Colunistas

Gizele Monteiro
A Gestante na sua Melhor Forma
Artigos | Currículo   

Benefícios cardiovasculares do exercício durante a gravidez: mamãe e bebê

O exercício físico bem orientado durante a gravidez pode melhorar o coração da mãe e do bebê


Hoje a mulher não só engravida mais tarde, a média de idade é de 35 anos, mas também deseja levar sua vida profissional até o mais próximo possível do parto. A boa saúde e disposição da mulher moderna e GESTANTE, é essencial partindo desse ponto de vista.

O exercício físico é uma forma de ajudar a mulher a manter sua saúde, disposição e também livre dos comuns incômodos (dores) para continuar com sua rotina profissional e as novas exigências que a maternidade impõe.

Mas de que forma será que o exercício pode contribuir para a saúde da mulher? E será que esses benefícios atingem também o bebê?

A gestante ativa além da melhor disposição, tem um humor melhor, menos ansiedade, menos depressão pós-parto e isso para começar a enumerar os benefícios.

Podemos agregar a esses benefícios o controle do ganho de peso e ainda a diminuição de riscos de doenças que são associadas ao ganho de peso excessivo durante a gravidez, como e o caso da diabetes e hipertensão gestacional, além do risco adicional ligado a esses fatores como as complicações no parto e parto prematuro.




A diminuição desses fatores de risco portanto, não são somente benéficos para a mãe, mas também para o bebê.

Benefícios Cardíacos associados ao exercício materno - mamãe e bebê:

Além dos benefícios apontados anteriormente, novos estudos têm mostrado que o exercício durante a gravidez beneficia o coração da gestante e os mais recentes dados mostram benefícios também para o coração do bebê.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que o exercício durante a gravidez é a primeira ação que a mamãe pode fazer para melhorar a saúde cardiovascular de seu bebê após o nascimento, tendo o exercício materno influenciado no sistema nervoso e no coração da criança, mostrando-se mais saudável após o nascimento. O estudo ainda observou uma diminuição da frequência cardíaca do bebê e esse efeito persistiu por até um mês após o nascimento, demonstrando que o coração estava em boa saúde. Outro resultado interessante foi uma maior variabilidade de frequência cardíaca para esses bebês, uma medida que indica que o coração é melhor controlado pelo sistema nervoso”.

A outra boa notícia é que não importou a atividade que as gestantes estudadas praticaram - caminhadas, corridas, ioga e musculação - tendo efeitos semelhantes.




Referências Bibliográficas:
Linda E. May, L.E., Glaros, A., Yeh, H.W, Clapp III, J.F, Gustafson, K.M. Aerobic exercise during pregnancy influences fetal cardiac autonomic control of heart rate and heart rate variability. Early Human Development, v. 86 (4), 213-217, 2010.

Romundstad, P.R., Magnussen, E.B., Smith, G.D., Vatten, L.J. Hypertension in Pregnancy and Later Cardiovascular Risk Common Antecedents? Circulation. 122(6):579-584, 2010.















Veja todos os artigos
Benefícios cardiovasculares do exercício durante a gravidez: mamãe e bebê
Voltando à forma no pós-parto – considerações à prática da musculação
Benefícios dos exercícios de fortalecimento durante a gravidez
Benefícios do exercício durante a gravidez

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas