Beleza
Como fazer uma boa maquiagem em casa?

Salvo raras exceções, todo mundo tem imperfeições na pele do rosto. Mesmo as atrizes e top-models, que têm a aparência linda e descansada, estão sempre com maquiagem, justamente para disfarçar seus pontos fracos. Isso não é exclusividade delas, você também pode usar técnicas que disfarcem os seus.


O maquiador e cabeleireiro Evandro Riboli ensina truques de como fazer uma make perfeita para diversas ocasiões: dia-dia, festa social e balada. “As mulheres têm um rotina cada vez mais ativa, com isso elas não tem muito tempo de irem várias vezes ao salão de beleza, o curso é exatamente para quem quer ficar bela, mas sem perder muito tempo”, explica Evandro.


Kit básico e indispensável:

- Base
- Corretivo um tom mais claro que a pele
- Lápis preto
- Rímel
- 3 tons de sombras (claro, médio, escuro)
- Blush
- Batom
- Pó cor da pele
- Pó iluminador

Salvo raras exceções, todo mundo tem imperfeições na pele do rosto. Mesmo as atrizes e top-models, que têm a aparência linda e descansada, estão sempre com maquiagem, justamente para disfarçar seus pontos fracos. Isso não é exclusividade delas, você também pode usar técnicas que disfarcem os seus.


Pele

Após lavar e limpar bem a pele a make se inicia cobrindo as imperfeições e deixando a pele com tom uniforme. Para isso é legal usar uma base liquida cremosa. Atenção: o tom da base deve ser o mesmo da pele.

A base serve para dar uma tonalidade uniforme à pele, iluminando as áreas mais escuras (ao redor dos olhos e da boca). A pele lisa e uniforme pede base transparente, ao passo que a pele com espinhas, cicatrizes, manchas ou marcas exige base opaca. Escolha uma que seja específica para seu tipo de pele, na forma que você achar melhor e em um tom próximo de sua pele. Espalhe-a com os dedos ou com uma esponja por todo o rosto.

O próximo passo é o uso do corretivo. A função dele é esconder olheiras e sinais que você não quer que apareçam, como espinhas, pintas, vasos rompidos, manchas e cicatrizes. Escolha um no tipo que quiser e no tom exato da sua pele. Para uniformizar a pele, aplique-o com os dedos e para disfarçar marcas maiores e com volume, use um pincel, que vai aplicar o corretivo no ponto exato.

Por exemplo, no nariz e nos olhos use um corretivo em um tom abaixo do da pele.

O último toque é o pó. Ele vai fixar a base e o corretivo, controlar o brilho da pele e prolongar a vida de sua maquiagem. O tom é sempre o mais próximo da pele, mas lembre-se de mudar o pó de acordo com a estação do ano, afinal, no verão sua pele fica mais corada que no inverno. Nada de usar pó claro em pele bronzeada. São vários tipos de pó que existem e cada um tem seu modo de aplicação.

Para finalizar utilize o pó que pode ser aplicado pincel ao invés da esponja, pois ele a espalha de maneira mais uniforme e natural.


O pó escuro ajuda a afinar o rosto e deve ser aplicado nas laterais dos olhos até o queixo.




Olhos

As sombras podem ser trabalhadas sempre em dois tons ou mais.
O lápis deve ser passado nas partes superior e inferior dos olhos, somente até metade do olho.
A sombra é passada somente até metade do olho e depois com um pincel é possível esfumaçar em cima do lápis preto.


Segredos do rímel

O rímel deve ser passado em cima dos cílios e depois debaixo dos cílios. Assim, é possível preenchê-lo por completo. É ideal que se utilize duas camadas para obter o efeito desejado.

Existem máscaras de alongamento de cílios e outras que aumentam volume. Quem preferir destacar bem os cílios, pode usar as duas. Primeiro, passando a de alongamento e por fim o rímel para volume.



Sobrancelha

O tom do preenchimento da sobrancelha irá depender da cor da pele e dos cabelos. Para a pele morena é legal usar a sombra chumbo. Com um pincel chanfrado – aquele com corte na diagonal dos fios – pinte toda a sobrancelha até que adquira o tom desejado. Tomando sempre o cuidado para não exagerar. Para quem é loira, tons de cinza dos mais claros aos mais escuros (dependendo do tom do cabelo), são os mais apropriados.



Blush

Serve para dar um ar saudável, ele deve ser passado do canto da orelha para o meio, em uma linha reta, caso o efeito desejado seja alongar rostos arredondados.
Para rostos finos e ovalados, pode-se passar o blush na diagonal, do canto da boca até a orelha.



Batom

O batom deve ser passado com pincel e não diretamente com o bastão.

Para conseguir aquele efeito bocão, é recomendável passar dois tons de batom: escuro nos cantos e claro no meio.

Aquelas que têm lábios finos embaixo, contornar com lápis só o lábio inferior. Já as que têm os lábios superiores finos devem contornar só em cima.







Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas