Novidades
Diminuição dos erros de medicação

SISTEMA PARA REDUZIR ERROS DE MEDICAÇÃO

Novo método de identificação de soluções injetáveis aumenta a segurança dos pacientes

A Baxter trouxe na Feira HOSPITALAR 2009 um novo sistema de codificação para identificação de soluções intravenosas que ajudará a reduzir o risco dos erros de medicação.

O lançamento do novo processo de identificação ocorre no momento em que o Ministério da Saúde estuda a implantação no país de um sistema tecnológico mais aprimorado para rastreamento da produção, administração, consumo e armazenamento de medicamentos.

Nos Estados Unidos, os erros de medicação atingem mais de 1,5 milhão de pessoas por ano, segundo o National Institute of Medicine (IOM), e são responsáveis por cerca de 20% dos eventos adversos registrados com pacientes sob cuidados médicos. Mais de 50% dos erros ocorrem no momento da dispensação e administração dos medicamentos e aproximadamente dois terços deles estão relacionados a doses erradas. Erros de prescrição, formulação e manipulação incorretos são outras causas do problema, de acordo com o IOM.

“A morte é a conseqüência mais trágica dos erros de medicação, que também podem deixar seqüelas graves, além de aumentar o período de internação, demandar tratamentos adicionais e elevar custos”, afirma o médico Idal Beer, intensivista do Hospital Albert Einstein e gerente clínico da Baxter.

Como funciona

Denominado data matrix, o novo sistema de identificação de soluções injetáveis é um aperfeiçoamento do código de barras tradicional. Inclui informações detalhadas sobre o produto, como país de origem, fabricante, data de validade, dosagem, lote, entre outros. O escaneamento do novo sistema de codificação permite que cada medicamento seja acompanhado do momento em que é fabricado até ser administrado no paciente, inclusive quando está sendo processado e manuseado na farmácia do hospital ou pela equipe de enfermagem.

“Médicos, enfermeiros e farmacêuticos podem conferir se a prescrição foi cumprida corretamente e se o paciente recebeu a medicação certa. É um sistema de rastreamento e controle que permite a máxima precisão possível”, explica Beer.

No caso dos hospitais que ainda não implementaram a nova tecnologia e necessitam de um período de adaptação, a Baxter manterá os dois sistemas de identificação dos seus produtos.

Para reforçar ainda mais a segurança dos pacientes, além do data matrix a Baxter também diferencia suas bolsas de soluções intravenosas aplicando cores diferentes aos códigos de barra das soluções. A cada categoria de produto – como soro fisiológico, glicose ou ringer (eletrólitos) – é atribuída uma cor específica, facilmente identificável pelas equipes dos hospitais que utilizam essas medicações.

Resultado prático

Um dos hospitais mais avançados na implantação do data matrix é o Oswaldo Cruz, em São Paulo, que adotou a nova tecnologia em maio de 2008. Ao receber cada medicamento do fornecedor, o hospital o identifica com o código data matrix, que, conforme padrão internacional, contém informações sobre o produto, lote e validade. Isso permite que, no processo de distribuição no hospital, estes dados sejam cruzados com a solicitação médica e que seja rastreado o que foi dispensado a cada paciente. Dessa forma, o controle ocorre até a beira do leito, assegurando a administração correta do medicamento.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas