Novidades
Fluxo menstrual precisa de atenção

Congresso Internacional no Rio aborda avanços no tratamento do sangramento uterino anormal

Sangramento irregular fora do período da menstruação e fluxo menstrual intenso podem ser sinais de sangramento uterino anormal (SUA). Trata-se de uma disfunção muito comum que acomete desde adolescentes até mulheres na menopausa. De acordo com os especialistas, ele é responsável por um quinto das consultas ginecológicas e a maior preocupação deve ser em torno do que ele pode estar anunciando. “Conforme a mulher vai ficando mais velha, mais grave pode ser o problema responsável pelo sangramento. Ele pode variar entre uma hiperplasia do endométrio (crescimento exagerado) até um câncer”, explica o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira, presidente do 1º Congresso Internacional de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva e do 4º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose (Sobenge), que acontecem entre os dias 27 e 30 de setembro, de quarta a domingo, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Entre os temas abordados estão os avanços no tratamento do sangramento uterino anormal.

Nas adolescentes, esse tipo de sangramento pode estar relacionado a alguma doença associada à deficiência na coagulação do sangue como a hemofilia e, mais raramente, à leucemia. Mulheres mais velhas, ao apresentarem a disfunção, devem se preocupar com a possível presença de um mioma, tumor ou pólipo. “Já aquelas que saíram do período reprodutivo devem dispor de atenção especial, pois, nestes casos, existe o risco do estabelecimento de um câncer de endométrio”, esclarece o especialista Marco de Oliveira, que é chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj.

O tratamento é feito de acordo com a causa, levando-se em consideração a idade da paciente. Em alguns casos, a cirurgia minimamente invasiva é uma alternativa satisfatória para as mulheres que precisam preservar o útero ou que tenham risco cirúrgico elevado.

As causas do sangramento uterino anormal podem estar relacionadas tanto a fatores físicos quanto hormonais. Quando causado por problemas físicos, pode ser conseqüência também da gravidez, lesões na vagina - um abuso sexual, por exemplo - e do colo uterino, câncer no endométrio ou tumores ovarianos produtores de hormônios. Em 75% dos casos, no entanto, é causado por alterações da fisiologia dos hormônios sexuais sobre o endométrio. Neste caso, a disfunção é chamada de sangramento uterino disfuncional (SUD). “A maioria dos sangramentos uterinos anormais é do tipo disfuncional, mas este diagnóstico somente é feito quando todas as outras possibilidades são descartadas”, esclarece Marco Aurélio. Entre as causas clínicas estão o hipo ou hipertireoidismo, insuficiência renal e hepática, uso de medicação anticoagulante e tumores de supra-renal produtores de hormônios.

Congresso de Ginecologia no Rio

Estão abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva (ICMIGS, na sigla em inglês) e para o IV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose (Sobenge), que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Trata-se do maior congresso sobre o assunto no estado e será presidido pelo especialista Marco Aurélio Pinho de Oliveira. Na programação científica, constam os temas: endometriose, sangramento uterino anormal, miomas, histerectomia, oncologia, aderências, massas anexais, infertilidade, dor pélvica, prolapso genital e uroginecologia. O evento foi reconhecido pela Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) como de importante relevância para a atualização dos profissionais de saúde.

Serviço:
ICMIGS – International Congress of Minimally Invasive Gynecologic Surgery

Congresso Internacional de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva
IV Congresso Brasileiro da Sobenge
Data: 27 a 30 de setembro de 2006
Local: Hotel Intercontinental - Rio de Janeiro – Brasil
Inscrições e informações: www.icmigs2006.com.br e www.sobenge.com.br.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas