Beleza
Olhar sedutor

Ninguém duvida que o olhar é uma das ferramentas mais importantes na hora da paquera. Mas como reforçar este poder?

Vamos começar conversando sobre alguns fatores que impedem um "bom olhar". A pele na área dos olhos é delicada e com pouca proteção natural, envelhecendo antes de qualquer outra região do corpo. Olheiras e bolsas são os principais pesadelos que comprometem o contato olho-no-olho.

As olheiras acabam com qualquer segunda intenção atraente. Resultantes da alta concentração de melanina e do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos, as olheiras são agravadas pelo cansaço, alergia, envelhecimento, tristeza, excesso de sol e noites mal dormidas.

O famoso "olhar de buldogue" é aquele onde a presença de bolsas inchadas sob os olhos proporciona uma expressão entristecida e cansada. Conseqüência de características genéticas, flacidez do tecido cutâneo e noites mal dormidas, as bolsas também atrapalham muito a aparência.

Direto da natureza

É possível adotar alguns hábitos simples e muito funcionais para evitar esses transtornos comprometedores da paquera:

- 8 horas de sono diárias são fundamentais para a manutenção da saúde e beleza da pele. É durante a madrugada que o corpo se revitaliza, eliminando toxinas e restabelecendo o equilíbrio de suas funções. Quem dorme bem, acorda com boa aparência e com um olhar confiante.

- Suavidade é a palavra mágica para cuidar da área dos olhos. Seja na escolha do hidratante, ou na higiene, os movimentos para massagear esta pele tão sensível deverão ser sempre circulares, partindo do nariz, para fora do rosto.

- As famosas compressas frias de chá de camomila, sempre transmitidas de mãe para filha, são excelentes descongestionantes, que reduzem o inchaço das pálpebras e melhoram o olhar.

- Outra dica caseira é a máscara ocular feita com rodelas de pepino, diretamente sobre as pálpebras. Repousar durante 15 minutinhos com o legume cobrindo os olhos garante um melhor fluxo sanguíneo e a iluminação do olhar.

Cuidados com os olhos

Lápis de olhos, rímel, delineador, sombras... O arsenal de beleza feminino, em contato direto com os olhos, muitas vezes, é responsável por irritações oculares, que variam de sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos. Conjuntivite e blefarite também são queixas comuns das usuárias de maquiagem.

Como não adianta proibir o uso da maquiagem, como forma de prevenção, alguns cuidados devem ser observados em relação aos produtos que entram em contato com os olhos. Verificar a procedência, a qualidade da maquiagem e a data de validade ajuda a evitar aborrecimentos. Observar se o rótulo tem a indicação de que o produto é hipoalergênico e se foi testado oftalmo e dermatologicamente são maneiras de se precaver contra alguma complicação.

O perigo de usar maquiagem velha é que ela se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias que podem causar problemas oculares. É importante observar se a maquiagem sofre mudanças na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. Se ela era viscosa e ficou mais aguada, se fica grudenta, empelotando ou mudou a cor ou o cheiro é sinal de que precisa ser substituída.

Além de não usar produtos vencidos, um outro cuidado é não deixar que a maquiagem entre nos olhos, obstruindo as glândulas palpebrais. Quando isso ocorre, pode haver alguma alteração no pH da lágrima, que tem a função de defesa dos olhos. E a longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que tornará esta mulher muito mais vulnerável a infecções oculares.

Também não é recomendável compartilhar os produtos de beleza com outras pessoas, pois usar a maquiagem de outrem é aumentar o risco de contrair irritações e conjuntivites. Outra atitude que deve ser evitada é a de maquiar-se em movimento, no ônibus, no metrô ou no carro, por exemplo. Arranhar o olho com a embalagem do rímel é um trauma comum decorrente de maquiagem e pode causar infecções oculares, até mesmo uma úlcera de córnea.

Para turbinar o olhar

Disfarçar as olheiras e bolsas e instantaneamente é tarefa simples para as novas fórmulas de corretivos cosméticos. Para acertar, escolha um produto com um tom bem próximo ao da sua pele. Passe em volta de toda a pálpebra dando batidinhas com o dedo ou com uma esponja, espalhando até o canto externo dos olhos. Para apagar o brilho oleoso do produto, use o pó solto ou aplique uma base e retire o brilho com papel absorvente.

Mas o segredo para conseguir o efeito sedutor das 1001 noites está num produto antiqüíssimo. Realmente o khol está de volta e com força total. O máximo em formulação khol é o produto da Guerlain, Terracota Khôl Intense Poudre Libre, um delineador em pó ultra-fino, com pigmentos nacarados que evidenciam o olhar de mistério atribuído às indianas e orientais de forma geral. A embalagem é uma mini-ânfora, com um aplicador especial para executar um traço finíssimo e preciso.

Uma outra opção, para quem não tem tanta habilidade ao se auto-maquilar, é o Crayon Khol, Lancôme, que tem uma textura absolutamente evanescente, diferente dos lápis convencionais, graças aos 30% de pigmentos e mica presentes em sua fórmula.

Experimente!


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) O frio pode agredir os olhos

2) Cuidado com as conjuntivites


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas