Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


30 anos, e agora? Como superar a pressão para casar?

02/06/2014

Você já tem 30 anos e não tem namorado? Pensa em ter filhos, mas está preocupada com a idade chegando? Essa é uma questão em que a maioria das mulheres que se encontram próximo aos 30 anos se depara. Em alguns casos, pode até desencadear quadros de ansiedade e até depressão devido às cobranças externas e até mesmo a autocobrança.

Segundo a psicóloga Cynthia Boscovich, a crise dos 30 é um assunto vivenciado por muitas mulheres, mas quando se vive com equilíbrio, pode reverter em muitas conquistas. “As mulheres sentem-se pressionadas em atender a expectativas da sociedade, que intitulou que aos 30 anos elas devem estar casadas, planejando ter filhos e com a carreira construída”, explica a psicóloga.



Mulher de 30 sem crise

Uma das alternativas para evitar os conflitos é o autoconhecimento.

“As mulheres com idade próxima aos 30 anos, podem sentir algumas frustrações ligadas aos objetivos que estabeleceram para suas vidas. Constituir uma família, comprar uma casa, fazer a viagem dos sonhos, e realizar-se profissionalmente são prioridades na vida de muitas. O fato de não conseguir realizar qualquer um desses planos, favorece uma sensação de vazio que pode aumentar com a idade”, ressalta a psicóloga, Cynthia Boscovich.

Essas frustrações podem desencadear diversos aspectos, como no profissional e no emocional:


Casamentos

O casamento ou uma relação estável pode ser uma das principais causas que permeiam a crise dos 30 anos.

Algumas não querem abrir mão da sua liberdade em função de uma relação, outras se queixam que precisam com “urgência” se casar porque a maioria das pessoas com quem convivem já se casou.

Esqueça esses paradigmas e não tenha pressa. “É importante entrar em contato com o que espera para si mesma. Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar nas exigências e com isso estar fechada até para conhecer alguém que em um primeiro momento possa não ser interessante. Entretanto também, não é preciso casar com o primeiro que aparecer, é imprescindível esperar pelo momento certo para não cometer nenhum arrependimento depois.



Filhos

Diferentemente dos homens, a mulher após os trinta anos, passa a ter um envelhecimento dos óvulos e com o passar do tempo as chances de se engravidar naturalmente diminuem. “Devido a isso, muitas mulheres sentem-se angustiadas por não se encontrarem em um relacionamento que a permitam planejar ter filhos. A busca por um processo de análise ou psicoterapia pode ser muito importante nesse momento, pois o autoconhecimento permite entrar em contato com vários aspectos que até então não eram tão relevantes”, comenta Cynthia.


Vaidade

Quando se trata de beleza as mulheres ficam muito preocupadas com a aparência estética e até mesmo com a sua autoestima.

“É comum nos depararmos com mulheres de 30 anos se comparando com mulheres mais novas. O fato de se comparar com outras mulheres pode estar relacionado ao fato de não se aceitar do jeito que é. Um processo analítico pode colaborar muito para a aceitação de si mesma”, destaca Cynthia Boscovich.

Conheça os cincos passos para driblar os 30 anos:


1. Não se julgue tanto

Algumas mulheres sentem culpadas por não ter conseguido alcançar os seus objetivos. Pare de se culpar, isso não faz bem para você. Enfrente e aceite a sua realidade é a melhor maneira de seguir em frente e recuperar a autoestima.


2. Ainda dá tempo

O seu maior sonho é casar? Então, não fique parada, mexa-se em busca desse objetivo. Mas, não vale ficar obcecada, saia com suas amigas, esteja disponível para conhecer pessoas;


3. De repente 30

Pergunte-se: O que você realmente quer para a sua vida neste momento? Avalie suas prioridades e veja se você está no caminho certo. Não tenha medo. Nem sempre o que é ideal para um é ideal para você também;


4. Ser Mãe

Ter filhos com 30 anos é ótimo, pois você já está madura para encarar as responsabilidades, além de, ainda ser jovem e aproveitar melhor o crescimento do seu filhote. Porém, você deve questionar antes se está preparada para mudar a sua vida totalmente e dedicá-la a uma criança que requer cuidados exclusivos ao nascer e que perduram por muito tempo;


5. Assuma que você é uma mulher

Os homens não vão mais te olhar com uma “menina”, agora você é uma mulher e isso só conta a seu favor. Aproprie-se das suas qualidades, não tenha medo de se olhar no espelho. E lembre-se: Seja sempre confiante e aproveite os seus 30 anos.


Quer ver mais sobre COMPORTAMENTO?

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas