Colunistas

Prof. Dr. Mauro Fisberg - CRM 28119-SP
Pediatria e Nutrologia
Artigos | Currículo   

A importância do Café da Manhã

10/06


Dr. Mauro Fisberg, explica o porquê do café da manhã ser tão importante!





A adolescência, período da segunda década de vida do homem, é considerada como a verdadeira e autêntica fase evolutiva do ser humano, que deve ser analisada desde os vértices biológicos, social e psicológico, de forma a integrá-los na compreensão da personalidade adolescente dos dias de hoje. Os hábitos de alimentação às vezes excessivos ou diminuídos, adotados durante a adolescência, podem contribuir para várias doenças debilitantes.

No Brasil são poucos os estudos que analisam o hábito do consumo do café da manhã neste estágio de vida. Sabe-se que a ingestão desta refeição é importante para o desenvolvimento e crescimento saudável de crianças e adolescentes, pois está vinculado à nutrição adequada, entretanto, estes grupos omitem mais frequentemente o café da manhã do que qualquer outra refeição.

Para alguns adolescentes, omitir o café da manhã está associado com a diminuição do peso corporal, o que é errado, pois tem sido demonstrado que o consumo do café da manhã contribui para uma melhor seleção do alimento no restante do dia e na qualidade nutricional da dieta, sendo que os que não consomem, demonstram um fracasso para compensar, em outras refeições, o potencial perdido de nutrientes e energia, levando ao maior risco de excesso de peso. Alguns estudos demonstram que crianças e adolescentes que não fazem a primeira refeição têm quase o dobro de probabilidade de ter excesso de peso.

O café da manhã contribui de forma qualitativa e quantitativa como a ingestão dietética diária de crianças e adolescentes, fornecendo energia, proteína, carboidrato e micronutrientes, aumentando a probabilidade de alcançar os requerimentos nutricionais e, consequentemente, diminuindo a probabilidade de excesso de peso.

A influência cultural no hábito do café da manhã é inegável e existem notáveis diferenças tanto no tipo de alimentos que o compõe, como em sua composição nutricional, e o seu significado. Enquanto em algumas culturas representa a refeição de maior importância ao longo do dia, em outras, considera-se uma refeição opcional, habitualmente composta por alimentos simples e de rápida preparação. Porém, nota-se que é culturalmente aceita a necessidade de começar o dia ingerindo alimentos.

A omissão do café da manhã tem aumentado significativamente entre adolescentes, chegando a quase 30% do grupo, que não faz uma refeição completa, com lácteos, cereais e frutas. Inúmeros fatores levam a esta situação, como a falta de tempo, o horário de escola, o transporte escolar, a falta de atenção por parte dos pais ou ausência de exemplos, e simples habito cultural. Assim, a maior parte dos adolescentes utilizam apenas um pequeno copo de leite com saborizante, e na maior parte das vezes vão comer pela primeira vez no lanche da escola, quase sempre inadequado.

Chamamos o café da manhã de uma refeição de oportunidades, já que permite o uso de alimentos fontes de cálcio ( lácteos), cereais ( pão ou cereais integrais ) e de frutas. A não realização da refeição determina oportunidade perdida, e contribui para o baixo aporte de cálcio, repercutindo no aprendizado escolar por falta de energia e por diminuir o aporte de vitaminas e minerais, desbalanceando o restante do dia alimentar.









Veja todos os artigos
Por que e tão difícil tratar a obesidade infantil?
A importância do Café da Manhã
Como realizar compras saudáveis no supermercado (*)
Uma alimentação saudável é viável?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas