Beleza
Quanto tempo “dura” um lifting facial?

Qual a longevidade de uma plástica facial? Esta pergunta é comum nas clínicas de cirurgia plástica. A resposta foi enfim encontrada...

Mais de cinco anos após uma cirurgia de plástica facial, três quartos dos pacientes ainda parecia mais jovem do que antes de fazer a cirurgia. A informação é de um estudo de longo prazo de acompanhamento de pacientes que se submeteram ao lifting facial, publicado no Plastic and Reconstructive Surgery® , jornal médico oficial da Sociedade Americana de plástico Cirurgiões (ASPS).



Embora algumas áreas da face mostrassem sinais de envelhecimento, uma série de avaliações objetivas e subjetivas demonstraram resultados de longa duração da cirurgia de lifting facial. O estudo fornece fortes evidências de que a cirurgia plástica pode proporcionar significativos ganhos estéticos de longo prazo.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram fotografias de 50 pacientes que se submeteram a cirurgia plástica, em média, 5 anos e meio antes. Três conjuntos diferentes de avaliações foram realizados para determinar os resultados do lifting facial ao longo do tempo:

• Medições objetivas: tal como a altura e o ângulo da papada do queixo ao pescoço;
• Avaliações subjetivas das principais áreas: como linhas do nariz à boca e da boca ao queixo;
• Um escore geral da avaliação global subjetiva da aparência do paciente.

Os três conjuntos de avaliações mostraram melhora significativa, embora com alguma perda de melhora nos anos subsequentes à cirurgia plástica. Em medidas objetivas, a melhoria na altura da papada diminuiu cerca de 20% durante o acompanhamento. O ângulo do queixo ao pescoço mostrou redução ainda maior, com 70% de melhoria perdida.

As avaliações subjetivas também revelaram uma melhora duradoura em áreas consideradas “chave” para o envelhecimento facial, como linhas a partir do nariz e da boca e da boca para o queixo. Estas melhorias mostraram um pouco de deterioração desde a cirurgia. Mais uma vez, a maior perda da melhoria apareceu na área do pescoço.

As avaliações subjetivas reforçaram a impressão de melhoria geral. Segundo o estudo, 76% dos pacientes ainda parecia cinco anos e meio mais jovem depois do lifting facial do que antes da cirurgia plástica.

Expectativas do paciente

O estudo ajuda os cirurgiões plásticos a responderem uma das perguntas mais comuns feitas pelos pacientes, quando o assunto é o rejuvenescimento facial: “Quanto tempo dura um lifting facial?”.

“A longevidade de cirurgia plástica é uma questão-chave que não foi devidamente tratada por estudos anteriores. Este estudo é um dos primeiros a usar rigorosas avaliações padronizadas para avaliar, a longo prazo, os resultados da plástica facial. Os resultados sugerem que, mais de cinco anos após a cirurgia plástica, não há um significativo sinal de envelhecimento contínuo ou uma ‘recaída’ em qualquer área da face, exceto no pescoço. De acordo com o estudo, a grande maioria dos pacientes continuava a ter uma melhor aparência vários anos após a cirurgia" , observa o cirurgião plástico, Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

O médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, destaca que o estudo “além de fornecer aos cirurgiões plásticos uma comparação de resultados confiáveis também atesta que a cirurgia plástica é a única técnica de rejuvenescimento facial comprovada e de longo prazo, enfatizando a falta de evidências de outras intervenções estéticas", diz o médico.




Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas