Novidades
Pesquisa identifica como a população percebe os sinais do corpo saudável. Vejam aqui!

17/06/2014


Oito aspectos do corpo bem nutrido de A a Zinco são relacionados à qualidade da alimentação e sentidos de forma diferente por homens e mulheres


Crises de mau humor, dificuldade para dormir, falta de disposição e imunidade baixa são alguns dos sinais de alerta emitidos pelo corpo quando algo não vai bem. Mas, embora esses e outros problemas estejam diretamente relacionados aos hábitos alimentares, a associação não é óbvia para todos, sobretudo quando as pessoas acreditam seguir uma dieta adequada.

A Pesquisa Manifesto do Corpo Saudável, desenvolvida pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), em parceria com o multivitamínico Centrum, investiga essas contradições. O levantamento, que ouviu 500 homens e mulheres acima de 18 anos das classes ABC, desvenda como o brasileiro com acesso à internet se sente em relação aos oito sinais corpo saudável – disposição, imunidade, bom humor, cabelo, pele e unhas saudáveis, sono restaurador, apetite regular, bom funcionamento intestinal e ossos e dentes fortes. A pesquisa revela ainda como essa população percebe os impactos negativos da dieta inadequada em sua saúde e bem-estar.

Mesmo não consumindo frutas, verduras e legumes regularmente, comendo poucos alimentos integrais e ingerindo muita comida industrializada e fast food, 68% dos brasileiros com acesso à internet afirmam que sua alimentação é saudável, entretanto:

• menos de um terço ingere 6 porções de frutas, verduras e legumes por dia;

• 59% não comem alimentos integrais mais de três vezes/semana;

• 47% consomem produtos industrializados (congelados, salgadinhos, chocolates, bolachas e refrigerantes) mais de três vezes/semana;

• 23% optam pelo fast food mais de duas vezes/semana.


“As pessoas sabem o que precisam fazer para ter uma alimentação melhor, mas não aplicam esse conhecimento no dia a dia e os dados da pesquisa comprovam isso”, afirma a nutróloga Valéria Goulart, membro da ABRAN.

Mesmo entre quem afirma ter uma alimentação saudável – 71% dos homens e 65% das mulheres –, o levantamento demonstra que apenas uma parcela de fato consegue manter hábitos alimentares capazes de fornecer todos os micronutrientes (vitaminas e minerais) necessários para assegurar o bom funcionamento do organismo. Já é sabido que homens e mulheres têm necessidades nutricionais distintas e a forma como cada um cuida da alimentação também, como revela a pesquisa:

Entre os que consideram sua alimentação saudávelHomensMulheres
comem 6 porções de frutas, verduras e legumes por dia.29%31%
consomem produtos industrializados mais de três vezes/semana.46%48%
optam pelo fast food mais de duas vezes/ semana.22%24%
não comem produtos integrais mais de três vezes/semana.42%41%
bebem mais de 2 litros de água por dia.69%56%


A carência de micronutrientes, conhecida como síndrome da fome oculta, colabora para o desenvolvimento de diversas doenças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS-2004)1 revelam que uma em cada quatro pessoas sofre desse problema. Para ajudar a contornar esse cenário, a ABRAN e Centrum desenvolveram estudos que resultaram no lançamento do Manifesto do Corpo Saudável, em 2013, ferramenta para alertar e conscientizar a população sobre a importância dos hábitos alimentares.


Sinais do Corpo Saudável

Em média, cada pessoa elencou quatro sinais que o corpo dá quando está mal nutrido. De acordo com a pesquisa, mau humor, sono, cansaço e apetite irregular foram os problemas mais vivenciados pelos entrevistados nos 30 dias anteriores à realização da enquete.

Quando questionados sobre a correlação entre os oito sinais e a alimentação, mau funcionamento intestinal, unhas quebradiças, apetite irregular e pele sem viço foram os mais mencionados.

Ao analisar as informações por gênero, os problemas mais mencionados são parecidos. Os três sintomas mais citados pelas mulheres foram mau humor, sono interrompido e apetite irregular. Já os mais relatados por eles foram mau humor, sono interrompido e cansaço. Apesar disso, a percepção dos oito sinais do corpo saudável é diferente entre os grupos. Entre o universo de entrevistados que disseram ter problemas com pele, cabelo e unhas, a maioria é mulher.

Relato dos sinais do corpo saudável por gênero nos últimos 30 dias

53% dos entrevistados enfrentaram momentos de mau humor, sendo que desse universo,

59% são mulheres

41% são homens

50% dos pesquisados passaram por noites de sono interrompido, sendo que desse total,

58% são mulheres

42% são homens

49% dos entrevistados sentiram cansaço sem razão aparente, sendo que desse universo,

56% são mulheres

44% são homens

48% dos pesquisados tiveram apetite irregular (comendo mais ou menos do que o normal), sendo que desse total,

57% são mulheres

43% são homens

35% dos entrevistados tiveram mau funcionamento do intestino, sendo que desse universo,

57% são mulheres

43% são homens

29% dos pesquisados sentiram seu cabelo mais quebradiço e opaco, sendo que desse total,

72% são mulheres

28% são homens

25% dos entrevistados acharam a pele sem brilho e viço, sendo que desse universo,

69% são mulheres

31% são homens

25% dos pesquisados notaram a unha quebradiça, sendo que desse total,

88% são mulheres

12% são homens

15% dos entrevistados ficaram mais doentes que o normal, sendo que desse universo,

59% são mulheres

41% são homens

15% dos pesquisados tiveram problemas com ossos e dentes, sendo que desse total,

57% são mulheres

43% são homens



Homens e mulheres têm hábitos alimentares e necessidades nutricionais específicas, assim a complementação da alimentação com um multivitamínico também deve ser adequada a essas diferenças e deficiências nutricionais.

O levantamento demonstra que os pesquisados são conscientes sobre a importância da alimentação para o bem-estar, mas têm dificuldade em manter a dieta. “Sem consumir frutas, legumes, verduras e alimentos integrais fica difícil conseguir todos os nutrientes de que se precisa para ter uma boa qualidade de vida”, explica a nutróloga. Complementar a alimentação com multivitamínicos, mesmo que provisoriamente é uma alternativa para conseguir os micronutrientes de que o corpo necessita. “Muitas vezes, após o uso do multivitamínico, a pessoa percebe que está se sentindo melhor, entende a importância da alimentação e passa a tentar adotar bons hábitos alimentares”, continua a especialista.


Metodologia

A Pesquisa Manifesto do Corpo Saudável foi elaborada para entender, junto ao brasileiro com acesso à internet, os sinais do Manifesto do Corpo Saudável através de questões sobre hábitos alimentares e problemas de saúde. Foi idealizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), em parceria com o multivitamínico Centrum, e realizada pelo Instituto Qualibest.

O estudo quantitativo online foi feito a partir de questionário de autopreenchimento, estruturado via Web, com painelistas do Instituto QualiBest. Foram realizadas 500 entrevistas com homens e mulheres acima de 18 anos, das classes ABC (Critério Brasil), em todo o País, com amostra proporcional à distribuição da população internauta brasileira, por região demográfica. As entrevistas foram aplicadas entre 12 e 14 de maio de 2014. A margem de confiança é de 95%.


Referências:
1 - World Health Organization – 2003 http://www.who.int/dietphysicalactivity/publications/f&v_promotion_initiative_report.pdf




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas