Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


O que aprendi sobre vida, carreira, felicidade e sucesso?

10/01/2014



Esta pergunta foi feita num grande evento na cidade de Ribeirão Preto. Cerca de 2 mil, empresários, personalidades de sucesso. E minha missão era responder o que eu aprendi, a partir de tantas adversidades sobre a vida, os negócios, a felicidade e o tal do sucesso.

Pergunta fácil, resposta difícil. Muita curiosidade de todos. Os aprendizados da vida são constantes, mas transformá-los numa peça pedagógica é bem complicado. E o mais complexo de tudo é que não paramos de aprender, e como não chegamos ao final da linha da vida, algumas conclusões antecipadas podem ser totalmente equivocadas.

Por isso sábios gregos já conjecturavam que sucesso e felicidade eram coisas só possíveis de serem auferidas após a morte. Diziam eles que alguma coisa que ocorresse um minuto antes da morte de uma pessoa poderia transformar tudo o que se havia imaginado como sucesso em fracasso e, mesmo uma vida que poderia ser considera da uma derrota, numa grande vitória.

Mas vamos ver por partes. Pegar períodos e fases já concluídas. O que aprendi como menino, com o rosto queimado? Aprendi que o maior preconceito do mundo é aquele que formamos e forjamos dentro dos nossos sentimentos. Aprendi que Bullying agride, mas também ensina a resistência, a defesa, e nos prepara para provocações muito mais sutis, ferinas e mesmo polidas, no futuro. E ainda mais, reparei ao longo de todos esses anos que aqueles que mexeram com as queimaduras do meu rosto rindo e apontando foram poucos, mas esses eram sempre os feios, muito feios geneticamente falando, nunca bonitos!

Aprendi enquanto menino que podemos fazer grandes e espetaculares amigos, e que nossas deficiências aparentes e físicas não nos impedem de termos uma vida feliz, intensa e de brincar com tudo e com todos. Enquanto criança nos hospitais públicos por onde passei, anos e anos semi-internado, dos 4 até os 16 anos, aprendi que existem sofrimen tos imensos, mas existem seres humanos sensacionais que conseguem fazer de um fim de vida um exemplo de carinho e amor. Vi e senti olhares plenos de amor e de solidariedade de gente humilde.

Senti a força de corajosos, e ouvi conselhos dignos e sensacionais sobre a vida. Aprendi também que maldade existe, que violentos e cruéis fazem parte de um pequeno percentual humano, e que podem vir a dominar e influenciar muitos, se ficarem sem o contraponto, e sem a luta dos bons. Como criança aprendi que muitas famílias podem ser nossas famílias. Como filho adotivo aprendi que pais e mães que adotam podem amar intensamente mais do que os biológicos.

Como jovem aprendi que a música salva. Que poder criar eleva a autoestima e que a beleza pode ser inventada nas obras e essa beleza se transfere mesmo para um rosto queimado como o meu. Como jovem descobri que nos transformamos na qualidade das relações e dos ambientes onde convivemos. Aprendi que precisamos nos expor a tu do, ou quase tudo, mas que saber voltar aos fundamentos da Dignidade humana exige o aprendizado e o ensinamento de valores.

Como homem descobri que mulheres belas não se apaixonam só pelos galãs, e que mesmo com meu rosto deformado me apaixonei e fui amado por belas mulheres. Como profissional e executivo aprendi que se trabalharmos convictos de estarmos pensando na empresa em primeiro lugar, nada irá possibilitar o atraso das nossas carreiras. Que se colocarmos a sociedade, o país e o planeta acima de tudo iremos colher de um sucesso inevitável. Pensar como dono, fundamental. Liderar com amor e apaixonado pelas equipes promove êxitos impressionantes. Como alto executivo aprendi que os resultados contam, mas que os meios utilizados para atingi-los contam muito mais, ao longo do tempo. Como professor aprendi que quanto mais posso doar mais a vida cisma de me retornar.

Na vida aprendi que perdoar é sábio, mesmo se não pudermos esquecer. E que esquecer pode nos salvar. Já como um velho acadêmico, escritor e palestrante continuo aprendendo que as lições mais fundamentais são as das crianças. Que a criança pura revela a proximidade da alma. E aprendo todo dia com seres humanos que carregam vivas dentro de si as suas crianças interiores, não importa sua idade física. Não existe velho para uma alma que voa e brinca de esconde esconde e pega pega no universo.

Hoje, o maior de todos os aprendizados continua sendo a certeza das nossas imperfeições. A consciência da nossa necessária humildade, e os segredos do aprender a aprender com outros humanos admiráveis. Devo o que sou a construção de retalhos humanos que foram costurados e tecidos em mim. Desde a vida que me foi dada pela mãe biológica, pela coragem dos imigrantes pais adotivos e pelos amigos, conhecidos e anônimos com os quais aprendi centímetros novos no cerzir das colchas de retalho, no patchworking que nos transformamos.

A todos convido à expulsão do medo, e um con vite a pular nas ondas mutantes dos mares das vidas, segurando pela mão, na mão de um pai valente que espera seu filho possa um dia também saltar, conduzindo pelas suas mãos outras crianças, outros seres e que essa corrente, esse embate de rochas e ondas jamais seja vencido pela omissão das ostras ou pela acomodação do limo escorregadio...

Descobri que felicidade antecede sucesso, mas que o sucesso precisa recompensar a felicidade, que sofrimento só é sofrimento se não tivermos um sentido e um significado que valha a pena perseguir.

Amor surpreende e revigora. Ame, como Edith Piaf ensinou... Ame. Um brinde à vida, e o futuro que venha, e ele virá, e esse futuro vem carregado de imprevisibilidades, recheado de acasos. Mas, como ele virá mesmo, que venha então o futuro... Mas que nos venha pela frente. Feliz 2014!



Por: José Luiz Tejon Megido



Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas