Beleza
Acne

A acne é uma doença de pele que atinge principalmente o rosto e as costas. Pode apresentar-se como pontos brancos e pretos (chamados comedões), pápulas avermelhadas (pequenas elevações da pele) e ainda como nódulos (ondulações dolorosas mais profundas da pele) e cistos (inflamações com pús ou acúmulo de sebo nas camadas mais profundas da pele).

Quais as causas da acne ?

· Genética ou hereditária: Alguns indivíduos apresentam predisposição ao quadro mais do que outros.

· Hormonais: Os hormônios andrógenos regulam a produção do sebo, pelas glândulas sebáceas. Quando a produção destes hormônios aumenta, consequentemente aumenta a produção de sebos, contribuindo para o surgimento da Acne.

· Aumento da atividade da glândula sebácea: Geralmente quem tem Acne apresenta glândulas com mais atividade, produzindo mais sebo. Daí a pele oleosa.

· Obstrução do canal pilossebáceo: Forma-se um tampão nos poros, retendo sebo que deveria ser eliminado. Forma-se então o comedão (cravos).

· Ação de bactérias: A principal bactéria envolvida é o Propionibacterium Acnes (P.Acnes). Normalmente está presente na pele normal, mas em maior quantidade na que tem Acne. Atuando sobre o sebo acumulado causam o processo inflamatório local.

Quais são os tipos de acne?

A Acne pode se manifestar através das seguintes lesões:

1) Pontos (cravos) pretos ou comedões abertos: formados por um tampão de sebo e queratina (proteína que forma a camada mais superficial da pele) que podem ser eliminados facilmente e às vezes até sozinhos. Este tipo de cravo raramente inflama.

2) Pontos (cravos) brancos ou comedões fechados: também são formados por sebo e queratina mas não são eliminados facilmente e podem sofrer inflamação.

3) Pápulas: são elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas, causadas por uma reação inflamatória sem pús.

4) Pústulas ou espinhas: formadas pela inflamação com pus, na superfície da pele.

5) Cistos ou espinhas internas: inflamação com pus nas camadas mais profundas da pele, que não são eliminadas espontaneamente.

Como tratar minha acne?

Vários tipos de tratamentos podem controlar e até curar a Acne. Como as lesões afetam o aspecto da pele, causando muitas vezes alterações psicológicas, é importante prevenir e tratar adequadamente a Acne, evitando cicatrizes e manchas permanentes. Muitos consideram a Acne como um estágio natural da adolescência, que desaparece sozinha, porém existem formas de minimizar ou até solucionar este problema.

Cuidados

Evite apertar as lesões de Acne, porque isto agrava a inflamação, deixando marcas às vezes definitivas. Escolha bem o protetor solar. As peles oleosas e mistas se dão bem melhor com formulações em gel e as normais pedem loções leves.

Alimentos ricos em gorduras, como frituras, chocolates, amendoim, etc. são inimigos em potencial. Mesmo não sendo uma regra, se notar piorar com a ingestão destes alimentos, evite-os.

Fórmulas "caseiras" na maioria das vezes não resolvem, podendo agravar o problema.

Para uso de cosméticos ou tratamentos estéticos (limpeza de pele, peeling) converse antes sempre com o seu dermatologista..

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker, Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin e Beleza e Estetica com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas