Beleza
Os cosméticos servem para que?

Hoje em dia, a maioria das pessoas começa a cuidar mais do seu corpo, fazendo exercícios para estar em forma e mostrar um corpo esbelto e saudável. Só que na maioria das vezes, esquecem de sua pele, que merece cuidado ou até uma atenção maior, devido à exposição ao sol e outros elementos nocivos.

Então é necessário se proteger, não só pela vaidade, mas pela saúde da pele, que é importante. E para facilitar isso, a indústria de cosméticos vem se aperfeiçoando cada vez mais, lançando produtos eficientes que previnem desde manchas, lesões, envelhecimento precoce e câncer de pele, citamos, entre outros, os hidratantes, protetores solares, e maquiagem. O maior problema, no entanto, é saber qual comprar, qual o indicado e mais adequado para a cada tipo de pele, e além da melhor forma de usá-lo.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, o mais visível e complexo, porque se interage com muitos outros órgãos. Seu propósito é proteger o organismo de fatores externos, como os raios solares, vento e chuva. É também importante por ser parte de sua aparência, o cartão de visitas, por isso é importante cuidar da pele.

As funções da pele são de proteção, já que fica em contato com agentes prejudiciais, como bactérias, vírus e alérgenos, agentes que desencadeiam as alergias, e evita que os órgãos internos entrem em contato com estes agentes. E ajuda também o corpo a regular a temperatura, como quando a pessoa sua no verão.

A pele também reflete o estado de saúde da pessoa. Quando a pessoa está saudável, a pele brilha e tem um aspecto bonito. Mas quando a pessoa não se alimenta bem, está sobre stress, a pele demonstra isso também. Além disso, por ser um órgão que se interage com os outros, ela também pode alertar que a sua saúde não anda bem.

Mas antes de comprar um cosmético, é necessário indicação do médico ou do especialista, e saber qual o seu tipo de pele, já que todo produto tem uma indicação precisa para cada tipo de pele.

De acordo com as características da pessoa e seu tipo de pele, deve varias a forma cosmética, por exemplo em forma de gel ou creme, e o princípio ativo, a substância que determina a ação do cosmético.


Orientação geral para o uso de cosméticos



A definição de cosmético para o Food, Drug and Cosmetic Act, órgão do Food and Drug Administration americano, é que os mesmos são produzidos com a intenção de ser aplicado no corpo humano para limpeza, embelezamento, promovendo algum tipo de atrativo, ou alterando a aparência sem afetar a estrutura do corpo ou suas funções. Nesta definição estão incluídos os cremes para pele, loções, perfumes, batons, esmaltes e derivados, maquiagem facial e para os olhos, produtos para cabelos, como tintura, pastas de dente e desodorantes, assim como também qualquer material com o intuito de ser usado como componente de um produto.

Os produtos que tratam e previnem doenças, ou que alteram qualquer estrutura ou função do corpo humano, são considerados medicamentos. Neste caso, eles não podem ser adquiridos sem prescrição médica. Exemplos deste tipo são os cremes que contém hormônios, entre outros.

Existem, no entanto, produtos que são cosméticos e medicamento. Exemplo disso são os shampoos anti-caspa, alguns tipos de desodorantes e os protetores solares. Estes produtos antes de irem ao mercado, devem ser cientificamente classificados para provar que são seguros e efetivos para os tratamentos, e devem ter classificação e especificação dos ingredientes que o compõem.

A lista de componentes do cosmético, geralmente, é o lugar onde o consumidor pode realmente encontrar a informação que precisa, e saber o que está comprando. E também evitar as substâncias indesejáveis ou maléficas para a pele. Mas geralmente, é muito difícil de entender do que se trata, já que as pessoas não reconhecem os nomes listados, devido a grande variedade de ingredientes.

Além disso, muitos ingredientes que compõem o cosmético podem causar alergia em algumas pessoas. E esta lista pode alertar a pessoa sobre quais componentes é composto o produto, afim de evitar que aconteça alguma reação.

Em virtude disso, o FDA estabeleceu definições para explicar a natureza do componente, quando este é identificado por seu nome químico. E estas definições podem ser encontradas no International Cosmetic Ingredient Dictionary, que está em sua quarta edição, promovendo uma uniformidade na denominação dos ingredientes.

Finalizando, a consulta a um dermatologista pode ser a prevenção contra futuras lesões, e a orientação do especialista pode ajudar ao paciente a adquirir o produto certo para o seu tipo de pele.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas