Beleza
Como cuidar da pele escura?

O sol é essencial para todos os seres vivos sobre a superfície da Terra mas, requer cuidados e proteção. Ele é o responsável pela produção e absorção da vitamina D pelo nosso organismo, transformando a pró-vitamina D que está em nossa pele em vitamina D, fundamental para levar o cálcio do sangue para os ossos. Mesmo quem tem pele negra ou as bem morenas, tem que se proteger.

O fator étnico tem grande influência no tipo de pele, tornando necessária a existência de produtos específicos para os diferentes grupos de pessoas. Nesse universo, as peles morenas padeceram muitos anos pela falta de cosméticos básicos como bases e pós em tonalidades adequadas às variações encontradas nesse grupo de mulheres.

A linha de tratamento, os chamados produtos de skin care, também representa uma área que merece atenção especial, já que as peles mais escuras costumam ser também mais oleosas, apresentando características de textura e porosidade diferentes das encontradas nas peles mais claras.

Características das peles negras e muito morenas
A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1ª camada da pele e que dá cor a ela), em coloração que varia do castanho escuro ao negro. Essa camada funciona como um verdadeiro "tapete epidérmico" que bloqueia a radiação solar, fazendo com que ela demore mais para envelhecer.

A pele negra costuma ser também mais oleosa do que a pele branca. Esse "manto gorduroso" proporciona proteção extra contra as agressões ambientais como o frio, vento, água quente ou sol.

Considerando essas características e também pelo fato de as peles negras serem propensas ao aparecimento de cicatrizes tipo quelóide e manchas esbranquiçadas, é importante adotar o uso de produtos diferenciados, tanto para tratamento quanto para maquiagem. As formulações devem ser livres de óleo e as cores da maquiagem para pele precisam ser o mais próximas possível da cor natural da pele para evitar o efeito "boneca". O ideal são bases líquidas translúcidas no tom específico da pele e pó compacto para finalizar a textura ou bases compactas que, quando aplicadas na face, se transformam em micropartículas semelhantes ao pó.

Deve-se evitar sombras cremosas, blush em bastão ou batons muito cremosos, que podem favorecer o aparecimento de acne cosmético.

Substâncias e procedimentos proibidos para peles negras e morenas escuras:substâncias gordurosas,ácidos como os AHAS e o retinóico em concentrações inadequadas (muito altas), veículos impróprios (contendo álcool), peelings físicos e alguns químicos, laser, qualquer tipo de procedimento traumático, sem avaliar o tipo de cicatrização do paciente.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas