Beleza
Dicas e Cuidados com o Colo

O mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele é de longe a luz do sol. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento. Fotoenvelhecimento, portanto, é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol ao longo da vida. É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.



Rosto, pernas, mãos, bumbum, barriga são uma das áreas do corpo mais tratadas. Afinal, quem não quer manter a pele bem hidratada e livre de manchas? Outra área que também merece uma atenção especial, e por muitas vezes é esquecida pelas mulheres é o colo. Essa região também precisa de alguns cuidados para evitar manchas, rugas e o envelhecimento precoce.

De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, Médica da Clínica Pantheon (CRM-SP-95309), o colo deve fazer parte do ritual diário de beleza, com hidratação e demais cuidados.

“A pele na região do pescoço é considerada muito fina e sensível por possuir uma quantidade menor de glândulas sebáceas. O que favorece para a pele perder mais rápido a elasticidade deixando mais flácida, ressecada e enrugada. Por esse motivo, cuidar dessa região é muito importante para preservar o aspecto natural do colo”, explica a médica.


Os primeiros cuidados com o colo pode se iniciar na posição em que você dorme. “Deve-se evitar o hábito de se deitar de lado. Essa posição proporciona o aparecimento de rugas. E com o passar do tempo, se não forem tratadas, elas podem se tornar profundas e permanentes”, destaca a dermatologista Vanessa Penteado.


Ritual diário da beleza para o colo
O uso de hidrantes corretos para tratar essa área e o cuidado com a exposição solar, pode evitar que o colo fique com dobrinhas indesejadas.

“Na parte da manhã é aconselhável usar um hidratante com filtro solar igual ou maior que 15. Durante a noite, é importante tratar o colo com cremes à base de alfa-hidroxiácidos ou ácido retinoico. Esses ácidos estimulam a produção de colágeno e previne o envelhecimento do colo”, orienta a médica Dra. Vanessa Penteado.

Evite o sol. Apesar de não existir um protetor solar específico para o colo, o mais indicado é aplicar o mesmo protetor usado no rosto.

Notou algumas manchas avermelhadas e rugas no colo? Essas manchas denominadas de poiquilodermia devem ser tratadas o quanto antes. Elas surgem por causa da exposição crônica ao sol e aparecem porque o colo é uma das áreas mais expostas. Por isso, todo cuidado é necessário, o sol ainda pode provocar outras manchas chamadas melanose solares, que são manchas escuras de coloração marrom.

Além das manchas, outro inimigo do colo é a flacidez. O sol acelera a perda do colágeno proporcionando o enrugamento da pele e a flacidez.

Para amenizar esses probleminhas causados pelo sol, evitar o ressecamento e o envelhecimento do colo, a dermatologista Dra. Vanessa Penteado aconselha o uso de cremes de ação antioxidante e com vitaminas A, D e E.

“Os hidrantes compostos dessas vitaminas e antioxidantes preservam as células de colágeno e fibras de elastina. Além de, diminuir os problemas desencadeados pelo sol”, recomenda a dermatologista.


Apague as manchas e mantenha o colo firme
Além desses cuidados diários com o colo, existem alguns tratamentos estéticos que podem beneficiar e hidratar ainda mais essa região.

“O peeling químico é uma técnica que pode ser utilizada para tratar e prevenir as manchas no colo. Já à luz intensa pulsada melhora as manchas, estimula o colágeno e diminui os pequenos vasos encontrados nessa região”, esclarece a médica Dra. Vanessa Penteado.

Conheça alguns dos tratamentos estéticos sugeridos pela dermatologista Vanessa Penteado para hidratar o colo:


Peeling Químico
Nesse procedimento é realizada uma esfoliação na pele por meio da aplicação de ácidos na pele.

“O peeling químico provoca um lixamento mecânico na pele, eles podem ser superficiais ou profundos, dependendo da intensidade e do tipo de ácido usado na pele. Essa técnica tem a finalidade de atenuar as rugas finas, clarear manchas, melhorar o aspecto de cicatrizes provocado pela acne, além de tratar o envelhecimento precoce”, ressalta a dermatologista.


Laser fracionado CO2
O laser proporciona um resultado semelhante ao de um peeling profundo. A sua técnica combate os sinais do envelhecimento e melhora as rugas finas e flacidez.

O tratamento a laser estimula a produção de colágeno, depois de algumas sessões, que variam de quatro a dez, a pele torna-se mais lisa e firme. Melhorando o aspecto das rugas, linhas de expressão e imperfeições.


Toxina botulínica
O tratamento consiste em injeções da toxina botulínica em áreas que apresentam algum tipo de problema na pele. A recuperação é praticamente imediata e os resultados da aplicação podem durar até quatro meses em média, dependendo da sua pele.

“Após algumas aplicações, o músculo perde o seu movimento usual e as rugas ficam atenuadas de forma praticamente definitiva. Esse tratamento é indicado para rugas faciais, no colo e pescoço”, orienta a dermatologista.


Fique atenta aos cuidados diários. Conheça alguns dos cuidados para manter com o colo no seu dia a dia:
-Evite tomar banho com água muito quente
-Seque bem a região do toque sem esfregar, apenas dê alguns toques com a toalha;
-Use hidrantes no colo e no pescoço;
-Faço uso diário de protetor solar, pelo menos com fator 15;
-Uma vez por semana você pode fazer uma esfoliação suave na região, seguida por uma máscara hidratante;
- Alguns exercícios físicos de ginástica facial podem ser indicado para deixar a pele do pescoço e do colo mais rígida. Esses exercícios ativam o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea.




Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas