Beleza
16 dúvidas de beleza!

1. Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?
Mentira. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha.

2. A alimentação pode piorar as espinhas?
Verdade. Apesar de controverso, observa-se que mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já sofrem de acne, é comum ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos do tipo: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e gorduras animais.

3. Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?
Mentira. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.

4. Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
Mentira. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

5. Dormir com os cabelos molhados faz mal aos cabelos?
Mentira. O tempo que ele leva para secar será quase o mesmo com a pessoa dormindo ou acordada.

6. Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mentira.O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.O que acontece é que o cabelo fica mais bonito tirando as pontas quebradas e/ou duplas.

7. Cortar o cabelo estando a cliente ou a cabeleireira menstruada,deixa o cabelo com fios grossos, queda acentuada ou até muda o tipo de lisos para cacheados e vice-versa?
Mentira. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.

8. É normal os cabelos caírem após o parto?
Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

10. Os furúnculos são uma doença do sangue?
Mentira. Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

11. Pele oleosa envelhece menos?
Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

12. Passar soro fisiológico na pele faz bem?
Mentira. Soro fisiológico é apenas água e sal, não tem qualquer efeito benéfico para a pele.

13. Usar cremes "anti-envelhecimento" e proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento). O uso de protetores solares diariamente retarda o envelhecimento cutâneo e alguns cremes "anti-envelhecimento" ajudam a reverter os danos causados pelo sol.

14. Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?
Mentira. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado.

15. Estrias não tem cura?
Verdade. As estrias são irreversíveis, e os tratamentos disponíveis (mesoterapia, subcisão, dermoabrasão, peelings e uso de certos tipos de ácidos) apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor. Nenhum tipo de tratamento pode fazer a pele voltar ao normal.

16. Seborréia e caspa não tem cura?
Mentira. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) O que pode ajudar a celulite?

2) Alimentos e rejuvenescimento

3) Por um rosto mais jovial


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas