Beleza
Fotoenvelhecimento

Envelhecer é um processo dinâmico. Enquanto envelhecemos muitas mudanças ocorrem em nossa pele. Estas mudanças são provocadas não só pelo inevitável fato de ficarmos mais velhos, mas também por fatores externos que aceleram o processo. Se não podemos evitar o avanço dos anos, podemos agir sobre estes fatores externos.

O mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele é de longe a luz do sol. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento. Fotoenvelhecimento, portanto, é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol ao longo da vida. É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.

Rugas de Expressão

As chamadas rugas de expressão aparecem por causa do movimento contínuo dos músculos faciais da expressão. Elas podem ocorrer na testa , na glabela ( entre as sobrancelhas), no canto do olho ( "pé de galinha") e no canto da boca. O fotoenvelhecimento diminui a elasticidade da pele e favorece o aparecimento nas regiões de ação dos músculos faciais, de marcas de expressão com a forma de sulcos e rugas.

Cuidados Úteis na prevenção de Envelhecimento Facial

•Evite tomar muito sol

•Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza

•Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

•Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

•O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não tão bem em relação ao câncer de pele.

O fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade .

O peeling é um método utilizado para tratamento das alterações da pele. A intenção é acelerar o processo de renovação celular à partir das camadas mais profundas da pele ao mesmo tempo em que elimina as camadas mais superficiais , envelhecidas.

Uma das dificuldades do peeling, e que pode levar à complicações, é determinar exatamente a quantidade aplicada e a consequente profundidade atingida com a substância química, qualquer erro neste cálculo pode trazer maus resultados


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas