Beleza
Vilãs da beleza, olheiras exigem tratamento e cuidados!

Quem nunca teve que disfarçar as olheiras para encarar um dia de trabalho ou mesmo ir a uma festa? Pois é, engana-se quem pensa que as olheiras são apenas causadas por noites mal dormidas. Fatores hereditários, envelhecimento, estresse, má circulação sanguínea, dietas muito severas, exposição ao sol, excesso de bebidas alcoólicas e até mesmo o período pré-menstrual podem contribuir para o aparecimento das vilãs da beleza.

Dra. Carolina Marçon, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia explica que “alterações da supra-renal, doenças do fígado, doenças sistêmicas como a diabetes, estresse físico e emocional e até mesmo o avançar da idade podem propiciar o aparecimento das olheiras. Além disso, elas podem se tornar mais evidentes devido a fatores cotidianos, como o uso de pílula anticoncepcional, cigarro e excesso de café, fatores que podem desencadear dilatação e congestão dos vasos sanguíneos da região.”

A médica reforça que o diagnóstico geralmente é realizado por um dermatologista e é baseado no exame físico do paciente. Porém, as olheiras podem ser identificadas por outros especialistas como sinal secundário de uma doença sistêmica. Dependendo dos achados no exame físico e da história clínica, podem ser solicitados exames laboratoriais e, quando necessário, é realizado o encaminhamento para o especialista adequado.

“Quando as olheiras são momentâneas, por exemplo, decorrentes de horas insuficientes de sono, muitas vezes um bom descanso resolve o problema. Se uma alergia é a raiz do problema, tratar a alergia, ou remover o alérgeno (fator desencadeante da reação alérgica) solucionará as olheiras. Mas se elas forem constantes, pode ser que haja uma alergia alimentar não detectada ou uma alergia a algum produto químico. Porém, quando o fator genético é preponderante, o tratamento é mais difícil e as recidivas são frequentes”, comenta Dra. Carolina.

Sobre os tratamentos mais indicados, alguns princípios ativos clareadores e vasoconstritores de uso tópico, laser, luz intensa pulsada, peelings e preenchimento podem contribuir para amenizar e tratar as olheiras. “Os cremes mais indicados são aqueles que contêm ácido retinoico, vitamina C, ácido kójico e ácido hialurônico. A luz intensa pulsada é um dos procedimentos indicados para tratar as olheiras, pois destrói a melanina e hemoglobina, clareando a pele”, destaca a médica.

“Existem ainda outros lasers direcionados à destruição do pigmento (melanina), como o Q-Switched, ou à destruição dos vasos, como o Pulsed Dye Laser, que também são efetivos”, explica Dra. Carolina. Quando há flacidez da pele, levando à formação de bolsas e agravamento das olheiras, como ocorre no envelhecimento, a dermatologista explica que podem ser utilizados lasers que estimulam o colágeno e melhoram o aspecto e a firmeza da pele. “O importante é a avaliação do tipo de pele do paciente e das características das olheiras, para que o tratamento seja adequadamente indicado e traga bons resultados.”


Para prevenir as indesejáveis olheiras, Dra. Carolina Marçon dá algumas dicas para você, leitor do Sentir Bem:

• Evite cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos com muito sal e condimentos;

• Durma pelo menos sete horas por dia;

• Antes de dormir, passe um creme cosmético específico para a hidratação da área dos olhos, principalmente aqueles que possuem componentes para amenizar olheiras;

• Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável;

• Evite a exposição ao sol para evitar a piora da pigmentação abaixo dos olhos;

• Compressas geladas com chá de camomila, soro fisiológico ou água filtrada podem ajudar;

• Cada tipo de pele e cada tipo de olheira têm um tratamento mais indicado e quem pode avaliar e indicar o método ideal é um médico.



Veja mais sobre o assunto Beleza em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas