Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

17/07/2006
Menos ansiedade com mais yoga


A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, a vida agitada, pressão e o estresse, somados à ansiedade, acabam gerando doenças que prejudicam a qualidade de vida. Estar com corpo e mente em equilíbrio afastam os maus sintomas causados pela ansiedade e esse equilíbrio vem sendo conquistado através do Yoga

O Yoga ajuda no controle da mente. Com ele, os processos mentais e emocionais vão estar controlados e a mente estando dominada, automaticamente não tem espaço para a ansiedade. A Yoga Consultant, Nicole Witek explica a importância da prática regular do Yoga, pois reduz os malefícios causados pelo cotidiano.

1) Como a prática do Yoga contribui para o controle da ansiedade?

Muitas vezes nossas tensões físicas são partes visíveis das tensões mentais e emocionais. Trabalhar o corpo é um jeito de "desmanchar" essas tensões, partindo do externo para o interno.

Toda emoção modifica a química interna e com o Yoga, através da prática da desintoxicação, da oxigenação do sangue, da ionização negativa do sangue, ocorrem mudanças químicas e físicas, reduzindo o nível de ansiedade.

O Yoga oferece técnicas que visam a estimulação do sistema parassimpático, além das compressões e descompressões dos órgãos vitais que são purificados, com técnicas como massagem pelo diafragma e inversão da gravidade, que contribuem muita na diminuição a ansiedade e possibilita um controle mental da ansiedade.

2- Existe um tratamento específico para ansiedade, através do Yoga?

As técnicas do yoga tratam a ansiedade e buscam integrar todos os níveis do ser. Essa integração traz para o praticante uma grande serenidade.Para as pessoas muito nervosas, muito ansiosas é preciso fazer um trabalho especifico onde o professor terá como objetivo a redução desse quadro.

O espaço RespireYoga realiza regularmente workshops para que as pessoas possam mudar seu comportamento, integrando mudanças físicas e psíquicas sem trauma. O curso antiestresse junta todos os recursos do yoga. Em poucas horas todos os níveis da ansiedade são trabalhados.

3- Com que freqüência as pessoas procuram o Yoga para curar a ansiedade?

Posso afirmar que mais de 75% das pessoas vem para a RespireYoga buscam sentir mais serenidade, e distanciamento dos problemas cotidianos e, conseqüentemente, a por problemas de ansiedade e estresse. Essa procura de uma ancoragem interna onde se sente autoconfiança e segurança, passa pelo corpo também. O Yoga abrange todos os níveis do ser, o nível do inconsciente, da mente e do corpo, além da energia vital.

4- Que tipo de exercícios são feitos e com qual freqüência?

Não são exercícios, são práticas. A diferença é que normalmente você não repete os movimentos (asanas), você fica imóvel, feito estátua, dentro dos seus limites de conforto, concentrado na sua respiração, um certo tempo – no mínimo um minuto. Nesse tempo, as tensões vão aflorar da profundidade das fibras musculares para a superfície, levando a sua consciência o que o corpo tinha embutido ou somatizado.

As sessões são freqüentes, você tem uma aceleração desse processo e chega mais rapidamente a um bem estar que de "razoável" se transforma em "crônico". Para quem pratica o Yoga e sente muita ansiedade, é necessário começar intensivamente e entrar num outro estado físico e mental, o ideal seria duas vezes por semana o primeiro mês.

5- Em quanto tempo é possível observar resultados em pessoas ansiosas?

No fim da primeira sessão o praticante se sente mais tranqüilo em cada postura, com imobilidade, concentração e respiração. Muita ansiedade vem de uma respiração inadequada: basta mostrar e levar a consciência do praticante para novos padrões respiratórios para que a ansiedade diminua. Ao longo das aulas, os novos padrões de respiração vão se instalar, propiciando uma atmosfera interna mais confortável.

6- Quais outros benefícios o Yoga traz para a saúde e para o corpo?

Fisicamente, o Yoga contribui com sono mais tranqüilo, alívio das dores musculares, melhor oxigenação de todos os órgão, massagem profunda do estômago e outros órgãos que resulta numa boa digestão, bom funcionamento dos rins, pele luminosa, e olhar brilhante.

Mentalmente, a imobilidade dos processos de funcionamento do corpo permite uma melhor concentração para outras atividades, como dar maior a assuntos essenciais, tendo mais determinação para alcançar novos objetivos.

Emocionalmente, o controle da respiração permite o controle das emoções, permite uma melhor observação das emoções, possibilitando ser autentico e firme.

Psiquicamente, cada aula aproxima um pouquinho mais das questões essenciais, da preservação de suas aspirações próprias e da sua própria realização.

Serviço:
Nicole Witek - Espaço RespireYoga
Rua Teixeira da Silva, 329 cj. 21 - Paraíso – São Paulo
Mais informações: (11) 3284-2651





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas