Beleza
Alimentação contra celulite e a favor da beleza

A recuperação da forma corporal e a correção da celulite são difíceis e dependem dos tratamentos estéticos, mas também de exercícios e boa alimentação.

Trocamos a palavra dieta, que pressupõe uma atitude passageira, por Reeducação Alimentar, que é uma ação para a vida toda. Reeducação Alimentar é uma mudança de hábitos e é uma das chaves para se ter um perfil corporal bonito, livre de celulite e gordura localizada e principalmente com ótima saúde.

O homem, há não muitos milênios, vivia na selva, em cavernas, e , como animal mais complexo da criação, sofreu as alterações provocadas pela evolução. O homem foi se adaptando ao meio em que vivia, mas muitas das reações humanas continuam como no tempo das cavernas. Nos tempos pré-históricos havia dificuldade para se conseguir comida. O homem precisava caçar e procurar por frutas e raízes. Muitas vezes estava exposto à intensas alterações climáticas, que mudavam a oferta de alimentos, colocando a vida em risco . Não existia como guardar a caça, que se estragava com facilidade e a permanente procura de comida era, portanto, sua principal e vital atividade. Então a natureza criou no homem um reservatório de comida que é o tecido gorduroso. Quando a comida era abundante, o homem comia quanto podia e essa comida em excesso ficava acumulada no tecido gorduroso. Se os alimentos, abruptamente, faltassem, os que tinham bastante comida acumulada no corpo sobreviveriam até que as condições melhorassem, enquanto que os que não tinham gordura de sobra, pereciam.

É claro que para o homem moderno este reservatório não é necessário. É mais prático e eficiente guardar a comida no armário, na geladeira ou mesmo deixar no supermercado para comprar quando for necessário. Manter reserva exagerada de gordura no corpo é um contra senso e só faz mal à estética e à saúde. Deve-se comer o necessário, sem os excessos que nas mulheres pioram a celulite e deformam o corpo.

Uma dieta saudável é baseada em proteínas e vitaminas naturais, com poucas gorduras e carboidratos. Frutas , verduras, carnes brancas, leite desnatados e derivados do leite desnatados, como iogurte e queijos brancos e só um pouco do brasileiro feijão, mas com pouco arroz, formam a base de uma boa alimentação.

A celulite tem causas muito diversas e não é apenas excesso de gordura, mas o descontrole alimentar é um forte componente no aparecimento deste tipo de problema. Não se deve cair no erro de considerar a comida um mal, a alimentação é absolutamente necessária, mas com qualidade e sem excessos, estes sim prejudiciais. A hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo são também importantes causas de celulite e perda da forma corporal. Pouco podemos fazer em relação à hereditariedade e à ação hormonal, mas os exercícios e a reeducação alimentar são úteis e fundamentais em qualquer tratamento .

Alguns dos tratamentos mais usados em medicina estética mobilizam as gorduras das áreas em que elas são mais fixas na mulher, mas estas gorduras não devem ser recuperadas comendo-se em excesso. As situações são diferentes, o grau de exigência varia para cada caso, mas todas as pessoas que tem celulite ou uma perda da harmonia corporal e pretendem melhorar, precisam fazer uma alteração de seu hábito alimentar.

Os tratamentos são inegavelmente mais eficientes quando associados à boa alimentação e exercícios. Bons hábitos alimentares e exercícios são a base para se ter uma boa aparência corporal, o que é agradável, mas são também um requisito para a boa saúde, o que é absolutamente útil. Portanto, cuidar da forma corporal não é só uma questão de vaidade, é também uma atitude de saúde preventiva.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas