Beleza
Manual do bronzeado saudável

O verão está chegando e com ele muitas pessoas já planejam o bronzeado perfeito. Para alcançar a cor desejada é preciso conhecer mais sobre a força dos raios solares, cuidados com a pele e também dicas de alimentação que ajudam a manter a cor da estação. Pensando nisso, Dr. Marcelo Bellini, dermatologista elaborou o Manual da Pele Bronzeada e Saudável. Nesse passo-a-passo o expert ensina como aproveitar a estação mais gostosa do ano e ainda garantir bronzeado sem prejudicar a pele.

Os Horários Certos

Os horários críticos, aqueles que não são indicados para exposição ao sol: das 10h às 16h. Nas regiões onde o horário de verão está sendo aplicado esse tempo ocorre das 11h às 17h. Nesses períodos há maior quantidade de radiação ultravioleta B, que são raios nocivos. Esses raios podem provocar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce da pele e até mesmo câncer de pele. Fora desses horários a quantidade de radiação ultravioleta B é mais baixa, por isso caracteriza os melhores momentos para a exposição ao sol.

Atenção: A quantidade de radiação ultravioleta A é igual durante todo o dia, por isso é necessário utilizar o protetor solar em qualquer horário.

Proteção Solar. O que é?

O FPS (Fator de Proteção Solar) mede a capacidade de proteção do filtro em relação a radiação ultra violeta B. Por exemplo: Uma pessoa que está sem filtro solar fica exposta ao sol e demora 1 minuto para ficar com a pele vermelha. Se esta mesma pessoa aplicar um filtro FPS 15 ela demoraria 15 minutos para ficar com a pele vermelha. Essa proporção existe para todos os fatores de proteção.

Já para a proteção contra os raios ultravioleta A não há um padrão internacional. Muitos filtros possuem também esta proteção, que é caracterizada por um símbolo (um +) ou pela sigla PPD.

Usando o Protetor Solar

Para uma proteção completa é necessário passar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas. As marcas mais modernas já garantem proteção no exato momento da aplicação. Também é necessário passar o protetor novamente ao sair da água.

O protetor solar deve ser aplicado no corpo inteiro. É necessário espalhar o creme e massagear a pele até que o produto seja completamente absorvido. As quantidades aproximadas:

- Rosto: aproximadamente uma colher de chá
- Tronco e braços (frente): uma colher de sopa
- Braços e costas: uma colher de sopa
- Perna frente: uma colher de sopa
- Perna (atrás): uma colher de sopa

Todas essas quantidades resultam em 30 a 40 ml de produto (o que corresponde a uma xícara de café).

Proteção Mecânica ou Proteção Adicional

Chapéu, boné, guarda-sol e camiseta são alguns exemplos de proteções mecânicas para a pele. Eles dificultam a passagem da radiação solar, por isso são bons aliados. Atualmente existem tecidos especiais, tramas diferenciadas que intensificam a proteção solar. Esses tecidos especiais auxiliam na proteção, mas em nenhum momento substituem o uso do filtro solar. Eles funcionam apenas como proteção adicional.

FPS Para Cada Tipo de Pele

A melanina de cada pessoa é um fator de proteção natural. A quantidade de melanina varia de acordo com o tipo de pele. Para indicar o filtro certo para pele, determina-se o tipo de pele em uma escala de 1 a 6.

(1 e 2)Pele muito clara: Necessita de filtro com FPS 60 e não pode reduzir o fator de proteção ao longo dos dias de exposição. Isso ocorre porque essa pele nunca bronzeia, só fica vermelha.

(3 e 4)Pele morena: Nos primeiros dias deve-se utilizar o filtro com fator elevado, de FPS 45 a FPS 60. A medida que a pele vai acostumando pode diminuir o fator de proteção. Atenção: Nunca utilizar FPS menor que 30.

(5 e 6) Pele negra: Manter o filtro entre o FPS 30 e 20 em todos os dias de exposição. A pele negra não tem risco de queimadura, mas precisa de proteção também.

O Bronzeado Perfeito

Quando tomamos sol, o bronzeado só começa a aparecer depois de 48 a 72 horas (quando o organismo começa a produzir a melanina). Por isso, nos primeiros dias é preciso utilizar o filtro com fator elevado, de FPS 45 a FPS 60. A medida que a pele vai acostumando é possível diminuir o fator de proteção. Atenção: Nunca utilizar FPS menor que 30.

A esfoliação ajuda muito na duração do bronzeado. É muito bom esfoliar o corpo alguns dias antes da exposição ao sol e repetir a ação 1 vez por semana durante o período de exposição ao sol.

Fazer a hidratação corporal frequente é um ponto muito importante também – quanto mais hidratação, melhor.

Evitar banhos muito quentes porque a água quente resseca a pele.

Na praia ou na piscina, o sal ou o cloro fica acumulado em maior proporção em algumas partes do corpo, o que pode atrapalhar na uniformidade do bronzeado. Sendo assim, é interessante de tempos em tempos tomar uma ducha de água doce. A ducha retira a maior parte de sal e cloro e assim garante um bronzeado homogêneo.

- Existem cápsulas que tem a função de homogeneizar e manter o bronzeado. Essas cápsulas também aumentam a proteção da pele contra o sol. São ricas em licopeno, betacaroteno e vitamina C. O uso da cápsula não exclui a necessidade de uso do protetor solar.

Diferenças entre o Protetor e o Bronzeador

O protetor protege a pele contra a radiação ultravioleta B. Já o óleo bronzeador é um acelerador do bronzeado e não pode substituir o filtro. O uso do óleo bronzeador deve ser limitado. Caso a pessoa passe o óleo depois de aplicar o protetor haverá comprometimento na proteção do filtro.

Autobronzeadores: Usar ou não usar?

Os autobronzeadores não são nocivos e não causam mal a pele, por isso podem ser utilizados antes da exposição ao sol. Esse produto provoca uma reação superficial, uma caramelização da pele. Porém a pessoa não pode descuidar e esquecer a aplicação do protetor solar de acordo com o tom de pele. Depois que estiver sob o sol, a pessoa não precisará reaplicar o autobronzeador. Após a exposição ao sol é necessário fazer uma boa esfoliação para retirar os resíduos do autobronzeador e evitar possíveis manchas.

Loção Iluminadora: somente após o sol

Não passar a loção iluminadora antes da exposição ao sol. Isso ocorre porque a loção possui pequenos grãos dourados (chamados MICA). Esses grãos impedem que o bronzeado fique homogêneo e dificultam a aplicação do protetor solar. A loção pode ser utilizada após a exposição ao sol.

Alimentos que Mantém o Bronzeado

Alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, abóbora e laranja contribuem para produção de melanina, por isso ajudam a manter o bronzeado.

Alimentos ricos em vitamina C como acerola, caju e limão protegem contra a radiação e são antioxidantes. Assim como eles, os alimentos ricos em licopeno, como melancia e tomate cozido também protegem contra a radiação e são antioxidantes.

Atenção: Esses alimentos devem ser consumidos uma semana antes da exposição ao sol para que já comecem a agir no organismo.

Dicas e outras orientações

O verão está chegando e, com eles, as inúmeras recomendações sobre cuidados com a pele. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço afirma que nunca é demais relembrar os cuidados necessários com a pele.

Veja suas dicas e orientações:

O protetor solar deve ser passado com antecedência e reaplicado ao longo do dia. O filtro deve ser utilizado, no mínimo, 15 minutos antes da exposição solar e deve ser reaplicado a cada duas horas. Isso porque as moléculas químicas – responsáveis por absorver a radiação e não permitir que ela chegue às camadas mais profundas da pele – são consumidas com o passar do tempo e precisam ser repostas. É indicado reaplicar após banho de mar, suor excessivo ou atrito, mesmo que o protetor diga que não sai na água.

Rosto exige um produto específico. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.

O número do FPS é essencial. FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comprado à exposição sem proteção alguma. Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60. “A partir desse número – há disponíveis produtos com FPS até 100 -, a escolha deve ser quando há indicação de um especialista, pois geralmente são mais caros e não oferecem benefícios maiores para determinado paciente”.

Há mais que o FPS. Além de levar em consideração o FPS, é importante escolher produtos que indiquem a proteção contra UVA. “É esse tipo de raio solar que é o mais relevante quando o assunto é tratamento e prevenção de rugas e manchas. É ele também um dos responsáveis pela formação de melanoma (câncer)”.

Crianças precisam de um protetor especial. Os bebês com menos de seis meses não podem usar nenhum tipo de protetor solar, pois sua pele ainda absorve facilmente as substâncias. “Portanto, praia não é lugar de bebê pequeno e, ao sair no sol, ele deve estar sempre protegido com roupas leves e chapéu”. Entre os seis meses e dois anos, os pais devem optar por protetores infantis, com FPS mínimo de 50 e não podem abrir mão do chapéu e roupas. A partir dos dois anos, a criança pode usar o mesmo protetor dos pais, contanto que seja com um alto fator de proteção.

Protetor solar é cuidado diário. “Não saia de casa sem protetor solar, mesmo no inverno ou em dias nublados”. Diariamente, deve ser usado um filtro solar FPS 15. Isso protege a pele, mantendo-a mais jovem, bonita e prevenindo manchas e câncer. Na praia, piscina ou práticas esportivas, o ideal é usar um filtro com FPS a partir de 30.

Se bronzeou, não protegeu. Se a pele ficar mais escura, isso significa que o protetor solar não protegeu efetivamente. “Os bronzeadores ou produtos com FPS inferior a 15 são contra-indicados”.

É importante ler o rótulo. O protetor solar precisa proteger contra UVA e UVB. Verifique isso antes de comprar.

Nesse caso, menos é menos. “Quanto mais protetor, mais proteção, portanto não economize no filtro solar”. A camada deve ser grossa e uniforme e nenhuma parte do corpo deve ser esquecida. Muita gente sofre com queimaduras na orelha e dedos do pé, por exemplo.

E para proteger cabelos e lábios? Para proteger os cabelos, deve-se utilizar cremes específicos com proteção solar, mas também não abrir mão dos chapéus, bonés, etc. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, sem proteção, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno”.

Proteção extra. Há roupas feitas de tecidos especiais, que já tem proteção solar. São chapéus, bonés, camisetas, roupas de banho e até guarda-sol. “Infelizmente, guarda-sol de nylon não protege”

Serviço:
Dra. Annia Cordeiro Lourenço
www.annia.med.br
Dr. Marcelo Bellini


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas