SADT), com quatro casos reportados, e Psiquiatria pediátrica, Psiquiatria e Acupuntura (cooperados), com dois casos cada. Além da falta de horário, houve quem relatasse dificuldade em relação à localização de prestadores para realização de determinados exames. Os maiores ofensores nesta situação no período foram a angiotomografia coronariana (SADT), com 13 casos, e a tomografia de coerência óptica (Hospitais), com cinco. A dificuldade, no entanto, tem uma explicação. Os exames citados foram incluídos no novo Rol de Procedimentos da ANS (RN 262), que entrou em vigor somente em 1º de janeiro deste ano.

Posicionamento da Unimed-Rio sobre os principais pontos da RN 259:

Consultas


A cooperativa tem a maior rede de médicos do município e não registra dificuldades neste sentido. Há, naturalmente, a concentração em alguns bairros com maior densidade, em especialidades mais usuais e em determinados médicos, mais renomados. Mas a rede da Unimed-Rio, com mais de 4.800 médicos ativos, é mais do que suficiente para garantir atendimento em prazo inferior ao exigido, como tem ocorrido.

Internações Eletivas

A Unimed-Rio, que já possuía prazos determinados para internações eletivas, continuará trabalhando com períodos mais curtos para este tipo de atendimento. A ANS exige 21 dias úteis para as internações eletivas, mas a Cooperativa irá trabalhar com um limite máximo de 21 dias corridos. Na prática, essas liberações têm acontecido em cerca de 15 dias.

Urgência e Emergência

No mesmo dia em que a RN entrou em vigor, foi inaugurada a segunda unidade de Pronto Atendimento da Unimed-Rio, no bairro de Copacabana, com capacidade instalada para 12 mil atendimentos por mês. Uma unidade semelhante já funciona na Barra da Tijuca desde outubro de 2010, com resultados, em termos de resolutividade, quatro vezes superiores aos da rede terceirizada. O PA Barra atingiu a marca histórica de 100 mil atendimentos de urgência e emergência em janeiro. Além disso, o tempo de espera dos clientes na unidade é expressivamente menor do que nas emergências de Hospitais.

Procedimentos de Alta Complexidade

A Unimed-Rio também opera com prazos já inferiores aos exigidos. A principal preocupação da operadora diz respeito à correção e completude dos pedidos por parte dos médicos, que podem provocam atrasos, e o uso de materiais médicos, particularmente Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).

Além de representarem um custo extremamente significativo, muitos destes materiais possuem prazos diferenciados para aquisição e disponibilização. O contato e o acompanhamento do médico assistente é fundamental para garantir a melhor opção para o cliente. Desde 2004, a Unimed-Rio trabalha com comissões médicas especializadas, que utilizam critérios da Medicina Baseada em Evidência e dialoga com as principais sociedades médicas para equacionar os pedidos de materiais para procedimentos de alta complexidade.

Veja aqui os prazos estipulados pela ANS:

Serviços Prazos (dias úteis)

Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia 7

Consulta nas demais especialidades médicas 14

Consulta/sessão com fonoaudiólogo 10

Consulta/sessão com nutricionista 10

Consulta/sessão com psicólogo 10

Consulta/sessão com terapeuta ocupacional 10

Consulta/sessão com fisioterapeuta 10

Consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista 7

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial 3

Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial 10

Procedimentos de alta complexidade - PAC 21

Atendimento em regime de hospital - dia 10

Atendimento em regime de internação eletiva 21

Urgência e emergência Imediato

Consulta de retorno A critério do profissional




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas