Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


6 passos para se tornar um profissional INOVADOR!

03/08/2015

A importância da Inovação na carreira e nos negócios!



Uma pesquisa recente da consultoria PwC apontou que 64% dos presidentes de empresas consideram a capacidade de inovar mais importante do que a eficiência operacional dos funcionários.

Mas, afinal, o que é inovar? Segundo André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, inovar é estar constantemente atualizado com as transformações do seu ramo de atuação e antecipar tendências. É encontrar soluções que trazem mais benefícios para pequenos ou grandes problemas ou mesmo buscar uma maneira nova de resolver um mesmo problema, otimizando o resultado e agregando valores.

Ele explica que, ao contrário do que muitos acreditam, inovar não significa, necessariamente, reinventar alguma coisa, mas sim quebrar padrões e resolver problemas ou mesmo se antecipar a eles. André ressalta que o processo de inovação não é algo sem método, ao contrário, ele pode e deve seguir etapas: “Para inovar, em primeiro lugar é preciso entender quais são os obstáculos que sua empresa tem que superar para atingir os mercados que deseja. O próximo passo é conhecer as tecnologias necessárias para a implementação do processo, trazê-las para a empresa e entender como aplicá-las. Com a tecnologia aplicada, é hora de avaliar os resultados que a inovação trouxe para a organização e, a partir dos dados obtidos, entender como prosseguir no processo de inovação”.

Para quem deseja se destacar na carreira e nos negócios, o especialista aponta os seis passos necessários para se tornar um profissional inovador:


1. Arrisque: Toda inovação traz em si um pouco de incerteza, mas é preciso ser otimista e arriscar para que o processo de inovar se realize. O profissional inovador sabe que é necessário enxergar o copo meio cheio ao invés de meio vazio para intuir novos caminhos e buscar soluções para os problemas.

2. Motive-se: A automotivação é fundamental tanto para você quanto para sua equipe. Mudanças exigem quebra de paradigmas e normalmente geram desconfiança, porque sair da zona de conforto é difícil para muita gente. Quando você se mantém motivado, contagia aos demais e isso retorna para todos em forma de resultados.

3. Comprometa-se: Mudanças exigem persistência e resiliência. Para inovar é preciso manter o foco e a responsabilidade na criação do novo processo, com comprometimento e muita disciplina.


4. Olhe o todo: Para inovar em qualquer tipo de processo é preciso olhar para o cenário completo onde ele se insere. Somente com uma visão global da área de atuação é possível avaliar o que pode ser melhorado ou transformado.

5. Seja seguro: Para inovar em uma empresa é preciso convencer os demais envolvidos dos benefícios que o processo trará. Para isso, é fundamental estar seguro quanto a importância do que se propõe e passar segurança ao falar sobre o assunto. O caminho mais simples para adquirir esta confiança é estudar muito sobre o tema e suas variáveis.

6. Compartilhe: Para ganhar a validação necessária para que sua ideia seja executada é muito importante saber dividir. Quando você se mostra aberto ao diálogo, ao compartilhamento e à colaboração, consegue engajar outros para apoiarem sua ideia.

André Galassi complementa: “Vivemos em um momento de instabilidades econômicas e mudanças rápidas. Neste cenário, inovação é fundamental. Inovar é cuidar para que as organizações permaneçam competitivas, os negócios permaneçam vivos e o planeta mais sustentável”.





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas