Beleza
Beleza masculina

Perder a barriga, eliminar os pneuzinhos, usar cremes para a pele e cuidar dos cabelos. Preocupações que já foram tipicamente femininas agora fazem parte do cotidiano dos homens. E não é só isso! Eles também têm procurado a cirurgia plástica por motivos estéticos, como a lipoaspiração, correção de bolsas sob os olhos e eliminação de papada, além de implante de cabelo. Em vista de tamanho interesse, as linhas de cosméticos cada vez mais desenvolvem produtos especialmente para o púbico masculino.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) comprovam o aumento significativo da procura dos homens por esse tipo de operação, apesar de as mulheres ainda serem a maioria.

Além da cirurgia, cresce também o interesse pelos tratamentos de prevenção. Há vinte anos, as empresas de estética e higiene pessoal tinham poucos produtos exclusivos para o homem. Agora, tudo isso mudou, e há muitas linhas que procuram atingir exatamente esse público: o dos homens vaidosos.

Confira alguns cuidados para o homem que quer ficar sempre atraente:

Limpeza da pele

É preciso fazer uma limpeza adequada ao menos uma vez por dia, lavando com sabonete neutro e aplicando um creme de limpeza. Enxágüe bem e profundamente. Para peles oleosas, é preciso evitar produtos gordurosos, do tipo leite de rosas.

Um sabonete neutro ou especial para acne é mais adequado. Há também produtos líquidos ou em gel. A qualidade dos cremes de limpeza não muda muito para homens e mulheres. Há marcas com linhas masculinas, mas pode-se usar o mesmo produto para ambos os sexos.

Filtro solar

Os efeitos do sol na sua pele são cumulativos. Portanto, os cuidados têm de ser constantes. O uso do filtro solar é fundamental, tanto para quem fica exposto aos raios como para quem passa mais tempo em ambientes internos.

O que mais incomoda aos homens é a consistência dos filtros em forma de creme. Mas há produtos disponíveis em gel, em líquido ou em versões menos gordurosas. O filtro solar também é importante para hidratar a pele, que pode ser danificada por simples mudanças de temperatura e exposição ao ar-condicionado no ambiente de trabalho.

Envelhecimento

Assim como no caso das mulheres, o envelhecimento pode ser tratado a partir dos 25 anos ou quando a pele começa a dar sinais de desgaste, com o aparecimento das rugas.

As linhas de produtos oferecem combinações de vitaminas e ácidos. Esses cosméticos não têm efeitos colaterais e evitam a acentuação das rugas. Normalmente devem ser usados à noite.

Barba

Alguns homens têm pêlos encravados. Este problema é comum em quem possui pêlos grossos. A alternativa é fazer a barba o mínimo possível e passar a lâmina de barbear sempre na direção contrária ao pêlo. Neste caso, é importante manter a pele limpa e os poros livres.

Calvície

A calvície é um dos maiores medos dos homens, assim como a maior queixa nos consultórios de dermatologia. É uma tendência genética que não pode ser mudada.

Mas já existem técnicas que retardam o processo. Esses tratamentos precisam ser indicados por médicos, portanto, é fundamental que se procure um dermatologista de sua confiança.

Cabelos oleosos

A solução é simples: usar um shampoo específico para cabelos oleosos. Pode-se lavar todos os dias ou quantas vezes for necessário. Vale lembrar que cabelos curtos estão menos sujeitos ao ressecamento dos fios.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Beleza e Estética com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas