Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Talento garante o sucesso desejado e recolocação no mercado?

09/09/2013

O desafio de encontrar seu lugar no mercado profissional



“Tenha sucesso e sempre haverá tolos para dizer que você tem talento” disse Édouard Pailleron

Será que realmente ter TALENTO garante a você o sucesso desejado? Caê Nóbrega, especialista em liderança explica que “essa confusão é comum e faz com que muitas pessoas associem sucesso a TALENTO, só que uma coisa não está necessariamente ligada à outra, uma vez que eu e você com certeza conhecemos muitas pessoas que o possui e jamais chegaram ao sucesso.”

Você já se perguntou se seus ideais se encaixam com a vida que está levando? Você está satisfeito com sua carreira, emprego ou profissão? Você tem a sensação de que poderia assumir outras funções, mas não sabe por onde começar?

Eduardo Ferraz, Consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos esclarece que “muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza se está no lugar mais adequado e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira. Toda essa angústia é gerada pelo autoconhecimento limitado que induz a falsas expectativas, decisões equivocadas e, consequentemente, a resultados ruins.

Pense bem: o que o faz diferente da maioria? Quais são suas características mais marcantes? Que ferramentas você possui para conseguir as coisas que almeja? O que gostaria de mudar?

Na sequência, Eduardo Ferraz lista um resumo de dez passos para encontrar seu lugar no mercado profissional e obter excelentes resultados:

1- Conheça sua personalidade
Tudo o que você conseguiu até agora e tudo o que ainda espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade. Na verdade, ela é seu patrimônio mais importante. Portanto, é fundamental estudá-la a fundo, pois o autoconhecimento lhe dará o poder de decidir o que fazer de sua vida.

2- Controle seus filtros
Criamos filtros mentais que distorcem nossa visão da realidade para que nos sintamos mais seguros e protegidos. O problema é que eles nos induzem a muitas tomadas de ação equivocadas. Quanto mais você prestar atenção em seus filtros, menos efeitos negativos eles terão.


3- Aproveite seu perfil
Como você costuma ser? Mandão ou obediente? Sociável ou tímido? Calmo ou agitado? Rígido ou flexível? Para se posicionar no lugar mais adequado é fundamental que você conheça seu perfil comportamental e utilize suas características mais marcantes pelo maior tempo possível.


4- Satisfaça suas motivações
Não force sua natureza! Para ser produtivo é fundamental que você saiba os fatores que o motivam mais intensamente. Dinheiro, segurança, fama ou autonomia não funcionam igualmente para todos. Satisfazer seus anseios, muitas vezes inconscientes, fará muita diferença.


5-Use seus talentos
Será essencial que você descubra as atividades em que você se destaca naturalmente. Quanto mais você conseguir usar seus talentos e habilidades, mais fáceis as coisas serão. Por isso demonstre suas habilidades em todas as situações possíveis, sem se esquecer que elas precisarão ser aprimoradas continuamente.


6- Intensifique suas atitudes positivas
Suas atitudes positivas funcionam como o pedal do acelerador para você se posicionar mais rápido onde almeja. O problema é que muita gente parece ter vergonha de mostrar suas qualidades e isso é um grande equívoco. Quando suas atitudes positivas são utilizadas e reconhecidas, sua carreira toma um impulso muito maior.


7-Reduza seus pontos fracos
Pontos fracos só são limitantes se estiverem prejudicando seu desempenho. É essencial identificá-los e ajustá-los para que você não fique estacionado, pois eles funcionam como um freio de mão puxado e, em alguns casos, podem destruir sua carreira. Fique atento para que diminuam a cada dia.


8- Invista no que vale a pena
Estudando como se formou sua personalidade, você verá que existem comportamentos que podem ser alterados e outros quase imutáveis. Entender o que é possível mudar e o que deveria ser aceito será fundamental, pois você poderá usar sua energia para obter o melhor de si, sem desperdiçá-la com o que não vale a pena.


9- Faça prática deliberada
Depois de identificar qual é o seu “lugar certo” você precisará se esforçar para chegar lá. Para isso, precisará aprimorar-se tecnicamente em sua profissão. Prática deliberada é todo preparo, esforço e treinamento que você faz especificamente para melhorar seu desempenho. Muita prática deliberada significará melhor desempenho. “Toneladas” de prática deliberada resultará na excelência.


10- Mostre-se
Agora é hora de mostrar ao mundo quem você é, buscando lugares em que seu estilo seja melhor aproveitado. Sugiro que você seja explícito ao divulgar as principais características de sua personalidade, inclusive no currículo.

Os recrutadores adoram, pois conseguem extrair muito mais informações de quem tem um bom autoconhecimento.


Qual seria então seu maior problema em se recolocar e voltar a brilhar?

Caê Nóbrega diz: “gosto muito da definição que TALENTO, te dá uma vantagem inicial e que você precisa continuar a trabalhar nele para que essa vantagem não se perca ao longo de sua jornada. O caminho mais difícil do sucesso é o de continuar a mantê-lo. Algumas pessoas se apoiam totalmente em seus talentos e acreditam que somente eles as conduzirão aos patamares de sucessos desejados.”

O que separa a pessoa talentosa da bem sucedida é o trabalho duro escondido por trás desse TALENTO. É quando se entende como pode desenvolvê-los e faz a importante escolha de trabalhá-los para atingir alta performance.

“O preço desta conquista pode não ser baixo, mas o fruto pode potencializar uma atitude que pode fazer a diferença entre 10 ou entre 10.000 profissionais, cabendo a escolha para você”, explica Caê.


Abrindo o Baú de Talentos:

a) Se for verdade que todos nós temos talentos, quais são os seus maiores talentos?
Se tiver dificuldades, pergunte para 5 pessoas próximas quais são seus maiores talentos.

b) É comum pessoas focarem a maior parte de seu tempo para desenvolverem seus pontos fracos!
Quando refere-se a questões de atitude e caráter a discussão caminha para um lado e quando há o ponto fraco refere-se a Habilidades, a reflexão que quero que você faça é a seguinte:


Caê conta que de acordo com o John C. Maxwell em seu Livro “ Talento não é Tudo”, em uma escala de 0 a 10, é comum uma pessoa trabalhar duro e subir 2 ou até 3 pontos.

Caê exemplifica: “em uma habilidade como Organização, tendo uma nota 4 em sua avaliação de performance, com muito esforço, plano de ação e Coaching essa pessoa poderá aumentar sua avaliação para uma nota entre 6 ou 7, de acordo com John C. Maxwell.”

A pergunta e Reflexão é: Porque não investir mais tempo nos pontos fortes como Criatividade ou Comunicação que ela possui nota 8 e pode chegar a 9 ou até 10?

A maioria das pessoas busca desenvolver os TALENTOS que não possui para tentar ser alguém que não é! (Anônimo)



Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas