Colunistas

Prof. Dr. Rodrigo Gimenez - CRM 76719
Cirurgia Plástica e Saúde
Artigos | Currículo   

Beleza Saudável, é possível?

21/05/2014




Nos dias de hoje, na sociedade em que vivemos há a necessidade de se provar algo, a todo momento. Gerou-se um sentimento de que estamos devendo algo sem sabermos exatamente o que ... estranho não é? Pura realidade.

Desde a hora que acordamos, ou melhor, desde o momento que vamos nos deitar já existe a preocupação de que tenhamos oito a dez horas de sono assim estaremos mais dispostos a enfrentar a batalha do dia seguinte. No café da manhã devemos optar por alimentos integrais, frutas, leite extra desnatado, açúcar nem pensar e assim nossa alimentação segue o curso do dia, tudo para se economizar algumas gordurinhas que poderíamos acumular. Aí vamos para o trabalho, segue a saga ... muitas vezes almoçamos ou lanchamos aquilo que é possível e disponível e o stress aumenta.



E as informações volúveis, o que fazemos com elas? Sabemos que a medicina é a ciência de verdades transitórias mas assim é demais! Hora a gema de ovo faz bem à saúde, hora faz mal, o que dizer da gordura, fundamental para o metabolismo benéfico ao ser humano e deletéria em excesso e que na maioria das vezes não sabemos de onde ela vem, genética ruim? Dietas disso, dietas daquilo, proteínas pra cá, reposições de vitaminas pra lá! Ia me esquecendo, recente pesquisa norte americana demonstrou que o uso diário de suplementação de vitamina E aumenta em 17% a incidência de câncer de próstata! Que? É isso mesmo! Como todos sabemos a vitamina D é sintetizada pelo nosso corpo, mas para que isso aconteça temos que nos expor ao sol, sabe que sol? O do meio dia, aquele que dá câncer de pele! O que fazer? Aliás nós brasileiros passamos a ter um problema que não tínhamos antes, hipovitaminose D, isso mesmo, níveis sanguíneos baixos desta vitamina por falta de tomar sol e uso exagerado de protetor solar, acreditem, neste país em que o sol brilha todos os dias dos meses e dos anos! A última moda agora, buscando os tão tentadores holofotes da mídia, é dizer que as dietas não funcionam, portanto profissionais de nutrição de instituições de respaldo internacional como Harvard estão se posicionando contra qualquer tipo de dieta, questionando sua efetividade no longo prazo. Parece confuso não é? Mas não tem problema, é só conversarmos com alguns amigos, trocamos algumas informações e tudo se ajeita.

Como estão as relações interpessoais? Cada vez mais raras e mais frágeis, carentes de valores, do amigo, individualizando cruelmente o ser humano, isso sem contar com a influência das redes sociais, que nos afundam em um buraco ilógico e ilusório, como se houvesse uma segunda vida acontecendo paralela a que vivemos, mas que na verdade não existe! E nossa forma física? Precisamos cuidar do corpo, afinal a expectativa de vida do brasileiro aumentou muito nos últimos anos e precisamos chegar lá com qualidade! Exercícios físicos diariamente, pelo menos três vezes na semana com duração mínima de uma hora, outro stress que muitas vezes não conseguimos, ou melhor, não queremos embutir em nossa rotina já bastante cansativa.

Já está dando para perceber um pouco do motivo da angústia, da sensação de dívida que carregamos no nosso dia a dia!

Não há motivo de desespero, voltemos às nossas raízes para encontrar soluções. O nosso corpo é uma máquina perfeita, claro, ele pode apresentar problemas que chamamos de doenças e para elas desenvolvemos tratamentos, mas não me refiro a elas no momento. O corpo humano não é comparável a nada, pensei e tentei achar algum paralelo, todos são insuficientes, acreditem! E porque não respeitar isso? Essa deveria ser a última moda! Sim parece estranho, só respeitar o nosso corpo! Estamos desequilibrando essa máquina perfeita sabe como? Primeiro não temos consciência de que somos completamente diferentes uns dos outros, enquanto você precisa de oito horas de sono para se sentir bem seu vizinho precisa de apenas três.

Seguimos pesquisas ao pé da letra e passamos a tomar certos medicamentos sem nos atentar com o outro lado da balança, nos esquecemos que o corpo humano segue um grande equilíbrio, onde se ganha aqui, mas se perde ali, como numa balança. Repor alguma substância? Somente em situações extremas, ou vamos desprezar a ação dos rins, do fígado e dos pulmões? Comer é pela boca e não pela veia ou inalando coisas. Quanto à alimentação, o controle alimentar está muito mais relacionado a hábitos saudáveis de vida do que o que se come propriamente dito como por exemplo, o europeu em geral é magro, caminha mais, não ingere refrigerantes ou frituras. Já os norte americanos estão mais obesos por terem uma dieta rica em carboidratos e são sedentários. Não ha dieta que substitua o equilíbrio, a um prato colorido, composto por salada, legumes, algum tipo de carne e algo a mais que se deseje em quantidade moderada, apenas um prato. Não tome refrigerante, e faça a opção por frutas sem agrotóxicos, elas são mais feias mas muito mais saudáveis, assim como alimentos sem adição de hormônios ou conservantes, pois temos observado um aumento velado no número de câncer em geral na população e pode ter relação direta com o fator alimentar.

Diga adeus ao adoçante, que é uma substância sintética de consequências futuras incertas, e volte para o açúcar. Fazendo estas simples alterações não haverá necessidade de reposições de vitaminas ou outras substâncias, o que vier a mais será eliminado naturalmente, e a menos, o corpo poupará para quando precisar. Não sigam dietas da moda ou os que são totalmente contra elas, o meio termo é o que todos almejamos. E finalmente, o ser humano, de um modo geral, está muito pouco direcionado à paz de espírito, ao equilíbrio emocional. Temos que perceber que somos divididos em dois grandes setores, o que é físico e palpável e o emocional, sendo que este último queiramos ou não, é o grande comandante de tudo!

Que sejamos a cada dia, melhores que no dia anterior! Vou gostar de estar em contato com vocês, leitores do Sentir Bem.


Quer falar comigo? Me contar o que achou da nossa nova coluna? Escreva para: contato@sentirbem.com.br











Veja todos os artigos
Beleza Saudável, é possível?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas