Beleza
5 Cuidados no Inverno com a Pele Oleosa

Ter pele oleosa dá trabalho, até no inverno! Não é só a pele seca que sofre com as consequências do inverno. A pele oleosa também sente os efeitos das baixas temperaturas e precisa de cuidados especiais para se manter saudável.

Durante o inverno, é comum ocorrer um aumento da oleosidade da pele, estimulada pelo frio, pela diminuição da sudorese e também pelo uso de água quente durante o banho, explica o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Para cuidar da pele oleosa no inverno, o médico dá 5 dicas para ter a pele hidratada e protegida dos cravos e espinhas.

1-Evite lavar a face várias vezes por dia. Lave-a apenas 2 ou 3 vezes, usando água fria e dando preferência a sabonetes suaves. O uso de substâncias adstringentes auxilia a controlar a oleosidade, devendo-se evitar os sabonetes hidratantes, que podem conter substâncias oleosas em suas fórmulas.

2-Não use hidratantes nas áreas onde a pele é mais oleosa. Em caso de ressecamento da pele, que pode ser provocado pelo frio, vento e banhos quentes, deve-se dar preferência àqueles com o rótulo de "oil-free" (livres de óleo) e/ou não-comedogênicos, que significa que não provocam o surgimento de cravos. Em geral, estes produtos são loções aquosas ou do tipo gel.

3- Se a sua pele apresenta cravos e espinhas, use produtos que ajudem a controlar o surgimento destas lesões, desobstruindo os poros e diminuindo as inflamações. Alguns tipos de ácidos, esfoliantes e antibióticos de uso local podem ser necessários. Neste caso, você deve consultar um dermatologista para que ele indique o produto mais adequado para a sua pele.

4- Use filtro solar no inverno com rótulo oil-free, e fator de proteção deve sempre ser igual ou maior que 15. Reaplique o protetor solar a cada 2 horas em caso de permanência prolongada no sol.. O sol do inverno não é tão inocente, pois possui radiação ultra-violeta A, que apesar de não provocar queimaduras (e, por isso, é comum se pensar que não danifica a pele), é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo.

5- Cuide da alimentação. No frio bebemos menos água, o que pode colaborar para o ressecamento da pele. É recomendado beber cerca de 2 litros de água por dia. Evite alimentos gordurosos, e aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.

Serviço:
www.drfernandofreitas.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas coluna de Pele Saudável e Estética, Dra. Katia Volpe Fogolin e Orlando Sanches, respectivamente


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas